Transformação digital: o potencial combinado das tecnologias

Rogério Marques

09 abril 2019 - 09:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:47

Mãos segurando conjunto de aparelhos tecnológicos

A tecnologia da informação está mudando a nossa sociedade de forma intensa, constante e rápida. Nossa mente não é capaz de calcular e prever os impactos dessa transformação digital a longo prazo. Diante desse nosso padrão, a única certeza é que as possibilidades permitidas pela combinação de tecnologias são infinitas.

Com a aplicação de tecnologias como inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT), blockchain e automação no mercado, os negócios estão repensando também toda a estrutura dos negócios.

Grande parte das empresas ainda estão buscando definir qual é a sua diferenciação estratégica. Por isso, entender as tecnologias e como podem impactar nos processos do negócio é de suma importância para enfrentar os desafios, como a cultura organizacional.

Neste artigo, vamos mostrar como algumas dessas tecnologias podem contribuir para o crescimento dos negócios. Confira:

Big Data

Com um grande volume de dados sendo criado e armazenado a todo instante – pelas redes sociais, pelas empresas que coletam dados, pelos aparelhos inteligentes, entre tantos outros –, Big Data permite a possibilidade de atrelar informações de diferentes fontes para extrair informações rápidas e precisas, gerando análises para identificar padrões, encontrar tendências e produzir insights.

A aplicação dessa tecnologia pode variar de acordo com cada setor e cenário, mas é extremamente útil para trabalhos de pesquisa, conhecimento de mercado e Know Your Client (Conheça seu cliente). Além disso, é também importante considerar o uso ético e legal de Big Data, ainda mais considerando as mudanças globais nas legislações de proteção de dados pessoais diante do techlash das gigantes da tecnologia.

Inteligência Artificial

IA permite que máquinas tenham uma estrutura de inteligência e aprendizado que simula a forma de pensar humana. Ainda pode parecer um conceito de ficção científica, mas já possui inúmeras aplicações no mercado.

Chatbots e assistentes virtuais são uma das principais aplicações que contam com inteligência artificial, atuando em áreas como atendimento ao cliente, RH, pós-vendas, financeiro, em diversos setores do mercado, como previdência privada, bancos, concessionárias, e-commerce, lojas de varejo e muito mais.

Internet das Coisas

IoT permite a conexão da internet de diversos objetos – TVs, geladeiras, aparelhos de som, lavadoras, equipamentos industriais, carros e muitos outros. Além do ganho que os usuários conquistam com isso, um grande de volume de informações é captado e permite que as empresas desenvolvedoras desses aparelhos conheçam melhor as funções exercidas, as funcionalidades dos sistemas e possíveis erros e muito mais.

Blockchain

Blockchain é uma tecnologia que surgiu atrelada a criptomoedas, como bitcoin. Com essa tecnologia, instituições financeiras e outras organizações podem utilizar a ferramenta com um registro confiável de todas as operações realizadas, onde nenhuma transação pode ser manipulada.

Como blockchain simplifica a distribuição, com a descentralização das informações, tem se tornado mais popular e deve ser o novo padrão de segurança no registro de informações financeiras.

Combine tecnologias para o crescimento do seu negócio

Como vimos, essas tecnologias já trazem inúmeras vantagens para os negócios em suas funções próprias. No entanto, a combinação potencializa ainda mais os benefícios. Por exemplo: seu negócio pode contar com um chatbot que, além de coletar informações do cliente, também pode ser integrado a soluções de consulta de dados cadastrais e validar informações para um sistema de cadastro de usuários.

Com as possibilidades de integração entre as diversas tecnologias, além de automatizar processos repetitivos que seriam executados por pessoas, seu negócio pode crescer focando no core business, contando com as novas tecnologias trabalhando em conjunto entre si e com o seu negócio.

Conte com a Cedro Technologies no seu processo de transformação digital

A Cedro Technologies é uma empresa especializada em soluções de TI, consultoria e desenvolvimento de software. Atuando no mercado desde 2005, atende negócios nacionais e internacionais oferecendo soluções especialistas de alta tecnologia para mobilidade, internet e soluções para o mercado financeiro.

Apoiando o processo de transformação digital nas empresas com serviços e produtos direcionais para as demandas do negócio. Conheça alguma das soluções:

PEOPLE

A plataforma de atendimento omnichannel e de chatbots com inteligência artificial possui diversos recursos para transformar a comunicação com seu cliente. Além do robô de conversação, que também é voice bot e multi-idiomas, conta com recursos de gestão de atendimento SAC e Service Desk.

Com essa ferramenta, seu negócio também pode utilizar os principais canais para atender seus clientes rapidamente: Whatsapp Business, Facebook Messenger, Telegram, Skype e outros. Conheça mais sobre o PEOPLE!

Data Engine

A ferramenta de consulta de dados, validação cadastral e enriquecimento de informações desenvolvida pela Cedro Technologies permite o acesso a todas as informações, de qualquer pessoa, em um único lugar.

Consultando CPF e/ou CNPJ, você pode encontrar informações sobre SPC/Serasa, SCPC/Boa Vista, score, ações judiciais, protestos, negativações, telefones, emails, endereços, entre diversos outros dados. É possível acessar a plataforma web ou integrar a API com os sistemas utilizados pela sua empresa. Saiba mais sobre o Data Engine!

Consultoria e outsourcing de TI

A Cedro Technologies também conta com serviços de consultoria, para auxiliar sua empresa na adoção de novas tecnologias, além de dispor de serviço de outsourcing, colocando profissionais capacitados no desenvolvimento das soluções necessárias para a sua empresa, além de fábrica de desenvolvimento de software e de testes.

Recomendados para você

Imagem de código fonte HTML ilustrando programação em angular
Angular: uma ferramenta de mercado ...
Desenho de cérebro humano no meio de símbolos de rede
Machine Learning: entendendo a evolução dos algoritmos ...
Pessoas no trabalhando sorrindo e analisando gráficos
Quais são os melhores frameworks de gestão de projetos de TI? ...