Utilização de chatbots para geração e nutrição de leads

Vitor Precioso

03 junho 2019 - 14:30 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:30

Pessoa utilizando celular para se comunicar através do comando de voz

Os chatbots são uma excelente ferramenta para impulsionar o atendimento ao cliente das empresas. Além de trazer diversos benefícios como a disponibilidade em tempo integral e reduzir custos com a área, os bots de conversação podem contribuir bastante para a geração e nutrição de leads.

Quando um potencial cliente entra em contato com seu negócio através de chatbot, ele pode sanar suas dúvidas rapidamente. Através dessa conversa no chat, sua empresa pode aproveitar esse contato para nutrir esse lead com conteúdos relevantes sobre o tema abordado por ele.

Por exemplo, se sua empresa possui uma loja virtual e deseja iniciar a jornada através de um canal de atendimento online, como o Messenger e o Whatsapp, é preciso contar com uma plataforma de chatbot que possa ser integrada a ferramentas de CRM para monitoramento da venda.

Sua empresa pode também apresentar seus conteúdos informativos com base nos interesses apresentados pelo lead. Tudo isso pode ser direcionado considerando quais são os interesses apresentados pelo lead.

Além das informações disponibilizadas pelo canal de contato, o chatbot pode solicitar mais dados em troca de conteúdos. Seu negócio pode conseguir o email ou o telefone, por exemplo. E até mesmo informações como CPF caso seja para acessar algum cadastro. Todo registro feito através dessas interações podem render excelentes insights.

Outras vantagens dos chatbots

Além da geração e nutrição de leads, os bots oferecerem vários outros benefícios para o seu negócio. Confira alguns deles:

Disponível em tempo integral

O chatbot deixa sua empresa disponível para o atendimento em tempo integral, mesmo em horários que seu negócio não possui expediente.

Principais ferramentas de comunicação

Seu chatbot pode ser integrado com o site da sua empresa e com diversos outros canais de comunicação. Aplicativos são muito utilizados pelos usuários e, por isso, é interessante que sua empresa também utilize o chatbot no Whatsapp, Messenger, Telegram e muito outros.

Essa é a proposta omnichannel, em que o robô de conversação fica disponível em todos os canais simultaneamente e sua empresa faz a toda a gestão em uma única plataforma.

Transbordo para o atendimento humano

O transbordo para o atendimento humano é outra funcionalidade muito útil para trabalhar em conjunto com o chatbot. Sua empresa pode utilizar o bot para responder perguntas frequentes e solicitações simples e quando for uma compra ou um assunto mais complexo, um atendente pode assumir o lugar do robô – de maneira programada ou com uma intervenção a qualquer momento da conversa.

Você também pode contar com funcionalidade de SAC e Service Desk, por exemplo, configurando as skills e filas de atendimento de cada atendente humano.

Voice Bots

Outro recurso interessante é a conversa do chatbot por mensagens de áudio. Toda a interação pode ser feita por voz. A plataforma pode converter mensagens de áudio em texto e vice-versa para agilizar o atendimento e manter o contato de acordo com a preferência apresentada pelo usuário.

Multi-idiomas

Um outro recurso interessante que ainda é novidade no mercado, mas já existem plataformas que possuem essa funcionalidade, é o multi-idiomas. Se o seu negócio atende usuários de diferentes línguas, é possível configurar o mesmo chatbot para conduzir conversas identificando qual o idioma utilizado e consultando a mesma base de inteligência.

Utilize a plataforma de chatbots PEOPLE

Desenvolvida pela Cedro Technologies, a plataforma de atendimento omnichannel e de chatbots com inteligência artificial PEOPLE possibilita que sua empresa utilize uma série de recursos para a comunicação com seu cliente.

O PEOPLE é uma plataforma SaaS. Por isso, não é necessário fazer a instalação de softwares e contar com hardware muito mais potentes. O acesso é feito online, utilizando um navegador de internet. Além disso, não é necessário conhecimento técnico em TI para operar a ferramenta e fazer o treinamento e o gerenciamento dos chatbots.

Com design intuitivo e foco na usabilidade, a plataforma PEOPLE possui ainda integração com as principais redes sociais como Skype, Telegram, Facebook Messenger, WhatsApp (com as APIs oficiais) e muitos outros..

Quer conhecer mais sobre o PEOPLE? Entre em contato com a gente!

Recomendados para você

Mulher utilizando computador em sala de escritório
Consultoria e Desenvolvimento Chatbot – LUIS Microsoft ...
Pessoa rodeada por caixas utilizando celular
Chatbots ajudam a alavancar as vendas na internet ...
Desenho de robô carregando fala
O que é chatbot? Tendências e aplicações ...