Visão geral da WhatsApp API para empresas

22 / 10 / 2018

A recém-lançada API do Whatsapp Business fornece aos desenvolvedores recursos atraentes para integrar o WhatsApp como uma camada de comunicação e transação para interagir com seus usuários. Conheça mais neste artigo sobre WhatsApp API para empresas.

Além das informações providas neste artigo sobre as APIs do WhatsApp, fique a vontade para nos contactar, pois a Cedro Technologies é provedora da plataforma People e já está integrada às APIs do WhatsApp. Fale conosco pelo comercial@cedrotech.com ou pelo site do People.

Neste artigo, tentei simplificar a documentação técnica e explorar como o WhatsApp pode ser utilizado como um canal de mensagens corporativas.

People com Whatsapp Business API:

Se você pretende utilizar a Whatsapp Business API, entenda como a Cedro Technologies e a plataforma People podem auxiliar o seu negócio.

WhatsApp Business API:

De todas as plataformas de mensageiros que suportam integrações complexas e têm acesso público à API, o WhatsApp parece ser o mais protegido para os usuários e também envolve uma configuração técnica ligeiramente mais complicada, com a opção de hospedagem local ou na AWS.

Além disto, a WhatsApp Business API não está liberada para todas as empresas. A liberação é individual e requer uma autorização expressa do WhatsApp para tal.

Disparo de notificações:

Um usuário deve primeiramente consentir em receber mensagens no WhatsApp, acessando-as por meio de um canal de terceiros. Pode ser qualquer canal que sua empresa use para se comunicar com as pessoas hoje em dia – seu website, aplicativo, e-mail, SMS, local de varejo, etc. Você pode ler os detalhes aqui .

A ideia é que o usuário tenha dado permissão (optin) para ser notificado pelo WhatsApp, por exemplo, no cadastro em um banco, o banco pode ter um checkbox para que o cliente autorize receber notificações via WhatsApp.

Junto com a criptografia de ponta a ponta fornecida pela plataforma, o WhatsApp implementou uma camada de verificações manuais para garantir que as notificações de saída das empresas sejam à prova de spam e contenham apenas informações importantes ou relevantes.

Exemplo de optin (aceite) que a companhia de aviação KLM utiliza:

Visão geral da WhatsApp API para empresas

Isso garante uma experiência sem spam, em que os usuários podem optar por receber alertas e notificações, como informações de compra e atualizações de entrega das empresas. O WhatsApp oferece a capacidade de substituir todas as formas de comunicação realizadas por SMS, com recursos adicionais como rich media (recursos de áudio, imagem, vídeo e outros elementos), anexos, integração com sistemas de terceiros e muito mais.

Visão geral da WhatsApp API para empresas

 

Tipos de mensagem:

Mensagens usando a WhatsApp Business API podem ser classificadas em dois tipos:

  • Mensagem de modelo do WhatsApp: modelos de mensagem (HSM) pré-aprovados para alertas de saída, como atualizações de entrega e lembretes de reserva. Eles não podem ser usados ​​para fins promocionais e são verificados manualmente. Você deve usar uma mensagem de modelo do WhatsApp se tiver passado mais de 24 horas desde a última vez que o usuário respondeu a você. Qualquer outro tipo de mensagem falhará e não poderá ser entregue. O WhatsApp cobra uma taxa pelo envio de tais mensagens. Você pode ler os detalhes sobre como criar um modelo de mensagem aqui .
Exemplo de uma mensagem de modelo do WhatsApp:

Visão geral da WhatsApp API para empresas

  • Mensagem da Sessão do WhatsApp: Mensagens da Sessão do WhatsApp são quaisquer mensagens enviadas e recebidas em resposta a uma mensagem iniciada pelo usuário para seu aplicativo (canal no WhatsApp). Uma sessão de mensagens é iniciada quando um usuário envia uma mensagem ao aplicativo e dura 24 horas a partir da mensagem recebida mais recentemente. Você pode esperar que os usuários enviem uma mensagem ao seu aplicativo (canal no WhatsApp) ou pode enviar uma mensagem de modelo (tipo apresentado anteriormente) para convidar o usuário a responder. Veja abaixo alguns exemplos comuns de como convidar usuários para enviar mensagens para seu aplicativo. O WhatsApp não cobra nenhuma taxa pelo envio de tais mensagens.
Exemplo de uma mensagem de sessão do WhatsApp:
Visão geral da WhatsApp API para empresas

Tornando o WhatsApp Transacional:

Alguns chamam isso de chatbot, eu penso nisso mais como uma navegação baseada em bate-papo, uma barra de pesquisa de conversação!  Além disso, o WhatsApp permite o acesso a conversas em grupo, permitindo que uma infinidade de casos de uso sejam desbloqueados para uso interno pelas empresas.

Aqui entra o People, o People pode auxiliar na aceleração no desenvolvimento de Chatbots, seja na criação, gerenciamento e atendimento (com transbordo humano).

referência completa da API possibilita:

  • configurar webhooks com certificação SSL;
  • Usando os IDs do WhatsApp, podemos enviar mensagens, usar notificações e trabalhar com grupos;
  • Carregar, recuperar ou excluir mensagens e mídia de bate-papos de usuários e bate-papos em grupo;
  • Como registrar e configurar as configurações do seu cliente da API comercial do WhatsApp.

O que você pode fazer com a API de negócios do WhatsApp?

Vejamos alguns casos de uso comuns que a maioria das empresas encontrará.

Visão geral da WhatsApp API para empresas
Exemplo de suporte ao cliente através do WhatsApp, fonte de imagem
  • Suporte ao Cliente: Através do WhatsApp, os clientes podem iniciar conversas e pedir suporte sobre detalhes de compra, atualizações de entrega, etc.

Se projetado e arquitetado bem, você pode conectar suas ferramentas de CRM existentes, como SalesForce, FreshDesk (ou software interno), incluindo agentes de bate-papo ao vivo, como o People ou ZenDesk, para o seu cliente WhatsApp Business API.

Visão geral da WhatsApp API para empresas
Exemplo de uma transação no WhatsApp, fonte de imagem
  • Navegação e descoberta: use a PNL para entender o contexto das entradas do usuário e ajudá-los a descobrir produtos e serviços relevantes conectando suas APIs de pesquisa ao cliente da API comercial do WhatsApp;
  • Transações: ative as compras e reservas por meio do WhatsApp, integrando suas APIs internas à WhatsApp API Business Client;
  • Pagamentos online: processe pagamentos online fornecendo links de pagamento gerados dinamicamente por meio do WhatsApp;
  • Faturamento: enviar fatura de compra e detalhes da fatura como um anexo por meio do WhatsApp;
  • Atualizações de entrega: forneça detalhes de envio e atualizações automáticas por meio do WhatsApp;
  • Lembretes: notificar os usuários sobre os próximos eventos e tarefas.

Casos de uso personalizados: crie bots e processos automatizados (RPA) de acordo com os requisitos específicos de clientes e equipes internas, como:

  • Coletando feedback dos usuários;
  • Ativando formulários de conversação e reunindo dados por meio do WhatsApp;
  • Extraindo leads enviados em grupos de equipes de vendas do WhatsApp e atualizando-os em folhas excelentes, etc.

Limitações:

Esse será o primeiro lançamento público da WhatsApp API para empresas, e podemos esperar uma implementação gradual de atualizações secundárias e atualizações importantes de versão e novos recursos à medida que a plataforma amadurece.

A versão atual da WhatsApp API para empresas (WhatsApp Business API) não possui recursos evidentes quando comparada a outras plataformas líderes de mensagens.

  • Sem extensões HTML: O WeChat e até mesmo o Facebook Messenger usam extensivamente as exibições da Web em HTML para permitir recursos complexos, como faturamento e inscrição de usuário nativamente por meio da plataforma. Atualmente, esses recursos precisam ser desenvolvidos e mantidos por empresas para seus clientes usarem no WhatsApp.
  • Ausência de componentes da interface do usuário: o WhatsApp não lançou nenhum novo componente de UI especificamente para empresas, enquanto o Facebook Messenger oferece vários elementos, como modelos de botão e carrosséis, para obter maiores recursos de interface do usuário, como listas de produtos e várias formas de ações.
  • Custo: O custo de envio de um modelo de mensagem WhatsApp (explicado acima) parece ser significativamente maior quando comparado ao envio de um SMS. (Um lembrete rápido, o WhatsApp não cobra nenhuma taxa pelo envio de mensagens de sessão).

Conclusão sobre WhatsApp API para empresas:

Ainda em seus primórdios, o WhatsApp promete oferecer um ambiente seguro e sem spam para os usuários que interagem com as empresas. Ele oferece aos usuários a capacidade de escolher empresas e o tipo exato de comunicação que desejam assinar. O WhatsApp tem uma clara vantagem ao aprender com os erros e esforços de outras plataformas (especialmente sua preocupação com seu aplicativo-irmão, o Facebook Messenger) e será interessante ver se o WhatsApp pode se tornar o WeChat para o resto do mundo.

O WhatsApp foi o primeiro aplicativo de mensagens a atingir um bilhão de downloads (um feito que o Facebook Messenger só poderia alcançar quando o Facebook tornasse compulsório o download do aplicativo Messenger para poder usar a funcionalidade de bate-papo).

Especialmente em países como Índia, Brasil, Alemanha e muitos outros, onde o WhatsApp se tornou a norma para mensagens, as empresas devem ser capazes de realmente capitalizar a penetração do WhatsApp e fornecer múltiplas experiências para os clientes trazendo o conceito de vários aplicativos em um único aplicativo!

Este artigo foi traduzido e adaptado do original: https://chatbotslife.com/overview-of-the-whatsapp-business-api-and-how-to-leverage-it-1477029c0be0

Use o People com WhatsApp API para empresas (Whatsapp Business API):

Caso você esteja considerando integrar seus serviços ao WhatsApp, entre em contato com a nossa área de suporte comercial pelo comercial@cedrotech.com ou pelo 011 3014 0200 ou ainda pelo WhatsApp+55 34 3239-0003.