Validação cadastral: porque é importante otimizar esse processo

Vitor Precioso

26 setembro 2018 - 11:11 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:40

Homem de terno apontando para números no computador

Quando sua empresa faz um cadastro para um novo cliente, é necessário verificar, consultar e validar muitos dados. Esse processo de validação cadastral pode consumir muito tempo e recursos, além de concentrar a atenção da sua equipe.

Assim, tornar esse processo mais dinâmico, com uma plataforma digital de validação automática dos dados cadastrais, é muito mais que um avanço tecnológico: é uma necessidade das instituições financeiras para continuarem firmes e atuantes nesse mercado.

Entenda como uma plataforma de validação cadastral pode auxiliar sua empresa a se adequar a essa nova realidade.

 

O que é validação cadastral?

A validação cadastral nada mais é do que o procedimento de captar, processar e verificar todos os dados fornecidos por um cliente ou fornecedor na hora de fazer um cadastro.

Esse processo é extremamente importante no mundo dos negócios porque garante apenas informações confiáveis no banco de dados da empresa. O que ajuda a evitar fraudes em transações de compra e venda.

No entanto, a empresa não é a única beneficiada ao fazer a validação cadastral. Os fornecedores, clientes e outros parceiros comerciais também são favorecidos, uma vez que o procedimento impossibilita a cobrança errada de compras ou outras operações financeiras.

 

Quem deve fazer o processo de validação?

O processo de validação cadastral geralmente é feito por instituições bancárias que estão na mira de criminosos e trabalham com investimentos, empréstimos, financiamentos e outros tipos de serviços. 

Entretanto, qualquer empresa que interage diretamente com o público vendendo produtos e serviços também pode realizar o processo. Seja para se proteger ou impedir que transações comerciais sejam negadas por inconsistência de informações. 

Rede de supermercados, farmácias, empresas de telefonia, lojas do varejo, e-commerces, hospitais, clínicas, academias, fintechs, cooperativas e indústrias são apenas alguns exemplos de negócios que devem fazer a validação. 

 

Como fazer o processo de validação cadastral?

O processo de validação cadastral não é necessariamente difícil, mas vai exigir atenção por envolver a captação, o processamento e a verificação de uma série de dados. 

Para fazer a validação cadastral de um cliente ou fornecedor, por exemplo, a empresa deve entrar no site do Serasa ou da Receita Federal para realizar uma pesquisa sobre o CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). 

No Serasa, aparece a pontuação (score) do CPF do cliente, informação que pode ser útil para uma empresa descobrir se uma pessoa paga as suas contas, ou se possui alguma dívida financeira com outras instituições. 

No site da Receita, por outro lado, aparece se o CNPJ em questão está realmente  ativo e qual é o ramo da empresa. Isso ajuda a analisar se é seguro (ou não) realizar uma compra ou venda com esse fornecedor.

 

Automatize a validação dos dados cadastrais

O grande problema em fazer a validação cadastral é que o processo pode tomar um tempo valioso da empresa. 

Já imaginou ter que verificar os CNPJs de cinco fornecedores de uma só vez, ou consultar a regularidade de um CPF enquanto outros clientes aguardam na fila para atendimento?

A empresa não pode correr o risco de causar insatisfação ao cliente, nem perder vendas por causa dessa demora. Mas, também, não pode deixar que a pressa de fechar o negócio atrapalhe a segurança das operações.   

Por sorte, hoje a validação cadastral de clientes e fornecedores pode ser realizada de uma forma muito mais prática do que antigamente. A empresa pode, por exemplo, automatizar o processo com a tecnologia, ganhando tempo e reduzindo os erros no momento de cadastros.

Então, eis que surge a pergunta: “Como automatizar o processo de validação?” Com uma solução em TI 100% digital, desenvolvida para facilitar e dar segurança para a consulta e validação de dados .  

O Data Engine é uma ferramenta que permite consultar e validar dados rapidamente, obtendo relatórios para agilizar o cadastro de novos clientes. A tecnologia possibilita também monitorar as consultas, uma vez que é possível programar a solução para fazer a análise de tempo em tempo. 

A empresa ainda pode usar a ferramenta para estreitar relacionamento com clientes, fornecedores e outros parceiros comerciais. Isso porque ela trabalha com tecnologias como KYC (Know Your Client), KYE (Know Your Employee), KYP (Know Your Partner), que ajuda a entender o perfil das pessoas com quem se relaciona. 

Certamente, garantir a segurança e evitar fraudes é extremamente necessário para sobreviver no mercado. E se antes o processo de validação cadastral tomava muito tempo da empresa, agora ela pode recorrer à tecnologia para captar, processar e verificar todos os dados em poucos cliques e de qualquer lugar.

Com uma plataforma de validação cadastral, é possível configurar as regras de aprovação considerando as necessidades do seu negócio. Assim, os resultados já são mostrados considerando as regras programadas.

Também são menos papéis: não são necessárias cópias impressas dos documentos para validação do cadastro. Seu bolso e o meio ambiente agradecem!

Torne o processo mais rápido

O primeiro ponto a ser destacado é que o processo será feito de maneira muito mais rápida. Não é mais necessário validar os dados individualmente.Uma ferramenta que faça esse processo fundamental, garante a celeridade do processo de validação: tanto para seu cliente, como para sua empresa.

Poupe tempo da sua equipe

Como não será mais necessário gastar tempo para consultar os dados individualmente, sua equipe pode se atentar a oferecer respostas mais rápidas a essas solicitações. Esse tempo, antes dedicado a todo o processo, pode ser melhor utilizado para atender a outras demandas da sua equipe.

Conquiste o espaço digital

Com uma plataforma de validação cadastral, investidoras e bancos tradicionais podem entrar no mundo das fintechs. Assim, seu negócio pode oferecer as facilidades de um processo de abertura de contas feito digitalmente, conquistando seu cliente com praticidade e rapidez.

 

Data Engine

A plataforma Data Engine é uma solução criada pela Cedro Technologies que integra diversas fontes de informação para avaliar e validar os dados fornecidos pelo cliente no preenchimento do cadastro – integrada oficialmente às bases de dados do governo. Com ela, é possível acessar inúmeras fontes de dados públicas, privadas ou proprietárias.

Você pode validar dados como:

  • CPF,
  • Nome completo,
  • RG,
  • CNH,
  • Nome da mãe e do pai,
  • Histórico criminal,
  • Processos judiciais,
  • entre outras inúmeras informações.

É uma plataforma versátil e você pode escolher as informações que a serem consultadas para validação cadastral, de acordo com as necessidades da sua empresa. Quer saber mais? Solicite mais informações sobre o Data Engine.

Recomendados para você

Homem com trajes sociais falando em microfones em frente de uma câmera
Pessoa politicamente exposta: o que é e como identificar ...
Consulta PEP – Pessoa Exposta Politicamente (COAF) ...
Homem usando computador trabalhando com validações
Qual é a diferença entre consulta e validação de dados no Data Engine? ...