Tendências em pagamento para 2021: descubra as mais famosas

18 / 05 / 2021

As tendências em pagamentos mudam quase todos os anos. Porém, na virada de 2020 para 2021, o Banco Central do Brasil anunciou um novo recurso chamado PIX, que iria revolucionar a forma das pessoas realizarem transferências e outros tipos de serviço pelo smartphone. 

Até então, éramos acostumados com funções como TED e DOC, que levavam mais tempo ou que faziam alguma cobrança. Essa nova ferramenta não exige nada disso e ainda permite que o dinheiro caia em segundos, até mesmo fora de dias úteis! 

Para o ano de 2021, essa e outras tendências em pagamentos irão dominar o Brasil e o mundo, dando mais autonomia para os usuários e permitindo que eles tenham mais de uma opção para escolher.  

Se você quer saber mais sobre essas tendências, continue no nosso artigo e acompanhe! Boa leitura.  

 

Tendências em pagamentos: uma mudança nos hábitos 

Não ache que as tendências em pagamentos surgiram somente nas últimas décadas. A busca pela inovação neste tipo de serviço possui registros a.C, quando os chineses desenvolveram as primeiras moedas em bronze para comercializar produtos na região. 

O tempo passou e muitas outras formas de pagamento surgiram com os anos. Podemos dizer que nos últimos 20 anos tivemos um avanço exponencial, já que ainda em 2002 foram criados os sistemas de TED e DOC pelo Banco Central do Brasil. 

De tempos em tempos acontecem mudanças no comportamento da sociedade. O uso de cheques para pagamentos já foi bastante comum e caiu em desuso. O TED e DOC já foram grandes tendências de pagamento, mas agora deram vez para o PIX e outros serviços. E assim seguem as tecnologias em evolução.  

 

Quais são as tendências em pagamento agora em 2021? 

No ano de 2021, temos, sim, a evolução do PIX como uma das grandes tendências em pagamentos. Contudo, não fique preso apenas a essa ferramenta, pois existem outras que surgiram e também algumas que tiveram ainda mais avanços. 

Por isso, separamos aqui três recursos de pagamento que você deve se atentar neste ano, pois são os melhores modelos para se investir: 

Evolução do PIX  

Em primeiro lugar temos a evolução do PIX. Esse foi um recurso que surgiu em 2020, criado pelo Banco Central do Brasil, e que ganhou proporções estrondosas no país.  

A sua funcionalidade basicamente permite que os usuários transfiram, façam pagamentos e outros serviços apenas com uma chave, que pode ser número de celular, CPF, CNPJ ou outras informações, e o dinheiro cai em segundos. 

Este não é um serviço que funciona apenas em dias úteis, nos fins de semana e feriados as transações também são instantâneas. O melhor de tudo é que essa funcionalidade é gratuita e não exige que o consumidor pague nenhuma taxa pela transferência. 

WhatsApp Pay 

O WhatsApp Pay é outro recurso que promete benefícios para o consumidor. Depois de um longo impasse com o Banco Central do Brasil, o aplicativo WhatsApp conseguiu liberar essa função para os brasileiros e permitiu pagamentos via mensagens. 

Essa é uma das tendências em pagamentos para 2021, pois as pessoas poderão reduzir o caminho para realizar uma transferência, sem a necessidade de abrir outro aplicativo. Basta apenas clicar na função de pagamento, selecionar o cartão pré-pago ou débito em conta, e fazer o pagamento. 

Não são todas as instituições bancárias que ainda se vinculam ao aplicativo, sendo apenas 9 no Brasil (até o mês de maio de 2021). Algumas taxas podem ser cobradas, mas variam de acordo com o banco que realiza esse serviço.  

QR Code 

O QR Code já é uma das principais tendências de pagamento há alguns anos, mas cresce cada vez mais, inclusive no ano de 2021. 

Com o seu smartphone, basta abrir a câmera e reconhecer o código. Nesse código está linkado o valor a ser pago e as informações sobre o pagamento que será efetuado. Não é necessário escrever mais informações, como CPF, nome da pessoa e outros dados. Só aproximar a câmera e pronto! 

Muitas lojas varejistas usam também esse recurso para que os usuários baixem aplicativos rapidamente e encurtem o caminho para uma Play Store ou Apple Store.  

 

Quais são os benefícios e impactos das novas tendências? 

É importante destacar que as novas tendências em pagamentos trazem tanto benefícios como impactos para as empresas e consumidores. Mesmo que elas busquem otimizar cada vez mais o mercado financeiro, sempre existirá um lado menos favorecido nessa relação.  

Em relação aos benefícios, temos aqui funções altamente tecnológicas e seguras. Contudo, falsificação de identidade e fraudes são perigos reais que passam por transformações tecnológicas tão velozes e rebuscadas quanto os próprios meios de pagamento. A boa notícia é que é possível construir um ambiente ainda mais seguro com ferramentas digitais desenvolvidas para facilitar e dar segurança para a consulta e validação de dados. 

Outra tendência tecnológica que tem tudo a ver com os novos meios de pagamento são os chatbots. Estes sistemas entregam muito mais automação e agilidade nos atendimentos ao cliente, e a mistura de pagamentos instantâneos e seguros e atendimentos rápidos com certeza fazem a diferença na experiência do cliente.  

E o lado ruim dos pagamentos? As pessoas que não estão acostumadas com a tecnologia infelizmente demoram para se adaptar às novidades. Além disso, os usuários que também querem utilizar o WhatsApp Pay, mas não possuem uma conta bancária nas instituições vinculadas também são prejudicados. 

Quanto ao PIX, só existem vantagens. Essa é uma das principais tendências em pagamentos devido a sua alta otimização para uso de todos. 

Investir em tecnologia é uma excelente forma de ajudar o seu negócio. Oferecer as tendências em pagamentos aproxima mais consumidores e faz com que a sua empresa se destaque pelas opções atualizadas com o mercado. 

Aproveite também para conhecer a ferramenta People da Cedro Technologies, um recurso de chatbot automatizado que ajuda na comunicação omnichannel com os consumidores da sua empresa e proteja o seu negócio com o Data Engine! 

Invista em tecnologia e transforme o seu negócio!