O que é a tendência Low Code?

Rogério Marques

17 novembro 2022 - 09:00 | Atualizado em 29 maio 2023 - 11:22

low-code

Um assunto que vem ganhando muita força no mercado de tecnologia é a tendência Low Code. Motivado principalmente pelos efeitos da pandemia de COVID-19, esse mercado vem ganhando força e muitos adeptos.

Afinal, a transformação digital é uma necessidade básica para qualquer negócio que queira ter sucesso. Além disso, em uma realidade onde inovação é o principal fator para ser competitivo, estar antenado nas tendências é estar um passo à frente.

Saiba mais sobre o que é Low Code e como ela pode trazer benefícios se implementada!

O que é Low Code?

Como o próprio nome já sugere, o Low Code, também compreendido como plataforma de desenvolvimento de baixo código, propõe que cada vez mais aplicações sejam disponibilizadas usando o mínimo possível de códigos e estruturas de funcionalidades mais intuitivas.

Desde a sua concepção, a base de toda tendência Low Code é construir o projeto primeiramente por blocos visuais. Essa prática permite que todos possam participar da criação da aplicação, até quem tem pouca ou nenhuma habilidade com programação.

Por essa sua característica minimalista e simples, facilitando a compreensão, essa inovação começou a cair nos gostos dos profissionais de tecnologia e empresários que priorizam a otimização do tempo de trabalho e a redução dos custos de investimento para melhorar o ROI em TI.

Como a tendência Low Code explodiu?

É inegável o impacto irrevogável que a COVID-19 trouxe para a nossa sociedade, muito além das questões sanitárias e de saúde.

A pandemia e a inovação da tecnologia foram os estopins para a tendência Low Code, e algumas das principais modificações trazidas nesse cenário são:

  • Relações de trabalho foram totalmente transformadas ‒ o Home Office, por exemplo, se tornou uma regra, não exceção;
  • Hábitos de consumo foram adaptados;
  • A forma como nos relacionamos uns com os outros foi modificada;
  • O boom na demanda por inovações e mais tecnologias.

Por conta dessas grandes modificações que estavam ocorrendo em um curto espaço de tempo, as empresas e desenvolvedores, precisavam acelerar a forma de lançar inovações que atendessem essas novas demandas. Foi nesse momento, que a tendência da tecnologia Low Code ganhou força.

Quais são os benefícios da técnica Low Code?

A tecnologia transformou a vida humana, sua forma de trabalhar, consumir e se relacionar. Além de afetar também as mudanças culturais e diversos outros fatores que interferem individual e socialmente as pessoas.

Cada vez mais os consumidores buscam inovação e praticidade no seu dia-a-dia. E as empresas precisam oferecer isso aos seus consumidores para não apenas sobreviverem, mas continuarem crescendo nesse mundo tão caótico.

Se inovação é o foco principal das empresas, o Low Code se alimenta desse aspecto e entrega isso para o negócio. Quanto mais rápido e prático for lançar aplicações no mercado, mais pessoas usam o serviço e a receita cresce.

Além disso, a utilização da técnica de programação Low Code na rotina da sua empresa, traz diversos outros benefícios importantes para os colaboradores e seus resultados. Confira a seguir os principais benefícios do Low Code!

1. Aumento da produtividade

A produtividade é um dos maiores calcanhares de Aquiles de qualquer empresa, em especial na área de tecnologia. Afinal, quanto mais “sujo” e extenso é o código, mais tempo é dedicado para fazer uma funcionalidade que poderia ser mais simples.

Fora a correção de bugs e falhas, que até achar qual é a linha do extenso código que está dando erro, lá se foi um bom tempo.

Com o Low Code, o desenvolvedor pode entregar soluções bem mais rápidas e no prazo certo, além de propor melhorias para cada cliente.

2. Redução de custos

Toda empresa que quer ter um crescimento saudável, busca sempre reduzir custos. Mas, como inovar e ainda reduzir gastos desnecessários? Bom, aderir a plataformas Low Code pode trazer esse resultado direto.

Isso porque com a técnica, você tem mais agilidade e produtividade. Assim, sua equipe pode ser melhor aproveitada em outros projetos e abre-se um leque de serviços que podem ser ofertadas aos clientes.

3. Segurança

O Low Code utiliza padrões específicos para o desenvolvimento das soluções. Logo, é mais fácil prevenir e identificar falhas que possam comprometer a segurança da aplicação. Sua segurança é mais avançada se comparada com licenças de código aberto.

>> Confira: Escolha os melhores investimentos em tecnologia para sua empresa

Futuro do Low Code e das tecnologias inovativas

Para finalizar, é importante refletir sobre o futuro do Low Code. Afinal, ao longo da história, tivemos muitas inovações que no começo foram negadas e colocadas como “passageiras” ‒ vide o caso das gigantes Blockbuster quando surgiu a Netflix.

A tendência Low Code não nos faz questionar se ela vai substituir ou não o “full code”, mas sim quando ela irá fazer isso. Afinal, cada vez mais está difícil recrutar desenvolvedores e a bolha da tecnologia está aumentando.

Fora isso, essa prática entrega diversos benefícios para os negócios e também para os desenvolvedores que nela atuam.

Conte com as tecnologias da Cedro para adotar em sua empresa

Com um foco principal em levar tecnologias de ponta para empresas do ramo financeiro, a Cedro Technologies tem o objetivo de acelerar a jornada dos clientes rumo à transformação digital.

Trabalhamos desenvolvendo softwares de alta qualidade para escalar os negócios, automatizar processos, integrar dados e interfaces e acelerar o processo de crescimento por meio de um trabalho mais estratégico e analítico.

Para saber mais sobre nossas soluções e encontrar a ideal para seu negócio, entre em contato com especialistas da Cedro e saiba mais sobre nosso catálogo de tecnologias!

Recomendados para você

Pessoa vendo seu tablet samsung enquanto toma café
A segurança de aplicativos mobile também depende dos usuários ...
Homem trabalhando em um copmputador
Preparando um ambiente para Testes Automatizados com Cucumber e Java ...
Pessoa utilizando aparelhos tecnológicos com símbolo de rede em primeiro plano
Como os bancos podem enfrentar o desafio omnichannel? ...