Você sabe o que é uma regtech e como ela ajuda no compliance?

Vitor Precioso

12 setembro 2019 - 14:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:48

Homem digitando em tablet com os dizeres RegTech e Big Data

Compliance hoje é palavra de ordem. Nenhuma empresa deseja fugir dos níveis de regulamentação impostos pelos governos, buscando soluções e serviços para resolverem os problemas que envolvem essa questão. É exatamente isso que as regtechs fazem, investindo na transformação digital.

Elas são startups que trabalham na regulamentação a partir de tecnologias, oferecendo estratégias para redução de riscos em nichos e segmentos específicos. Pautadas em um formato mais digital e moderno, conseguem cada vez mais espaço para crescer no mercado e representam um passo para o futuro do compliance.

Mas como as regtechs atuam para alcançar resultados? E quais são os benefícios dos serviços delas diante da transformação digital? Saiba tudo sobre esse modelo de startup a seguir!

A chegada das regtechs no mercado

A quantidade de mudanças regulatórias cresce diariamente – só entre 2011 e 2017, foi uma média de 200 alterações em escala global segundo o relatório do Boston Consulting Group. Nesse cenário, as regtechs surgiram para suprir um mercado que se viu com diversos problemas de ordem burocrática nas questões de governança corporativa.

Em meio à forte crise financeira em que os custos e riscos corporativos passaram a ser mais preocupantes, elas enxergaram oportunidade para ajudar as empresas a entrar em conformidade com as leis.

De acordo com o relatório de da Let’s Talk Payments (LTD), a previsão é que as despesas em governança alcancem o valor de US$ 118,7 milhões até 2020.

Com mais presença em países como Estados Unidos e Inglaterra, o Brasil tem muito potencial para a atuação dessas startups. Aqui, o governo aplica muitas exigências para as empresas se adequarem às leis de atuação no mercado.

As regtechs propõem uma forma mais prática de resolver as questões de compliance a partir da automação de processos e uso de inteligência artificial na transformação digital, com análise de dados e machine learning. Isso atrai a atenção de quem precisa corrigir as burocracias para atuar adequadamente para evitar problemas com a lei.

 As tecnologias modernas são um ponto-chave para acelerar as verificações dos riscos e necessidades de compliance, monitorando as transações e evitando perdas financeiras. Com isso, as regtechs não poderiam ter um ambiente mais favorável para entrar em ação com serviços financeiros!

As vantagens dos serviços de uma regtech

As regtechs trazem várias vantagens para uma empresa, desde uma implantação rápida a custos menores. Ao utilizar sistemas modernos como o machine learning, a análise das informações é feita de forma muito mais rápida do que as soluções tradicionais do mercado.

Como as regtechs atuam com soluções de transformação digital para nichos específicos, isso facilita o entendimento do processo de compliance. Além disso, a própria arquitetura de TI favorece a experiência do usuário e até a segurança.

A implantação é feita a partir da nuvem, que processa e armazena os dados permanentemente, sem riscos de perder informações. As clouds aumentam a segurança do processo, já que fica tudo registrado na rede, em vez de processadores pesados e caros de se manter.

Aliás, essa é mais uma vantagem dos serviços financeiros de uma regtech: o barateamento dos custos. Primeiro, porque uma startup já tem naturalmente a tendência de praticar valores menores para o mercado, proporcionando valores mais equilibrados.

E tem, novamente, a questão da infraestrutura. Sem a necessidade de manter servidores físicos internos, há economia em energia, manutenção de equipamentos, entre outras questões atreladas.

Vamos falar também sobre a inteligência do negócio? Os serviços de compliance automatizados, além de rápidos, promovem também insights e visões de negócio que um processo manual não seria capaz de ter.

O uso dos dados possibilita relatórios mais precisos, com usos importantes para o negócio. Isso gera oportunidades de mercado muito interessantes, como novas formas de desenvolver o marketing, melhor entendimento do público-alvo e valor de produto ou serviço, entre outros pontos.

No geral, a automação do processo permite transações mais eficientes e com capacidades superiores ao trabalho de uma equipe humana, trazendo benefícios em todas as frentes do negócio.

Os serviços que uma regtech oferece

Com tudo o que falamos até agora, talvez você ainda tenha dúvidas de como as regtechs atuam para promover a transformação digital do compliance e colocar o seu negócio em ordem com as regulamentações de mercado. Então vamos focar agora especificamente nos serviços que elas fornecem!

Com as tecnologias de aplicação, ajudam as empresas no acompanhamento da regulamentação, entendendo os resultados e os processos para deixar tudo em ordem de acordo com as leis. Elas ficam atentas para o controle do cumprimento das normas e evitam problemas de ordem legal.

Outro serviço é a automação de relatórios, que, como apresentado acima, tornam-se mais inteligentes e eficientes para os negócios. Além de gerar insights, as tecnologias aplicadas monitoram as atividades internas, identificando falhas e erros a serem corrigidos.

Dessa maneira, o trabalho das equipes se torna mais eficaz e produtivo. A inteligência de negócio é sempre uma vantagem competitiva, então as regtechs não só colocam a empresa em compliance como também ajudam a alavancar resultados.

As regtechs e os investimentos

A importância das regtechs para o mercado é um atrativo para investidores, que enxergam essas startups como negócios promissores. Por isso, várias delas têm conseguido captar receitas de players importantes.

A Trulioo é um exemplo que salta aos olhos pelos valores obtidos nessas transações. A startup atua com análises de registros públicos e dados governamentais, arquivos de créditos, provedores, redes sociais e aplicativos móveis, entre outras fontes de informações para colocar os clientes em compliance. A surpresa é o valor investido: mais de US$ 23 milhões, aplicados por empresas como a American Express, BDC Capital e Blumberg Capital.

No Brasil, as startups que trabalham nas atividades de uma regtech podem se cadastrar em um ecossistema de fintechs para receber apoio. O destaque é a Startse Base, que reúne mais de 5 mil empresas iniciantes, dando visibilidade para investidores nacionais e internacionais.

Para entender mais sobre compliance, baixe o nosso e-book “Compliance: porque fazer a gestão do cadastro digital do cliente é essencial” e continue acompanhando os nossos conteúdos do blog para o mercado financeiro! 

Recomendados para você

Homem analisando dados em computador
Tecnologia em processamento de dados: veja os engenhosos sistemas ...
Homem de terno fazendo anotações em um caderno e olhando o computador
Banco Central prepara mudanças na regulamentação de prevenção à lavagem de dinhe ...
Logomarca do OFAC (Office of foreign assets control)
API OFAC com Data Engine ...