Tendências em tecnologia e IA para 2022

8 / 03 / 2022

Tendências em tecnologia e IA para 2022

Acompanhar as novas tendências em tecnologia é crucial para as empresas que buscam se tornar cada vez mais competitivas frente ao mercado. 

E, na era digital em que vivemos, novidades no setor surgem em uma velocidade grande. Afinal, os impactos são sentidos na sociedade de forma muito ágil, o que faz com que a evolução dessas ferramentas seja contínua. 

Justamente por isso é preciso estar atento ao cenário e às oportunidades que surgem, pois, hoje, um dos fatores que ajudam a determinar o sucesso de uma empresa é a rapidez de decisão e implantação de novos recursos. 

E para que você e seu negócio não fique para trás, nós listamos neste artigo, quais são as principais tendências em tecnologia e Inteligência Artificial (IA) para 2022. Acompanhe!

 

4 tendências em tecnologia para 2022

#1- 5G

De acordo com o Ericsson’s Mobility Report, as assinaturas de tecnologia 5G ultrapassarão um bilhão em 2022.

Isso é devido a sua incrível velocidade que é 100 vezes maior que o 4G, o que significa que uploads, downloads, transferências de dados, streams e atendimento online pelo chatbot serão muito mais rápidos.

O 5G também impulsionará a Internet das Coisas (IoT), que envolve dispositivos inteligentes conectados à Internet e operam juntos. Ao contrário do 4G, muitos dispositivos podem se conectar à rede 5G sem uma queda significativa na velocidade, latência e confiabilidade. 

Isso se deve ao recurso de divisão de rede que as cria de forma independente, oferecendo serviços diferentes para cada dispositivo.

Além disso, enquanto as redes móveis 4G lutam com a conectividade em um local lotado, o 5G pode transmitir suas ondas de rádio para até um milhão de dispositivos por quilômetro quadrado.

Ou seja, muito mais que uma das mais importantes tendências em tecnologia, o 5G é uma verdadeira revolução na forma de se comunicar pelo mobile. 

#2 - Metaverso

A mudança de nome do Facebook para Meta colocou em destaque o metaverso, descrito como a próxima evolução na conectividade social.

Trata-se de um espaço virtual tridimensional, no qual as pessoas podem fazer login e  utilizar seus avatares 3D para socializar, trabalhar, fazer compras, colaborar ou jogar juntos.

Esta “realidade estendida” está prevista para ser a próxima evolução da internet e irá ultrapassar as linhas entre a vida física e digital. 

 

#3 - Internet das coisas

O que antes era visto como algo futurista, a Internet das Coisas (IoT) trouxe para a realidade. Hoje, os aparelhos inteligentes já fazem parte da nossa rotina e não são mais novidade.

E essa tecnologia continuará evoluindo e nos surpreendendo em 2022. Na área da saúde, por exemplo, veremos o monitoramento a distância e em tempo real dos pacientes, que irá reduzir de forma significativa a contaminação de vírus nos hospitais.

Já nas indústrias, a automação dos equipamentos alcançará outro nível, também permitindo que o maquinário seja controlado de forma remota. 

Ou seja, a constante comunicação entre pessoas e aparelhos não só é uma das principais tendências de tecnologia para 2022, mas sim, uma breve visão do futuro.

 

#4- Segurança digital

Toda essa evolução da tecnologia infelizmente também atrai os cibercriminosos, que estão cada vez mais perigosos e sofisticados.

Por isso, a segurança digital também aparece como uma das mais importantes tendências em tecnologia para o ano de 2022. 

Afinal, segundo a consultoria alemã Roland Berger, o Brasil já ocupa o 5º lugar no ranking de países que mais sofreram com crimes cibernéticos em 2021. Ao todo, foram 9,1 milhões de ocorrências, mais que o ano inteiro de 2020.

Diante deste cenário, muitas empresas já estão investindo em segurança digital. De acordo com o estudo da PwC Digital Trust Insights 2022, 83% das empresas brasileiras devem aumentar os gastos com cibersegurança em 2022. E os ataques hackers estão entre as principais preocupações. 

 

Inteligência Artificial como uma das principais tendências em tecnologia

Entre as tendências em tecnologia para 2022, a Inteligência Artificial (IA) é a mais significativa. É o que aponta a pesquisa “O Impacto da Tecnologia em 2022 e Além”: um estudo Global do IEEE, realizado pelo IEEE (Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos).

Fizeram parte do estudo, 350 diretores de tecnologia, diretores de informação e diretores TI de países como o  Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, China e Índia. E 95% dos entrevistados acreditam que a IA será responsável pela maior parte da inovação na indústria nos próximos cinco anos.

Machine Learning

A inteligência artificial juntamente com o machine learning tem um potencial imenso quando o assunto é revolucionar diversos setores da indústria. 

Um exemplo disso é a hiperautomação, que é uma maneira eficiente de melhorar o atendimento ao cliente e acelerar vários processos.

Além disso, a hiperautomação também pode ajudar a realizar outras tarefas importantes em um ritmo mais rápido, como integração e organização do sistema, além de melhorar a produtividade do trabalhador.

Para aqueles que ainda podem estar preocupados com a IA canibalizando seus empregos, a ascensão da Inteligência Aumentada é uma boa notícia. Ela reúne os melhores recursos humanos e tecnológicos, dando às organizações a capacidade de melhorar a eficiência e o desempenho de sua força de trabalho.

 

Modelagem de Linguagem

A modelagem de linguagem também é uma das tendências em tecnologia de IA que surge com força. 

Afinal, o cliente é o foco nos dias de hoje e as empresas precisam, ao mesmo tempo, aumentar sua capacidade e oferecer um bom atendimento.

Para isso, os chatbots precisam evoluir. E é justamente isso que acontecerá em 2022. Um exemplo é o GPT-3 – uma Inteligência Artificial que usa aprendizagem profunda para produzir textos semelhantes ao humano.

 

Por que investir nessa transformação?

Como mencionamos, investir nas tendências em tecnologia é um dos fatores principais para manter a empresa competitiva no mercado. 

Isso porque, ao contar com essas ferramentas, a instituição só tem a ganhar com os benefícios que elas fornecem, que são:

  • Melhora na comunicação móvel

Ao contar com o 5G, o trabalho remoto ou externo se torna muito mais eficiente e ágil, devido à alta velocidade e à maior cobertura.   

  • Maior proteção

Assim como os hackers que estão cada vez mais aprimorando seus ataques, as novas tecnologias também apresentam maior segurança cibernética, dificultando o trabalho dos cibercriminosos.

  • Menor índice de erros

Com a automatização dos processos, a porcentagem de erros das tarefas que eram realizadas a mão cai drasticamente. 

Afinal, as máquinas não estão sujeitas ao cansaço, sono e desatenção, principais causas de falhas humanas. 

  • Aumento da produtividade

Ao colocar as máquinas para realizarem as tarefas repetitivas, os colaboradores podem se concentrar em outras atividades que geram mais valor para a empresa. 

Dessa forma, há um aumento na produtividade e na qualidade dos serviços prestados pela organização.

  • Redução de custos de contratação de equipes

Em alguns casos, como o do chatbot com Inteligência Artificial, a ferramenta é capaz de executar, com maestria, o mesmo trabalho que seria realizado por uma equipe inteira.

Neste cenário, todos os custos relacionados à seleção, entrevistas, contratação e demissão são eliminados. 

Ou seja, as novas tecnologias, quando bem implementadas, só ajudam a empresa a se tornar muito mais eficiente, estratégica e ágil. Os processos se tornam muito mais fluidos e o cliente percebe a melhora.  Por isso, invista em tecnologia e transforme seu negócio.

Deixe uma resposta