Como o UX Writing pode afetar as suas soluções?

Vitor Precioso

09 fevereiro 2021 - 08:20 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:34

Pessoas analisando designs de celulares em frente a computadores

Você sabe o que é UX Writing e por que essa técnica é tão importante? Trata-se da escrita pensada no usuário e aplicada durante o desenvolvimento das soluções. O UX Writing impacta diretamente na experiência e na satisfação do cliente, já que seu objetivo é tornar o uso dos produtos mais intuitivo. 

No post de hoje vamos falar mais sobre o assunto e oferecer algumas dicas para você melhorar os textos focados no usuário. Também falaremos sobre a importância de aplicar o UX Writing no seu negócio. Confira a seguir!

O que é UX Writing? 

O UX Writing é um segmento do UX (User Experience) focado na escrita para o usuário de apps, sites, produtos ou plataformas tecnológicas. O objetivo dessa técnica é oferecer informações precisas e diretas para que o usuário possa interagir corretamente com o produto em questão. 

A prática envolve desde microtextos, como uma pergunta sobre a satisfação do cliente com o produto, até textos mais complexos, em uma homepage, por exemplo. O UX Writing pode ser confundido com o copywriting ou com a redação de textos para blogs. Mas elas são técnicas diferentes. Enquanto o copywriting é focado na escrita para a conversão de vendas, a redação de textos para blog respeita algumas regras de SEO para rankeamento nos motores de busca. Já o UX Writing está intimamente ligado ao design dos produtos.

Mas por que as empresas deveriam se preocupar com a escrita focada no usuário? É o que vamos ver a seguir, confira!

Por que o UX Writing é importante? 

O UX Writing é importante tanto para as empresas como para os usuários. Isso porque esse segmento tem o objetivo de melhorar a experiência dos usuários, tornando a linguagem usada nos produtos a mais clara possível. 

Do ponto de vista dos clientes, o UX facilita muito a usabilidade do produto e otimiza sua experiência, diminuindo os ruídos. Do ponto de vista das empresas, oferecer uma melhor experiência para o cliente aumenta a satisfação que ele tem com o produto adquirido.

A construção de textos focados no usuário 

O UX writer, nome do profissional responsável pelo UX Writing, costuma trabalhar em conjunto com o UX designer, que cuida do design do produto com o objetivo de torná-lo mais fácil para o usuário. 

Assim, o objetivo desses dois profissionais é garantir que o produto seja usado da melhor forma pelo cliente. Mas como fazer isso? A seguir, trouxemos algumas dicas nesse sentido. Confira!

1- Se colocar no lugar do usuário

Uma dica para construir textos focados no usuário é ler com os olhos dele. Às vezes, certas instruções podem parecer óbvias para os desenvolvedores, mas não são tão simples para os usuários. 

Então, é preciso evitar frases que abram margem para duplas interpretações. Na hora de escrever, também é necessário ter em mente que os textos devem contribuir para tornar a jornada do usuário no produto mais intuitiva. 

Peça a opinião de pessoas que não estão na linha de frente do desenvolvimento do produto. Assim, a partir da visão que elas têm, você consegue identificar mais facilmente o que pode estar gerando algum ruído de comunicação dentro do produto, mas que você não tinha percebido. 

2- Entender a persona

Outro ponto fundamental para escrever textos focados no usuário é entender a persona do negócio e a linguagem utilizada por ela. Assim, você consegue adequar a escrita de acordo com esse tipo de cliente ideal, aproximando a comunicação do negócio ao usuário. 

Se, por exemplo, a sua persona é um jovem de 15 anos que costuma usar gírias no vocabulário, é interessante adaptar a sua escrita a esse contexto. Nesse sentido, o time de UX deve trabalhar em conjunto com o time de marketing, principal responsável pela identificação da persona do negócio. 

3- Criar um guia de estilo

Além disso, para tornar o processo de UX Writing orgânico e escalável é interessante criar um guia de estilo, com recomendações de escrita e erros a serem evitados, além do tipo de linguagem que deve ser utilizada, como formal ou informal. Assim, novos profissionais da área que entrarem para integrar a equipe já podem se basear nesse manual para começar a produção dos textos. 

Neste guia, você pode fazer uma tabela de palavras a serem evitadas e outra com termos que devem ser usados com frequência nos textos. Da mesma forma, inclua no guia informações sobre o uso de gírias e emojis. 

Agora que você já entendeu como construir textos mais adequados ao usuário, vamos ver como esse processo impacta na experiência que ele tem? Continue lendo para saber. 

Como o UX Writing impacta a experiência do usuário

O UX Writing oferece instruções claras para o usuário sobre como ele deve usar o produto. Um exemplo de textos desse modelo são aqueles dos botões, que indicam o que o usuário deve fazer, como cancelar ou confirmar uma ação.

Com isso, o UX Writing evita que o usuário cometa erros que possam ser prejudiciais para ele, como confirmar a ação que ele desejava cancelar, por exemplo, ou voltar para uma página quando ele queria avançar na jornada.

Além disso, o trabalho do UX Writer também envolve criar um workflow e guiar o usuário na direção certa para a conclusão de uma etapa da jornada, por exemplo.  Por isso, é fundamental o trabalho desses profissionais em conjunto com os designers. Assim, a jornada do cliente se torna mais fluida e livre de ruídos. 

Para melhorar ainda mais a experiência do usuário nas suas soluções, que tal iniciar a aplicação do UX em seu negócio? A satisfação dos seus clientes com certeza aumentará! 

 

Recomendados para você

Telas do adobe XD e logo do software
Como usar Assets no Adobe XD ...
Pessoa interagindo com tablet enquanto utiliza o celular
Human Centered Design e a excelência da UX ...
Pessoas utilizando aparelhos eletrônicos em uma praça
Millennials: a geração digital que valoriza a experiência ...