Whatsapp Business disponível para iOS: conheça os benefícios para a sua empresa

Vitor Precioso

15 maio 2019 - 09:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:30

Pessoa de pernas cruzadas utilizando celular com tela exibindo ícones de mídias sociais

O WhatsApp Business, a versão para negócio do Whatsapp, foi disponibilizado finalmente para o sistema operacional iOS. No Brasil, já está disponível desde o início de Abril. No Android, essa ferramenta já é utilizada desde o início de ano passado.

Ao contrário da versão tradicional do aplicativo de mensagem, essa versão comercial do app traz diversas funcionalidades extras voltadas para os negócios e utiliza a plataforma para o atendimento ao cliente. Se o aparelho que sua empresa utiliza é um iPhone, agora você pode transferir a sua conta comum do Whatsapp para a edição Business, movendo todo o seu histórico de mensagens – como já era possível no Android.

Novas funcionalidades do Whatsapp Business para iOS

A versão Business do Whatsapp traz uma gama de novos recursos para facilitar a comunicação com o cliente e dar mais credibilidade para as relações comerciais feitas através do aplicativo. Confira quais são esses recursos agora disponíveis para o sistema operacional mobile da Apple:

Perfil de negócio

Com o perfil de negócio, você apresenta as informações para dar mais veracidade ao seu contato para o cliente: nome, descrição, endereço com geolocalização, email e site.

Etiquetas

Seu negócio pode utilizar tags para organizar seus contatos ou conversas, facilitando a consulta posteriormente. Veja quais são as marcações padrões utilizadas no Whatsapp Business:

  • novo cliente;
  • novo pedido;
  • pagamento pendente;
  • pago;
  • pedido finalizado.

Estatísticas de mensagens

Com o Whatsapp Business, seu negócio pode encontrar métricas simples que podem auxiliar nas suas estratégias. Veja quais são:

  • mensagens enviadas;
  • mensagens entregues;
  • mensagens lidas;
  • mensagens recebidas;
  • visualização de status.

Recursos de mensagens

Agora com a versão Business para iOS, você pode utilizar com as funcionalidades para mensagens cadastradas para lidar com um volume maior de mensagens:

  • mensagens rápidas (para responder questões mais frequentes);
  • mensagem de saudação;
  • mensagens de ausência.

Whatsapp Web

Assim como a versão comum do aplicativo, o Whatsapp Business também pode ser acessado pela versão web da ferramenta. No entanto, é preciso ressaltar que ainda há limitações, como não ser possível acessar os atalhos para mensagens rápidas cadastradas no app. A versão para Android também possui essas mesmas limitações.

Whatsapp Business API

Ambas as versões do aplicativo business, para Android e para iOS, possuem limitações para lidar com uma alta demanda. O app foi desenvolvido pensando inicialmente em Micro e Pequenas Empresas. Já Médias e Grandes Empresas precisam contar com uma ferramenta mais robusta para o atendimento de seus clientes de forma rápida, segura e confiável. Para atender essa demanda, o grupo Facebook desenvolveu a API do Whatsapp Business.

Artigo: O que é API? Se você conhece o significado de uma API, clique aqui.

Com a API, é possível fazer a integração com soluções para fazer a gestão da ferramenta e conseguir obter mais funcionalidades. Inclusive resolver as limitações do Whatsapp Business de atendentes simultâneos e acesso a recursos na versão Web.

Para solicitar a documentação da Whatsapp Business API, é preciso submeter o pedido diretamente ao Facebook, preenchendo o formulário online. Esse processo, no entanto, pode ser um pouco demorado pois a fila de solicitações é extensa.

Com um provedor autorizado seu negócio pode contar com mais facilidade para percorrer esse caminho pois já oferecem a integração da API do Whatsapp Business de maneira nativa em seus sistemas.

Conheça a plataforma de atendimento PEOPLE

O PEOPLE é A plataforma de atendimento omnichannel e de chatbots com inteligência artificial desenvolvida pela Cedro Technologies. Com essa ferramenta, seu negócio pode integrar e utilizar o Whatsapp como um dos canais de comunicação para facilitar o atendimento dos seus clientes.

Quer utilizar uma ferramenta completa para integrar o Whatsapp Business ao atendimento do seu negócio? Nosso time de especialistas pode apresentar como o PEOPLE fará toda a diferença para sua empresa.

Entre em contato pelo email comercial@cedrotech.com ou  pelo Whatsapp +55 34 9 9876 9980.

Recomendados para você

Casal sorrindo apertando a mão de uma mulher
8 dicas incríveis para encantar seus clientes ...
Tablet com ícones projetados sobre ele
O que considerar antes de implantar Cloud Computing ...
Foto de tela de computador com editor de texto exibindo códigos de programação
Testabilidade: o que são códigos testáveis e sua importância ...