4 tendências de aplicativos mobile em 2017

25 / 05 / 2017

Não é novidade que o número de usuários de smartphones cresceu de forma exponencial na última década. Nesse sentido, a adoção dessa tecnologia por grande parte da população obrigou que as empresas adotassem uma nova forma para engajar com o público.

Para termos uma ideia, em 2016, estudos apontaram que, só no Brasil, são cerca 170 milhões de usuários de smartphones no mundo todo. Além disso, esse número vem crescendo a cada ano e a previsão para 2017 é ainda maior do que a dos anos anteriores.

Tendo em mente que vivenciamos a era dos smartphones, preparamos este post com as principais tendências de aplicativos mobile para 2017. Acompanhe!

1. Crescimento de aplicativos de compras

De acordo com o relatório Mobile Benchmark, preparado pela Adobe Digital Insights em 2016, o lançamento de aplicativos apresentou um aumento de 24% comparado com o ano anterior. Além disso, cerca de 31% de todo o tráfego de usuários está voltado para os aplicativos de compra.

Com isso, esses dados demonstram a importância do investimento das empresas em tendências de aplicativos mobile, principalmente para as fatias de mercado que apresentam um crescimento mais elevado.

Se você é um profissional de TI atento a essas questões, saiba que é necessário chamar atenção de seus clientes em meio a tanta concorrência. Portanto, é importante o investimento em interfaces interativas e aplicativos responsivos, para uma melhor experiência do usuário — como mostraremos nos tópicos seguintes.

2. Interfaces de acordo com a idade

Uma das principais tendências de aplicativo mobile é a interface utilizada no app. É muito importante que cada aplicativo tenha uma interface diferenciada, de acordo com a idade do usuário — melhorando a experiência do consumidor.

Diante disso, fica mais evidente que uma criança precisa de uma interface mais chamativa e colorida, enquanto o público mais adulto prefere um conteúdo claro e mais objetivo.

Nesse sentido, o relatório Mobile Benchmark, demonstrou um dado muito relevante: segundo os resultados, usuários entre 25 a 34 anos realizam 33% mais downloads que a média dos demais consumidores.

Assim, é extremamente importante identificar a idade do seu público, de modo a proporcionar uma melhor interatividade e experiência.

3. Interesse pelo desenvolvimento de aplicativos mobile

Além dessas tendências, algo que se destacou nos últimos anos foi a busca pelo desenvolvimento de um aplicativo mobile, seja para as empresas ou mesmo para profissionais de TI.

Essa mudança fez com que muitas empresas passassem a adotar uma metodologia digital para prestação de serviços — existem casos de bancos virtuais, serviços de transporte por app, entrega de comida online e uma série de novas possibilidades.

Existe, inclusive, uma série de programas que facilitam esse processo, como é o caso do Xamarin. Utilizando essa ferramenta, é possível que o profissional programe seu app com mais precisão — e nem sempre é necessário conhecer todas as linguagens de programação.

4. Destaque do mercado de produtos digitais

Como abordamos durante esse material, é importante que os profissionais de TI estejam sempre atentos às tendências de aplicativos mobile e demais ferramentas do mundo digital. Pensando nisso, o crescimento do mercado de produtos digitais cresceu fortemente nos últimos anos.

Existem cursos virtuais, softwares totalmente customizáveis que podem ser adquiridos pela internet e uma série de outras possibilidades de informação. Essa facilidade trouxe muita competitividade para diversos negócios, sobretudo aqueles de pequeno e médio porte.

E então, leitor? O que achou desse material? Curta a página da Cedro Technologies no Facebook e descubra o que preparamos para você!