home Sem categoria Wearable Devices: o que são as tecnologias vestíveis?

Wearable Devices: o que são as tecnologias vestíveis?

Recentemente, publicamos um artigo sobre 5 tendências de tecnologia da informação para o mercado financeiro. Na ocasião, citamos o avanço de algumas tecnologias e inovações, incluindo os gagdets vestíveis – ou wearable devices.

Mas afinal, o que são wearable devices?

O termo, em tradução livre, é algo como aparelhos vestíveis, que simboliza uma nova abordagem da computação para qualquer tecnologia baseada em dispositivos que estejam conectados diretamente ao usuário. A ideia principal destes dispositivos é que a tecnologia esteja sempre disponível e conectada a uma pessoa, ajudando-a automaticamente a resolver alguma necessidade ou problema.

Neste sentido, o usuário se mantém passivo enquanto a tecnologia reage a determinados comportamentos e percepções. O universo de aplicação desta tecnologia é amplo.

Por exemplo, camisetas com leitura de batimentos cardíacos e nível de estresse, camisetas com fones de ouvidos e óculos (como o Google Glass) que permitem realizar ligações, gravar vídeos, utilizar serviços de GPS e até tirar fotos com uma piscada de olhos. O relógio Apple Watch é outro exemplo importante no mundo atual.

Este mercado é crescente. De acordo com uma recente publicação d’O Globo, o setor deve alcançar cifras de US$ 19 bilhões em 2018. Pra ficar de olho!

Gostou? Compartilhe:

Thiago Reis

Thiago Reis

Thiago Reis Pontes é profissional de TI com mais de 11 anos de experiência em gestão de equipes de TI, análise, desenvolvimento e arquitetura de soluções.