Saiba quais são as vantagens de se investir em pesquisa e inovação

Leonardo Reis Vilela

16 maio 2017 - 14:52 | Atualizado em 12 abril 2023 - 18:49

Pessoas em uma mesa de reunião olhando para a tela de um computador

Nenhuma empresa que se preze pode se dar ao luxo de ficar parada, se acomodar tende a levar qualquer negócio ao fracasso. E ainda que muitas soluções venham à tona em momentos de crise, o melhor momento para ser criativo é quando as coisas estão indo bem, assim os gestores têm a tranquilidade necessária para testar soluções.

E independentemente do nicho de atuação, não só é possível como é preciso inovar. Isto é, investir em pesquisa e inovação é necessidade, não uma mera opção a ser considerada.

Acompanhe os tópicos seguintes e entenda quais são os benefícios obtidos quando uma empresa decide investir em pesquisa e inovação!

Viabiliza a integração das equipes

O porte da empresa não importa, ainda que seja uma pequena, média ou grande corporação, os profissionais devem estar suficientemente envolvidos. É preciso contar com a devida vontade de implantar novos modos de fazer e novos produtos.

E quando um colaborador atua em uma empresa inovadora, ele acaba se sentindo também mais inventivo, incentivado e motivado. E assim se desenvolve um ambiente construtivo.

Como estratégia, é possível desenvolver uma plataforma para avaliar e discutir novas ideias, seja um e-mail, uma caixa de sugestões, ou mesmo reuniões de brainstorming.

Potencializa a competitividade da empresa

Independentemente de ser o lançamento de um novo serviço ou produto, cada segmento ou tipo negócio tem o seu modo de promover e investir em pesquisa e inovação. E isso é preciso para se antecipar às demandas, em vez de se surpreender e ter que agir assim que algo novo se impõe.

Quando as empresas se mantêm atentas ao mercado, vislumbrando e desenvolvendo soluções estratégicas, o negócio acaba se tornando fortemente competitivo e menos vulnerável às movimentações dos concorrentes.

Aumenta o número de vendas

É plenamente possível inovar sem comprometer muitos recursos. Enquanto que a inovação, paralelamente, pode contribuir com o crescimento das vendas do negócio.

Sim, isso não é somente aplicável no discurso. E mais do que acreditar que é uma estratégia factível, os gestores devem implementar as devidas ações nesse sentido.

Por exemplo, medidas como investir em produtos com mais qualidade ou em práticas sustentáveis, por exemplo, podem resultar em uma potencialização das vendas em longo prazo.

Ainda que o retorno não seja de imediato, os clientes devem notar a mudança de postura da empresa, conquistando pouco a pouco uma maior popularidade e aceitação no mercado.

Estabelece uma relação mais próxima com os clientes

Os clientes e fornecedores são considerados os principais parceiros de qualquer empreendimento. Sendo assim, a fonte de inovação de um negócio pode estar nas dicas desses indivíduos que fazem uso dos produtos ou serviços ou que disponibilizam recursos para a empresa.

Enfim, escutar fornecedores e consumidores é também uma forma de investir em pesquisa e inovação, afinal, a empresa tem a chance de sair da sua zona de conforto e ainda conquistar o cliente e cativar parceiros.

Em síntese, é preciso ter a consciência de que existem diversas formas de fazer a mesma ação e não descartar ideias diferentes de imediato, mas, sim, desenvolver um espírito visionário na cultura do negócio.

Percebe como investir em pesquisa e inovação gera benefícios significativos à empresa? Não se preocupe, se tiver alguma dificuldade para implementar ações nesse sentido, basta deixar um comentário!

Recomendados para você

Homem em escritório interagindo com computador exibindo dados na tela
Open Banking: um panorama do mercado financeiro ...
Tablet e celular ao fundo com ícones de aplicativos em primeiro plano
Transformação digital começa com nova cultura organizacional ...
Pessoa com trajes sociais clicando em ícone projetado de usuário
Veja como a tecnologia do Big Data irá revolucionar o RH ...