home Sem categoria Tudo o que você precisa saber sobre Outsourcing de TI

Tudo o que você precisa saber sobre Outsourcing de TI

Para qualquer negócio, os recursos financeiros devem ser alocados com muito planejamento e de forma estratégica. Para uma infraestrutura tecnológica eficiente, é preciso contar com profissionais capacitados e especializados, com disponibilidade para trabalhar nos projetos desenvolvidos na empresa. Muitas vezes, a contração direta pode não ser a melhor saída. Nesse caso, outsourcing de TI pode ser a solução. 

Nesse artigo, vamos mostrar para você uma visão geral sobre outsourcing de TI, suas principais características e o que considerar na hora de procurar uma empresa para oferecer essa parceria. Continue a leitura!

O que é outsourcing de TI?

Outsourcing é uma palavra em inglês que pode ser traduzindo como “fonte externa”. Ela é utilizada para representar o trabalho de terceirizar a gestão e o controle de sistemas da tecnologia da informação dentro dos projetos de empresas.

Com um mercado cada vez mais competitivo e moderno, as empresas precisam adotar tecnologias mais avançadas e otimizar a gestão de tecnologia e dos negócios. Por isso, outsourcing de TI pode representar um melhor custo-benefício.

Contar com uma equipe interna de TI pode oferecer diversas limitações na realização de projetos. Um departamento dedicado demanda gastos altos com profissionais e infraestrutura e, mesmo com a necessidade da tecnologia, muitas empresas não conseguem manter. 

Com a terceirização dessa mão-de-obra, é possível flexibilizar os processos, fazer um monitoramento mais próximo e realizar mais atividades para prevenção contra falhas no sistema. Assim, equipes internas podem se dedicar a outras atividades importantes internamente, trabalhar como a ponte com uma fonte externa e auxiliar na tomada de decisões mais estratégicas. 

Para atender a essa demanda, é preciso conhecer empresas que oferecem o serviço de outsourcing de TI. 

Principais benefícios de outsourcing de TI

Outsourcing de TI oferece diversas vantagens para o seu negócio. Aqui listamos algumas delas. Confira:

1. Foco no Core Business

Se o trabalho principal da sua empresa não é tecnologia, outsourcing de TI pode ser muito útil. Assim, a sua empresa pode focar no Core Business, buscando gerar negócios e evitar a sobrecarga de profissionais e gestores em torno da área de tecnologia.

Outsourcing de TI permite que as tarefas de desenvolvimento sejam otimizadas, garantindo entregas de aplicações completas feitas pelo parceiro de tecnologia. Assim, sua equipe têm mais confiança para se dedicar na geração de novos negócios.

2. Otimizar orçamento

Com uma empresa parceira para outsourcing de TI, sua empresa pode planejar melhor os investimentos em tecnologia, com maior previsibilidade e mensurabilidade das despesas. 

Fazer essa tarefa por conta própria é desafiadora e inconstante, com gastos sofrendo maiores variações.

3. Garantir a qualidade dos sistemas

Com a automação de diversos processos administrativos, é preciso que os sistemas sejam seguros, com bom desempenho e funcionem sem interrupções. São muitas demandas para uma equipe interna garantir a qualidade constante das soluções utilizadas pelo negócio.

Por isso, uma empresa de outsourcing de TI com uma equipe altamente qualificada consegue garantir a qualidade dos sistemas.

4. Manter infraestrutura atualizada

É um grande desafio financeiro para as empresas atualizar os equipamentos de TI e sistemas para sempre mantê-los sempre modernos e em bom funcionamento. Continuar utilizando recursos obsoletos pode gerar grandes impactos negativos para os negócios.

Com outsourcing de TI, é possível contar com recursos e software mais atualizados, mais seguros e garantindo a qualidade do trabalho da sua empresa.

5. Realizar testes constantes e agilizar correções de falhas

Para garantir a qualidade das soluções tecnológicas, é preciso contar com testes constantes para evitar bugs e falhas que comprometam os sistemas. Para uma empresa sozinha, essa demanda pode ser complicada de conciliar e, muitas vezes, deixa a mesma equipe responsável pelo desenvolvimento e pelos testes.

Outsourcing de TI permite agilizar esse processo e contar com um trabalho dedicado apenas para controle de qualidade e realização de testes. Assim, qualquer problema pode ser encontrado durante o processo e evitar que problemas cheguem até a solução entregue.

Quando outsourcing de TI é interessante para o seu negócio

É importante avaliar as condições do seu negócio para entender se outsourcing realmente pode ser uma solução atrativa. Veja alguns aspectos que você deve considerar:

1. Reduzir custos

Se a sua empresa precisa reduzir custos, considere a contração de uma empresa de outsourcing de TI. Isso permite que o seu negócio tenha um orçamento de tecnologia mais preciso e sem que precise fazer mudanças mais profundas nas suas políticas e equipes internas.

2. Ampliar o time de TI rapidamente

Se o seu negócio precisa de profissionais para um determinado projeto, outsourcing de TI permite mais rapidez para esse processo. Mesmo que você tenha uma equipe própria, vez ou outra é preciso de capacidades específicas e uma fonte externa pode oferecer com agilidade e por um período de tempo específico.

3. Aderir a rotinas e metodologias mais modernas

Outsourcing de TI possibilita que sua empresa esteja sempre utilizando rotinas e metodologias de trabalho mais inovadoras. Seus profissionais internos possuem contato e conhecem outras estruturas de trabalho, além de contar com processos de desenvolvimento cada vez mais ágeis.

O que avaliar na hora de contratar uma empresa de outsourcing de TI

Para você confiar o acesso aos processos da sua empresa, é preciso avaliar bem seus potenciais fornecedores de outsourcing de TI. Veja alguns elementos que devem ser considerados na hora de considerar a contratação de uma empresa parceira: 

1. Expertise de mercado

É comum que empresas de TI atendam a uma grande variedade de negócios e de áreas diversas. Dependendo da sua demanda, esse tipo de fornecedor pode atender as necessidades da sua empresa. 

No entanto, também existem empresas que são especializadas no atendimento a determinado setores. Isso é importante quando o entendimento da área de atuação é importante para alinhar o desenvolvimento de soluções específicas. 

Avalie qual a melhor situação para o trabalho que precisa ser desenvolvido na sua empresa.

2. Conheça outros trabalhos realizados pela empresa

É sempre bom conhecer os trabalhos realizados por um fornecedor. Se quer avaliar como ele atende empresas do seu setor, as informações são ainda mais valiosas. 

Procure conhecer esses trabalhos e veja se a expertise da empresa se aplica às necessidades do seu negócio.

3. Tecnologias trabalhadas pela empresa

Uma empresa de TI precisa estar sempre atualizada com as tendências da área. Por isso, novidades são rapidamente incorporadas ao seu processos. 

Conheça as tecnologias e metodologias aplicadas pelos seus potenciais fornecedores. Assim, sua empresa pode aderir a soluções que sejam inovadoras e farão a diferença diante de um mercado cada vez mais competitivo.

4. Área da sua empresa que precisa de outsourcing de TI

Essa demanda pode variar muito com a necessidade da sua empresa. Pode ser que seja necessário para um projeto específico, com período de tempo determinado; pode ser um projeto de período indeterminado; poder ser alguns profissionais com uma especialidade específica… para todas as possibilidades, diferentes empresas podem atender ao seu negócio.

Por isso, avalie as possibilidades com seus potenciais fornecedores e veja quais se encaixam melhor nas demandas da sua empresa.

Conte com a Cedro Technologies

A Cedro Technologies é uma empresa de TI que atua no mercado desde 2005, atendendo a diversos players do mercado nacional e internacional, com foco no mercado financeiro e negócio digitais.

Você pode contar com nossa expertise com fábrica de desenvolvimento de softwares, de aplicação de testes e com a alocação de profissionais. Fale com nosso time de especialistas! 

Gostou? Compartilhe:

Delzilaine Andrade Silva Oliveira

Delzilaine Andrade Silva Oliveira

Executiva Especialista em Serviços de TI, Quality Assurance e DEvOPs na Cedro Technologies.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *