Transformação digital: conheça cases de corretoras do futuro

Rogério Marques

10 abril 2018 - 19:41 | Atualizado em 12 abril 2023 - 19:04

Homem de camisa social mexendo em tablet

Cada vez mais, empresas das mais diversas áreas vêm investindo alto em soluções tecnológicas e muitas já fazem parte do movimento de transformação digital. Ou seja, começam a fazer uso mais inteligente da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar seu alcance e garantir resultados mais expressivos.

Com as corretoras de valores não têm sido diferente. Elas vêm investindo na transformação digital e sendo desafiadas. Afinal, este movimento exige a reestruturação de processos e a absorção de uma cultura digital, voltada para gerar ganhos de produtividade.

Mas, diante de tantas possibilidades e de novos modos de fazer as coisas, é possível pensar em como será a corretora do futuro? Qual o seu perfil e modo de atuação? É o que você descobrirá a seguir!

Tecnologia como ferramenta facilitadora

Indispensáveis para as corretoras digitais, as soluções tecnológicas também fazem toda a diferença na vida dos clientes. Elas simplificam muitos processos e tornam a vida dos clientes e dos profissionais das corretoras bem mais prática. A tecnologia também contribui para promover a aproximação do público com a marca, com o uso de novas ferramentas como os chatbots.

Ou seja, a transformação digital tende a mudar, acima de tudo, o modo como as pessoas se relacionam com as empresas. Conheça a seguir cases de corretoras que já têm apostado na transformação digital. Elas estão se reestruturando para se tornarem as corretoras do futuro!  

# 1 – BTG Pactual digital: uma nova plataforma de investimentos on-line

Desde 2014, o BTG Pactual digital é uma startup que atua dentro da estrutura do banco. Antes focado apenas em gestão de grandes fortunas, agora o BTG faz sucesso com a startup cujo foco são os investimentos voltados para o varejo.

Para construir uma corretora digital, a equipe do BTG Pactual digital sabe que precisa aprender, evoluir e inovar o tempo inteiro. Por isso, o time está em constante evolução, buscando sempre ampliar a oferta de produtos. “Estamos desenvolvendo o homebroker da plataforma, com a possibilidade de ofertar crédito para os clientes que estão operando. Ou seja, fornecemos condições de financiar as ações dos clientes”, explica Marcelo Flora, sócio do BTG Pactual e responsável pelo BTG Pactual digital.

Para Marcelo, “a corretora do futuro deve fornecer uma plataforma de investimentos online onde o cliente consegue ter concentrada toda a sua vida financeira – não só a investimentos em fundos, produtos de renda fixa e corretora – mas também, eventualmente, ter crédito, fazer o pagamento de contas, gerenciar seu cartão de crédito.” Neste cenário, além das plataformas, os chatbots também ganham vez.

Como o escopo do projeto é muito grande, o BTG Pactual digital buscou empresas que pudessem ajudá-la na jornada da transformação digital. “Confiamos na Cedro para nos ajudar no desenvolvimento do homebroker. Acompanhamos todas as etapas de perto e conseguimos fazer customizações necessárias para o desenvolvimento do projeto. Ao escolher a Cedro, sabíamos que iríamos otimizar nosso tempo e contar com um parceiro de peso, que tem experiência no assunto”, frisa Marcelo.

# 2 – Grupo Lerosa: transformação digital é realidade e não tem mais volta

O Grupo Lerosa também aposta alto no desenvolvimento de novas estratégias de transformação digital, principalmente com foco na experiência do usuário. No desenho de novas estratégias e projetos, o cliente é o centro das atenções. “Começamos a desenvolver uma nova plataforma de investimentos, com uma atenção muito grande na interface que vamos oferecer aos nossos clientes. Não basta ter apenas os melhores produtos e serviços, mas é também extremamente importante que essa interface seja agradável, fácil de navegar e intuitiva”, conta Giulianno Lerosa, sócio do Grupo.

Com o desenvolvimento das soluções, outro objetivo do Grupo é reduzir ao máximo os processos burocráticos do mercado que ainda assombram alguns clientes, por exemplo, o cadastramento e a sua atualização. Com mais de 50 anos de mercado, o Grupo Lerosa mostra que para ser uma corretora do futuro é preciso pensar fora da caixa e se permitir conhecer novos métodos e processos, mesmo que a princípio possam parecer absurdos.

Para apoiar esta jornada de transformação digital, a Cedro foi a parceira escolhida pelo Grupo Lerosa. “A Cedro foi a empresa que se encaixou perfeitamente nos nossos pré-requisitos. Não precisávamos de apenas um prestador de serviços, mas uma empresa que também fosse parceira, já que estávamos entrando num ambiente desconhecido” relata Lerosa.

Em um primeiro momento, a Cedro desenvolveria apenas a plataforma de investimentos, mas, aos poucos, assumiu outras frentes do projeto de transformação digital. “Temos muita confiança no trabalho deles. O processo que eles utilizam é um grande diferencial porque é uma empresa extremamente organizada. Com certeza a Cedro é uma grande parceira nessa nova fase digital da Lerosa” assegura Giuliano.  

Em ritmo constante de transformação digital

Independente da empresa, o objetivo da transformação digital nas corretoras de valores é um só: apresentar em uma plataforma digital soluções descomplicadas, eficientes e seguras que tornem a jornada do cliente mais fácil, visando assegurar a ele uma experiência positiva.

Os demais resultados são consequência natural deste processo. Com a transformação digital, as corretoras registram um aumento de eficiência que leva à redução de custos, à lucratividade maior e à geração de novos negócios.

Este é o movimento que faz bem para todos – mercado, clientes, profissionais e empresa: todos aprendem e crescem juntos.

Clique aqui e comece agora sua jornada digital!

Recomendados para você

Saiba e entenda como usar os chatbots para vender mais ...
Imagem de um celular com imagens saindo dele
Inovar não é o bastante – fintechs precisam de uma vantagem competitiva ...
Homem em escritório interagindo com computador exibindo dados na tela
Open Banking: um panorama do mercado financeiro ...