Transformação digital: o caminho para sua empresa

Rogério Marques

30 maio 2016 - 14:21 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:43

Pessoa clicando em um holograma ilustrando computação em nuvem

Sabe um dos motivos por que o processo de transformação digital irá revolucionar?  A Geração Y, também chamada geração do milênio ou geração da internet, cresceu com as facilidades e a intuitividade de Google e Apple, e eles não esperam nada diferente de sua empresa ou de seu negócio. Este processo, depois de anos influenciou, de tal maneira a sociedade que se criou uma nova cultura, a qual podemos chamar de cultura digital.

Esta nova cultura, alinhada ao universo digital das tecnologias de informação e comunicação (TIC), tem se expandido continuamente, contando com dispositivos cada vez mais convergentes – executam tarefas de computação, comunicação e entretenimento, simultaneamente, em um único aparelho físico – e com aplicativos funcionais (multiplataforma/multidispositivo), intuitivos e práticos para apoiar transações simples ou complexas, de qualquer modalidade de negócios.

As empresas de visão vêm percebendo este movimento tecnológico e têm incorporado às TICs disponíveis neste universo para assumir um novo modelo de negócios ou para promover a convergência de serviços, integrando transações digitais com transações físicas. Empreendedores visionários – que aliam visão e competência – se voltam às tecnologias existentes ou desenvolvem novas para criar modelos de negócios inéditos e inusitados. Está configurado o cenário da transformação digital!

A nova lógica empresarial

Ao longo das últimas décadas, uma nova lógica empresarial se estabeleceu, com a incorporação dos recursos de TIC à gestão estratégica dos negócios, viabilizada pela transformação digital. Para isso, as tecnologias de informação e comunicação têm desenvolvido o fundamento da informação, que impulsiona a rápida evolução dos processos tecnológicos e organizacionais.

Impactos da transformação digital

A transformação digital traz diversas consequências, dentre as quais podemos destacar:

Ampliação da competitividade

As novas tecnologias possibilitam que as empresas atendam às dúvidas e questionamentos dos clientes, independentemente da cidade ou país em que eles estejam.

Dessa forma, aumentou-se o número de competidores em uma mesma área de atuação com os quais se preocupar. Foram também apresentados novos modelos de negócios (que muitas vezes se baseiam em expertises de outros nichos) para fazer frente a negócios tradicionais — podemos usar como exemplo grandes empresas de destaque atuais, como Uber e Netflix — ou para atender a públicos desassistidos pelas grandes corporações, como WhatsApp e Skype.

Mobilidade corporativa

Os recursos tecnológicos automatizaram os processos corporativos, viabilizando o atendimento do cliente por multicanais (omni-channel). Com isso, os produtos e serviços das organizações ficaram disponíveis para acesso a qualquer hora do dia e da noite, de qualquer lugar — a funcionalidade destes canais é que dita a satisfação e a fidelização do cliente com a empresa.

Recursos de transformação digital

A transformação digital também se apoia em recursos como smartphones, IoT (Internet das coisas), Cloud computing (computação na nuvem), Big data analytics (análise integrada de bases de dados múltiplas), soluções cognitivas, robótica, aplicativos multiplataforma e multidispositivo, entre outros.

Transformando sua empresa

Pense em como a sua empresa pode utilizar as tecnologias de informação e comunicação para se reinventar; conhecer melhor e se aproximar dos clientes; desbravar novos mercados; oferecer novos serviços e produtos. Planeje os investimentos nas tecnologias mais adequadas e mãos à obra na transformação digital da sua empresa.

O sucesso futuro das organizações se sustenta na transformação digital, para otimização dos processos operacionais e estratégicos, com o uso adequado dos recursos tecnológicos e das informações, para desenvolver novos modelos de negócios e obter insights de novas oportunidades.

Falando nisso, você já pensou em investir em aplicativos mobile?  Então leia nosso artigo sobre o assunto!

Recomendados para você

Pessoa utilizando um macbook e tomando chá
Tecnologia e empreendedorismo digital: 10 empresas para se inspirar ...
Símbolo de rede representando o 5G com imagem de cidade em segundo plano
6 razões para a transformação digital falhar na sua empresa ...
Pessoa analisando gráficos de candle em um tablet
O que é Fintech e como ela está revolucionando o mercado financeiro? ...