Verificação de colaboradores com o suporte da tecnologia

Vitor Precioso

21 dezembro 2021 - 12:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:37

Pessoas em mesa de escritório analisando imagens

Para que uma empresa opere em compliance, todos os departamentos precisam estar em sincronia. A gestão de recursos humanos, responsável pelas contratações, deve ser a catalisadora dessa boa convivência. 

O processo de recrutamento e seleção precisa ser realizado com muita cautela, pois uma verificação de colaboradores se faz necessária. É preciso trazer para o time os melhores e mais competentes profissionais. 

Neste post, você vai aprender como esse processo pode ser acelerado, ao mesmo tempo em que se pode minimizar riscos para a empresa! 

 

O crescimento do turnover

Antes de mais nada, é muito importante que você conheça algumas estatísticas bastante alarmantes para o mercado. Elas dizem respeito ao desligamento dos colaboradores, o que também é chamado de “turnover”

O turnover acontece por iniciativa própria do colaborador, que abruptamente se desliga de um trabalho para poder realizar as suas atividades em uma nova companhia. 

De acordo com um estudo levantado pela FecomercioSP, o índice de turnover aumentou em 82% do ano de 2010 para cá. Essa estatística de uma década corresponde a um número muito preocupante para as empresas.

Uma análise na rede

Pense por um momento, uma empresa de médio ou grande porte realiza processos seletivos o tempo todo, admissões e demissões são corriqueiras. Sendo assim, de que forma o RH pode fazer uma checagem dos perfis de forma ágil? 

Conhecer o perfil dos entrevistados de grande potencial é parte de uma prática saudável no mercado, o mesmo vale para esses participantes, que precisam conhecer a fundo a empresa na qual deseja ingressar. 

É preciso haver uma compatibilidade de propósitos, os objetivos de carreira precisam estar alinhados, para que a parceria ocorra de forma saudável e perene. 

Quem não se lembra do fatídico caso da Latam, que em 2018, demitiu um colaborador que apareceu na internet, zombando de uma mulher russa, durante a Copa do Mundo de futebol de 2018? 

Goste ou não, a empresa sempre estará associada ao colaborador e vice-versa, aquilo que fazem irá refletir na vida um do outro. 

A averiguação dos perfis geralmente acontece com o auxílio da rede, partindo das redes sociais até os órgãos reguladores do Estado. Os pontos analisados podem variar entre as empresas, mas a checagem é inevitável para todas. 

É claro que a melhor forma de analisar esses perfis na internet é com o suporte da tecnologia, em especial, com a ajuda de ferramentas responsivas que facilitem esse processo. 

 

Abraçando a tecnologia

A imensidão da rede proporciona a possibilidade de se descobrir praticamente qualquer coisa sobre uma pessoa. Constatar a idoneidade de alguém é fundamental. 

A pessoa está em dia com o Estado? Possui pendências com os órgãos fiscalizadores? Tem um retrospecto positivo na relação com empresas anteriores? Todas essas questões podem ser respondidas com o suporte da tecnologia.

Com o avanço da transformação digital, as ferramentas de verificação de colaboradores permitiram que essa análise acontecesse de forma ágil, bastando a entrada de informações muito simples, como o CPF.

Se a sua empresa ainda não utilizada nada do tipo, então, é muito importante que você saiba que ela pode estar deixando de contar com: 

  • Economia de tempo: Muito mais tempo disponível para que o departamento pessoal possa lidar com as demandas mais importantes, confiando à tecnologia a função de captar compilados de dados em poucos minutos. 
  • Menores chances de inconsistências: Aos olhos humanos, pequenos detalhes podem passar despercebidos, ou então, esquecidos. Com a tecnologia essas chances são muito reduzidas. Isso porque as ferramentas contam com tecnologias complementares, com algoritmos capazes de ler milhares de informações em poucos segundos, além de fazer comparativos para checar a confiabilidade dessas informações.
  • Redução de custos: Quantas consultas uma pessoa pode fazer por vez? E quantas ela pode analisar? É natural que nenhuma pessoa seja tão ágil quanto um computador, é por isso que a tecnologia se mostra vantajosa inclusive na redução de custos. 

Ferramentas voltadas para a verificação de colaboradores podem realizar incontáveis buscas de forma paralela, além de apresentar resultados de forma compilada, 100% prontas para a análise da gestão empresarial. 

 

Lições para as empresas

O que se pode concluir do tema é que a verificação de colaboradores é algo de muita importância para as empresas e deve ser realizada, desde que respeite os limites da privacidade de cada indivíduo.

Entretanto, embora seja uma prática muito importante, ela não pode se sobressair diante das demais tarefas previstas em uma rotina do departamento pessoal. 

É preciso dedicar um foco especial para aquilo que somente os colaboradores podem fazer, que é conhecer os entrevistados e encontrar os perfis mais adequados para ingressar na empresa. 

Porém, é preciso contar com a tecnologia, para que ela possa fazer aquilo que só ela pode realizar: automatizar operações e agilizar as tarefas. 

Combinando os pontos fortes de cada frente de trabalho, não há dúvidas de que a empresa poderá ter uma equipe sólida, constituída de membros confiáveis e que possuem propósitos alinhados com os ideais da empresa. 

Acompanhe a inovação

A transformação digital é o caminho inevitável para as empresas que almejam alcançar o sucesso. As tecnologias disruptivas permitem novas linhas de atuação que antes não eram possíveis. 

Para poder lidar com as novas possibilidades do mundo digital, é necessário que antes de mais nada, a empresa crie a cultura da inovação, abraçando o que há de mais atual e relevante no mercado. Sua empresa possui essa mentalidade? 

Fique por dentro das principais informações da tecnologia para o mundo corporativo. Siga o blog da Cedro Technologies para acompanhar as novidades. 

Recomendados para você

Homem em mesa de escritório utilizando computador
Como acessar o mercado de Big Data e porque isso é importante para sua empresa ...
Pessoa em escritório utilizando computador enquanto analisa dados em uma folha
Dossiê reputacional: como ele contribui para práticas KYC? ...
Pessoa utilizando computador e analisando dados
API SCPC Boavista com Data Engine ...