Transformação digital: conheça cases de corretoras do futuro

Rogério Marques

10 abril 2018 - 19:41 | Atualizado em 12 abril 2023 - 19:04

Homem de camisa social mexendo em tablet

Cada vez mais, empresas das mais diversas áreas vêm investindo alto em soluções tecnológicas e muitas já fazem parte do movimento de transformação digital. Ou seja, começam a fazer uso mais inteligente da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar seu alcance e garantir resultados mais expressivos.

Com as corretoras de valores não têm sido diferente. Elas vêm investindo na transformação digital e sendo desafiadas. Afinal, este movimento exige a reestruturação de processos e a absorção de uma cultura digital, voltada para gerar ganhos de produtividade.

Mas, diante de tantas possibilidades e de novos modos de fazer as coisas, é possível pensar em como será a corretora do futuro? Qual o seu perfil e modo de atuação? É o que você descobrirá a seguir!

Tecnologia como ferramenta facilitadora

Indispensáveis para as corretoras digitais, as soluções tecnológicas também fazem toda a diferença na vida dos clientes. Elas simplificam muitos processos e tornam a vida dos clientes e dos profissionais das corretoras bem mais prática. A tecnologia também contribui para promover a aproximação do público com a marca, com o uso de novas ferramentas como os chatbots.

Ou seja, a transformação digital tende a mudar, acima de tudo, o modo como as pessoas se relacionam com as empresas. Conheça a seguir cases de corretoras que já têm apostado na transformação digital. Elas estão se reestruturando para se tornarem as corretoras do futuro!  

# 1 – BTG Pactual digital: uma nova plataforma de investimentos on-line

Desde 2014, o BTG Pactual digital é uma startup que atua dentro da estrutura do banco. Antes focado apenas em gestão de grandes fortunas, agora o BTG faz sucesso com a startup cujo foco são os investimentos voltados para o varejo.

Para construir uma corretora digital, a equipe do BTG Pactual digital sabe que precisa aprender, evoluir e inovar o tempo inteiro. Por isso, o time está em constante evolução, buscando sempre ampliar a oferta de produtos. “Estamos desenvolvendo o homebroker da plataforma, com a possibilidade de ofertar crédito para os clientes que estão operando. Ou seja, fornecemos condições de financiar as ações dos clientes”, explica Marcelo Flora, sócio do BTG Pactual e responsável pelo BTG Pactual digital.

Para Marcelo, “a corretora do futuro deve fornecer uma plataforma de investimentos online onde o cliente consegue ter concentrada toda a sua vida financeira – não só a investimentos em fundos, produtos de renda fixa e corretora – mas também, eventualmente, ter crédito, fazer o pagamento de contas, gerenciar seu cartão de crédito.” Neste cenário, além das plataformas, os chatbots também ganham vez.

Como o escopo do projeto é muito grande, o BTG Pactual digital buscou empresas que pudessem ajudá-la na jornada da transformação digital. “Confiamos na Cedro para nos ajudar no desenvolvimento do homebroker. Acompanhamos todas as etapas de perto e conseguimos fazer customizações necessárias para o desenvolvimento do projeto. Ao escolher a Cedro, sabíamos que iríamos otimizar nosso tempo e contar com um parceiro de peso, que tem experiência no assunto”, frisa Marcelo.

# 2 – Grupo Lerosa: transformação digital é realidade e não tem mais volta

O Grupo Lerosa também aposta alto no desenvolvimento de novas estratégias de transformação digital, principalmente com foco na experiência do usuário. No desenho de novas estratégias e projetos, o cliente é o centro das atenções. “Começamos a desenvolver uma nova plataforma de investimentos, com uma atenção muito grande na interface que vamos oferecer aos nossos clientes. Não basta ter apenas os melhores produtos e serviços, mas é também extremamente importante que essa interface seja agradável, fácil de navegar e intuitiva”, conta Giulianno Lerosa, sócio do Grupo.

Com o desenvolvimento das soluções, outro objetivo do Grupo é reduzir ao máximo os processos burocráticos do mercado que ainda assombram alguns clientes, por exemplo, o cadastramento e a sua atualização. Com mais de 50 anos de mercado, o Grupo Lerosa mostra que para ser uma corretora do futuro é preciso pensar fora da caixa e se permitir conhecer novos métodos e processos, mesmo que a princípio possam parecer absurdos.

Para apoiar esta jornada de transformação digital, a Cedro foi a parceira escolhida pelo Grupo Lerosa. “A Cedro foi a empresa que se encaixou perfeitamente nos nossos pré-requisitos. Não precisávamos de apenas um prestador de serviços, mas uma empresa que também fosse parceira, já que estávamos entrando num ambiente desconhecido” relata Lerosa.

Em um primeiro momento, a Cedro desenvolveria apenas a plataforma de investimentos, mas, aos poucos, assumiu outras frentes do projeto de transformação digital. “Temos muita confiança no trabalho deles. O processo que eles utilizam é um grande diferencial porque é uma empresa extremamente organizada. Com certeza a Cedro é uma grande parceira nessa nova fase digital da Lerosa” assegura Giuliano.  

Em ritmo constante de transformação digital

Independente da empresa, o objetivo da transformação digital nas corretoras de valores é um só: apresentar em uma plataforma digital soluções descomplicadas, eficientes e seguras que tornem a jornada do cliente mais fácil, visando assegurar a ele uma experiência positiva.

Os demais resultados são consequência natural deste processo. Com a transformação digital, as corretoras registram um aumento de eficiência que leva à redução de custos, à lucratividade maior e à geração de novos negócios.

Este é o movimento que faz bem para todos – mercado, clientes, profissionais e empresa: todos aprendem e crescem juntos.

Clique aqui e comece agora sua jornada digital!

Recomendados para você

Pessoas utilizando o computador
Tecnologia e gestão: quais são os benefícios dessa relação? ...
Homem com celular na mão exibindo gráfico de variação de ações com tela atrás
Terra Investimentos alavanca operação com solução da Cedro Technologies ...
Pessoa utilizando um computador
API Economy: o que é e qual sua importância? ...