home Sem categoria Tendências de UX e UI para o segundo semestre de 2020!

Tendências de UX e UI para o segundo semestre de 2020!

UX e UI são duas áreas em crescimento exponencial nos dias de hoje. Com a transformação digital em curso, a tendência é que elas se aprimorem cada dia mais. Se você trabalha em uma empresa de tecnologia, sabe como a experiência do usuário é fundamental para ter excelentes resultados. 

O objetivo dessas áreas é, justamente, tornar a vida do cliente mais fácil, de forma que ele consiga resolver suas dores de maneira rápida e sem atrito. Por isso, no post de hoje, trouxemos algumas tendências em UX e UI para você ficar de olho ao longo dos próximos anos e poder aplicar ainda em 2020. Confira! 

Tendências UX e tendências UI

Não é exagero falar que a Covid-19 acelerou o processo de transformação digital. Com o isolamento social, as pessoas encontraram na tecnologia uma alternativa para manter presentes algumas atividades rotineiras. Reuniões online, serviços de delivery e aulas virtuais garantiram a permanência do trabalho, da educação, do lazer e da alimentação das pessoas, pelo menos, em algum nível. 

Nesse cenário, quem atua em UX e UI terá uma grande importância no aprimoramento das tecnologias e sites disponíveis. Mas quais são as demandas do mercado para esses profissionais? Confira, agora, as tendências UX e UI para começar a desenvolver na sua empresa. 

Tecnologia Mobile

Que os smartphones já se tornaram uma febre entre os usuários não é novidade. Mas, com a pandemia do Coronavírus, usar os aplicativos se tornou uma prática ainda mais forte entre os consumidores. Seja para consultar informações sobre a doença ou para pedir comida por serviços de delivery, os apps foram amplamente adotados. 

As empresas que já tinham uma estratégia mobile bem definida saíram na frente e agora estão colhendo os frutos dessa iniciativa. Já outros negócios que ainda não tinham o próprio app perceberam a importância do desenvolvimento dessa frente. 

Por isso, profissionais de UX e UI precisam estar preparados para atender à demanda desse tipo de tecnologia. O futuro deve ser dominado por aplicativos avançados que permitirão aos usuários as mais diferentes ações, desde realizar consultas médicas até concluir um curso de aulas online. 

Chatbots

Os chatbots já são conhecidos dos profissionais de tecnologia. Mas os usuários estão cada vez mais exigentes. Por isso, uma das tendências em UX e UI é garantir uma linguagem mais natural para esses dispositivos. A inteligência artificial disponível hoje já permite criar modelos que se aproximam da forma humana de falar. Além, claro, de capacitar os bots de um entendimento maior em relação aos comandos dos usuários. 

Mesmo que a tecnologia já esteja avançada nesse sentido, os profissionais precisam ter em mente que é necessário oferecer experiências de comunicação mais fluidas a quem está do outro lado do site ou aplicativo. UX Writers, por exemplo, podem ajudar muito o time de tecnologia na hora de criar conversas com chatbots que façam sentido e que resolvam o problema do usuário.  

Bots que funcionam por comando de voz também estarão em alta. É muito provável que as buscas em um site como o Google por meio dessa técnica cresça muito nos próximos anos, pela praticidade que oferece. Na hora de buscarem soluções para as suas dúvidas ou problemas, os usuários vão sempre preferir o caminho mais fácil e que chegue na melhor resposta. Profissionais de tecnologia que souberem entregar isso aos clientes, terão um grande destaque no mercado. 

User Experience

Profissionais de UX e UI estão acostumados a pensar focados no usuário. Está é uma prática que deve ser sempre considerada, tanto agora, como no futuro. A user experience é um dos itens que garantem a satisfação do cliente com a marca. Na hora de criar aplicativos e sistemas para o usuário, é preciso pensar como ele. Para os profissionais de tecnologia, alguns caminhos dentro de um dispositivo podem ser muito óbvios. 

Só que isso não é sempre verdade para o usuário, principalmente o leigo. Por isso, quem trabalha com UX e UI precisa fazer as perguntas mais básicas na hora do desenvolvimento da tecnologia. Assim, garante uma usabilidade intuitiva para quem está do outro lado do dispositivo. 

Conte com a equipe de UX/UI da Cedro Technologies para ajudar com seus processos na área de tecnologia, principalmente aqueles que envolvem inteligência artificial e a criação de chatbots com uma ótima usabilidade e fáceis de programar. 

Gostou? Compartilhe:

Equipe Cedro

Equipe Cedro

Empresa focada em tecnologia e referência em inovação para o mercado financeiro e em soluções de TI e mobile.