Terceirização de TI: a estratégia do setor financeiro

Rogério Marques

26 julho 2019 - 14:18 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:48

Pessoa interagindo com tela exbindo dados sobre investimentos

Em plena transformação digital, é praticamente impossível sobreviver no mercado sem se tornar disruptivo e investir nas novas tecnologias.

Dentre as principais estratégias de inovação, algumas delas têm sido essenciais na procura por um diferencial: apostar em parcerias, investir em serviços cognitivos para otimizar processos, garantir a segurança da informação e buscar soluções que melhorem a qualidade do atendimento ao cliente. 

Em relação ao setor financeiro, as mudanças são ainda maiores, já que o surgimento e ascensão das fintechs têm sido responsável por apresentar novos modelos de negócios e aumentar ainda mais a lacuna existente entre as companhias disruptivas e as conservadoras.

E não são só desse tipo de parceria e terceirização de serviços que as instituições financeiras estão se beneficiando não! 

Segundo esta reportagem baseada em uma pesquisa da OnePoll, quase metade dos responsáveis por organizações de serviços financeiros nos Estados Unidos e na Europa preferem terceirizar o desenvolvimento de soluções do que fazer internamente. 

A seguir, vamos dar um panorama geral sobre a terceirização de serviços de TI fora do Brasil e como anda esta tendência de parcerias por aqui. 

Transformação digital e a terceirização do TI 

São inúmeros os motivos pelos quais as empresas têm optado pela terceirização de serviços de TI. Dentre eles podemos citar uma busca por redução de custos, falta de especialização interna, foco em atividades que podem trazer mais receita a curto prazo, entre outros.

A transformação digital é um dos motivos principais que leva os executivos das instituições bancárias a pensar em terceirização de TI. A procura por modernização e o forte desejo de investir em novas tecnologias têm mostrado uma grande lacuna entre a vontade de inovar e o conhecimento obsoleto das equipes internas.

Uma pesquisa feita pela OnePoll mostrou que, entre os executivos de empresas do setor financeiro da Europa e Estados Unidos, 49% respondeu que encontra facilmente disponíveis no mercado os produtos e serviços necessários para a abordagem tecnológica escolhida.

Este é um fator crucial de escolha pela terceirização, já que a mesma pesquisa mostrou que quase metade dos entrevistados acha mais econômico optar por uma solução já pronta e disponível do que buscar equipes com conhecimento e experiência mais amplos.

Além disso, os executivos europeus e norte americanos também citaram que, ao optarem pelo amplo conhecimento dos provedores terceirizados, a sobrecarga sobre suas costas diminui um pouco. 

Desse modo, é possível se concentrar mais na capacitação de negócios, que geralmente envolve implantação, integração e gerenciamento de processos.

Terceirização de TI no Brasil

A terceirização de serviços de TI para o setor financeiro também é uma realidade no Brasil.

Em 2018, a Cedro Technologies, empresa de tecnologia voltada ao mercado financeiro e negócios digitais, analisou como cem executivos de tecnologia têm vivido a transformação digital e quais as principais tendências quanto aos investimentos em tecnologia.

A pesquisa da Cedro Technologies também mostrou outro ponto interessante. Em relação aos desafios da transformação digital, 36,72% dos entrevistados levantaram a questão da falta de conhecimento em tecnologia por parte da equipe como a maior dificuldade.

Assim como nas empresas europeias e norte americanas, a pouca ou nenhuma experiência interna tem levado as instituições bancárias a optarem pela terceirização de serviços e soluções e, dentre os motivos, estão:

Conhecimento já produzido

No lugar de resolver internamente os desafios corporativos, as empresas estão optando por terceirizar tecnologias externas já disponíveis no mercado.

Custo em obter uma equipe especializada

As empresas acham que utilizar uma solução de tecnologia terceirizada já pronta é mais econômico do que obter uma equipe especializada ou especializar a equipe interna de TI. Além disso, a terceirização de TI melhora o tempo de comercialização e continuidade pós-projeto. 

Serviços completos

Muitas instituições bancárias também aproveitam a terceirização para obter um serviço completo, com hospedagem, operações de TI, gerenciamento de aplicações, entre outros. Além de poderem se beneficiar das habilidades e conhecimentos de uma equipe especializada.

A pesquisa da Cedro também apontou que, dentre os 100 executivos entrevistados, 66,67% já trabalha com um time misto, com uma parte composta por colaboradores internos e uma parte com parceiros de tecnologia especializados no setor.

Apenas 9% dos entrevistados conta com um time interno capacitado para entrega de novos serviços e produtos.

Além disso, em 2018 o governo brasileiro sancionou uma lei que passou a permitir a terceirização de qualquer atividade. Dessa forma, a procura e contratação de profissionais especializados em novas tecnologias e inovação cresceu exponencialmente.

Segundo esta reportagem do mesmo ano da aprovação da lei, o valor estimado de receita do mercado de terceirização de serviços de TI foi de R$ US$ 13,6 bilhões. 

Ou seja, a terceirização de TI é uma forte tendência no Brasil e no restante do mundo. Contar com parcerias é enriquecer as instituições financeiras com mais conhecimento e tecnologia e tornar ainda mais ecossistêmico este setor da economia.

Conheça a Cedro Technologies

Fundada em 2005, a Cedro Technologies é uma provedora de soluções em software, consultoria e tecnologia com atuação global e sustentável. 

Especialista em inteligência de mercado, tecnologia para o setor financeiro e negócios digitais, oferece:

  • Soluções financeiras que envolvem plataformas, Market Data, Negociação Eletrônica e TI, atendendo bancos, corretoras, assets, traders e outros clientes.
  • Serviços de TI prontos para atender todas as demandas tecnológicas
  • Serviços para dispositivos móveis, já que este tipo de acesso tornou-se obrigação para qualquer empresa que deseja ser referência em sua área de atuação. 

Acesse o site da Cedro Technologies e conheça de perto as soluções sob medida para sua empresa!

Recomendados para você

Desenho de conexões entre aparelhos e servidor
Webservice API para cotações Soja, Milho, Boi e Café ...
Homem sorrindo em sala de escritório
Business Intelligence: inovando a tomada de decisões nas empresas ...
Pessoa utilizando celular com cartão em outra mão
O que é Open Banking? ...