UX x CX: qual a diferença entre os dois conceitos na prática?

Leonardo Reis Vilela

26 outubro 2020 - 08:22 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:28

Pessoas em mesa de escritório analisando projetos de aplicativos para celular

Experiência do Usuário e Experiência do Cliente são termos bastante pesquisados por empresas que querem prover os melhores atendimentos a consumidores. A UX e a CX, como também são conhecidas, ajudam a prestar um atendimento de excelência para manter a satisfação com a organização em alta.

Neste artigo, é possível entender a diferença entre esses termos. Além disso, você entenderá como eles são complementares a quem pretende potencializar o acesso do público a seus produtos ou serviços.

O que é User Experience? 

A experiência do usuário, também conhecida como user experience ou simplesmente UX, trata de avaliar o uso de um produto específico, como um site, aplicativo, chatbots ou demais pontos de contato. É um termo que costuma se referir a produtos digitais.

A análise da UX avalia se a plataforma pela qual acontece a interação com a empresa permite ao usuário localizar o que precisa com rapidez e de modo eficiente. 

E essa observação contempla aspectos diversos. As vertentes UX Writing e UX Design demonstram isso de modo objetivo.

Entendendo UX Writing

Basicamente, UX Writing propõe uma escrita que guie e dê feedbacks ao usuário durante o uso de um produto ou serviço digital. 

Ao profissional dessa área, cabe definir os dados relevantes e hierarquizá-los para conduzir o consumidor da melhor forma.

Essa escrita tem como norte ser objetiva, de modo que não dê margem a confusões. Outra premissa do UX Writing é antecipar às dúvidas que eventualmente o leitor possa ter.

Muitas vezes é uma atividade pensada em parceria com um designer de produtos, o que leva ao assunto UX Design.

UX Design: além da beleza estética

No UX Design o foco também é a compreensão do usuário. O intuito dessa atividade é dispor as informações visualmente para facilitar ao consumidor o uso do produto ou serviço ofertado. 

Ou seja, o foco não é a estética por si só. O que é mostrado deve prioritariamente auxiliar o uso da ferramenta disponibilizada.

Essencialmente, ambas atuam em conjunto a fim de facilitar o uso de plataformas digitais por parte de usuários.

 

O que é Customer Experience?

Já a Experiência do Cliente, também chamada de Customer Experience ou CX, é algo bem mais amplo e envolve toda a experiência do consumidor com uma empresa. E isso inclui desde o primeiro contato on-line ou off-line até o acompanhamento de pós-vendas, por exemplo. 

É uma cultura que deve permear a companhia, não apenas um departamento. E a ideia é ir além de um simples bom atendimento, superando expectativas e transformando todo o contato entre indivíduo e organização em uma experiência positiva. Assim, será possível que essa relação continue sem interrupções.

 

Qual a diferença entre UX e CX?

A UX está mais ligada à interface e usabilidade de produtos e é uma importante parte da CX. O segundo, por sua vez, contempla a experiência do consumidor de maneira extensa e enfoca a satisfação com a empresa. 

Ter um bom UX impacta positivamente no CX. Por exemplo, se o usuário consegue navegar bem pelo site da companhia e encontra com facilidade o que procurava, isso melhora a opinião da pessoa sobre a organização.

No entanto, nem sempre o inverso procede. Se há uma insatisfação do indivíduo acerca de um protocolo de devolução de produtos, não é o fato de a informação ter sido localizada com agilidade em canais on-line que mudará essa percepção.

O mesmo vale para situações em que meios off-line não desempenham tão bem quanto as mídias digitais.

 

Aliança UX e CX: atendimento satisfatório sempre

É essencial que UX e CX sejam trabalhadas de modo complementar. UX e CX devem estar em desenvolvimento conjunto dentro de uma organização que busca aprimorar a experiência do cliente. Com esse trabalho, o consumidor terá à disposição um atendimento de qualidade on-line e off-line, em todos os pontos de contato.

A experiência do cliente não consiste apenas em um momento ou canal. É a união de vários deles, que constroem a percepção do consumidor a respeito da empresa. 

Gostou do tema? Para ficar por dentro de como aplicar UX em seu negócio, continue lendo nosso blog

Recomendados para você

Homem com trajes sociais em escritório
Renovação digital: a chave para as corretoras tradicionais ...
Pessoa utilizando computador
Como garantir a melhor experiência durante o onboarding de clientes ...
Pessoas apontando para gráficos em um relatório impresso
Sua empresa está pronta para a transformação digital? ...