O uso da tecnologia a favor do crescimento das empresas

Rogério Marques

13 abril 2018 - 14:43 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:41

Pessoas em mesa de escritório tendo uma reunião

A tecnologia inova a cada dia e torna tudo mais ágil, prático, instantâneo e essa nova realidade tem modificado a forma com que as empresas precisam lidar com esse novo mundo para acompanhar os avanços e terem mais chances de crescer e ganhar visibilidade.

A sociedade está cada vez mais inserida nos avanços tecnológicos e exige que as empresas também se integrem. Atualmente, uma empresa não consegue se manter ativa no mercado sem usar tecnologia para levar a inovação esperada aos clientes, oferecendo produtos e serviços diferenciados e atendimento de alta qualidade.

Benefícios da tecnologia para as empresas

  • Agilidade
  • Qualidade nos processos internos
  • Redução de custos
  • Rastreio de processos produtivos
  • Segurança da informação
  • Acessibilidade
  • Confiança
  • Auxílio no processo de tomada de decisões

O uso correto da tecnologia pode ser considerado como o melhor planejamento estratégico para o crescimento empresarial dos micro e pequenos negócios, já que essa atualização e abertura ao uso de ferramentas modernas fornece maior chance de destaque no mercado extremamente competitivo como o que se apresenta nos atualmente.

Além disso, o uso adequado dos recursos tecnológicos permite o maior contato e interação com os clientes, aproximando-os da empresa e criando uma relação de fidelidade.

Como a tecnologia pode ajudar sua empresa

Muitas pessoas pensam que adotar processos tecnológicos na empresa é algo complicado ou extremamente caro, mas não precisa ser assim. Na verdade, muitas vezes, são processos simples e rápidos, não sendo necessário instalar equipamentos ou acessórios.

1 – Otimize o tempo dos seus colaboradores

Aquelas intermináveis reuniões, que, muitas vezes, acabam perdendo informações pelo excesso podem ser substituídas por reuniões online, através de videoconferência. Os treinamentos que até alguns anos atrás exigiam viagens e custos, hoje também podem ser realizados através de vídeos ou webinars.

O uso de sistemas de gerenciamento de tempo também é bastante útil permitindo que você estabeleça um tempo específico para desenvolver alguma atividade e a análise do desempenho das funções, identificando assim, aquelas atividades que demandam mais tempo para serem realizadas.

2 – Expanda seu alcance

A internet permite que sua empresa encontre clientes em qualquer parte do país ou do mundo, dependendo da atividade. É possível encontrar clientes em potencial e criar o engajamento necessário entre sua marca e o público-alvo.

É possível conversar com clientes que estão fisicamente longe através de serviços de chamadas em vídeo ou mensagens e oferecer um atendimento de qualidade independentemente da distância. Com esses recursos você aumenta o alcance da sua empresa, expandindo as possibilidades de vendas.

3 – Acompanhe o seu desempenho

Hoje, muitas ferramentas permitem a integração entre a empresa e os sistemas de vendas para que seja possível mensurar os resultados e o desempenho da empresa, avaliando reputação, autoridade e engajamento com o público.

Com essas análises, é possível identificar padrões de comportamento e traçar estratégias para otimizar os resultados da empresa.

4 – Tenha mais controle sobre a empresa

Existem sistemas de gestão empresarial ERP que facilitam o controle e a administração dos negócios. Esses programas centralizam as informações da empresa, integram setores, realizam análises de dados e projeções que ajudam no processo de tomada de decisões importantes para a empresa.

O software de gestão empresarial oferece módulos de sistema controle de estoque, fluxo de caixa, financeiro, de cadastro de clientes e fornecedores, emissão de notas fiscais eletrônicas, vendas diretas, além de gerar relatórios que facilitam a visualização e identificação das informações.

5 – Aumente a produtividade

Utilizando recursos de gerenciamento de projetos, por exemplo, sua equipe consegue trabalhar de maneira integrada, com prazos e metas bastante claras e o gestor consegue acompanhar o andamento de cada projeto, tendo tempo para agir quando necessário para evitar atrasos e prejuízos com problemas de entrega.

Existem diversos recursos que resultam no aumento da produtividade da empresa e a escolha sobre o melhor dependerá do problema apresentado no seu negócio.

6 – Ganhe competitividade

É notório que aplicando todos os recursos citados anteriormente sua empresa contará com uma melhora significativa nos processos internos, potencializará as vendas, reduzirá custos e tudo isso resultará em aumento de lucratividade. O grande benefício da tecnologia é a possibilidade de fazer mais, utilizando menos recursos.

Mantenha sua empresa alinhada com as inovações tecnológicas e garanta os benefícios que a tecnologia pode oferecer para fazer o seu negócio crescer.

Recomendados para você

Pessoa segurando tablet utilizando caneta para interagir com símbolo projetado de Blockchain
Blockchain: como evitar 5 erros comuns ...
Pessoa utilizando Iphone com ícones de redes sociais sendo exibidos
Atendimento ao cliente: vantagens ao centralizar os canais de comunicação. ...
Pessoa clicando em um botão de emoji sorrindo
5 maneiras de conquistar desde já o consumidor de 2030 ...