Teia societária: descubra o que é e a importância da sua análise

teia societária e sua importância para redução de fraudes

Cada vez mais as empresas estão buscando automatizar diversas decisões, conforme a Pesquisa Global de Identidade & Fraude de 2021 realizada pela Serasa Experian. Dentre estas resoluções, a segurança e a prevenção de fraudes continuam sendo o foco absoluto.

Diante destes dados, é essencial que a sua empresa passe a adotar algumas práticas de avaliação de risco de seus fornecedores e parceiros de negócio.

Essa prática tem por objetivo reduzir o número de fraudes e evitar prejuízos à sua operação. Existem diversas ações que podem ser utilizadas pelas empresas e, dentre elas, a consulta da reputação da empresa com que você está negociando e a análise da sua teia societária são fundamentais.

Veja neste artigo, o que é a teia societária e como a sua análise vem se tornando cada vez mais essencial para as empresas que buscam se prevenir contra as fraudes.

O que é a teia societária

Normalmente, uma empresa é composta por sócios com hierarquias diferentes. Desta forma, a teia societária, ou estrutura societária, é uma representação gráfica destes sócios de um negócio, sua hierarquia, percentual de participação e, ainda, se possuem envolvimento em algum outro CNPJ.

Com esta informação em mãos sobre os sócios, executivos e líderes de uma companhia com a qual você está negociando, é possível realizar uma análise geral sobre a sua reputação e confiabilidade no mercado.

Além disso, é possível descobrir se há algum envolvimento em questões graves que podem prejudicar a sua empresa, principalmente do ponto de vista ético, como, por exemplo, participações em esquemas fraudulentos e lavagem de dinheiro.

A importância da análise da teia societária

A análise de teia societária irá fazer uma busca em todos os sócios e empresas coligadas ao fornecedor ou parceiro que está sendo analisado. Esse processo encontrará possíveis riscos associados aos sócios, por exemplo, caso tenham algum impedimento, processos jurídicos ou até mesmo fraudes de identidade.

Todas essas práticas irão consolidar o risco que aquela empresa oferece ao seu negócio. Se de fato a empresa existe, se é idônea, se ela já teve algum impedimento ou não, ou seja, de fato irá avaliar o risco que ela representa. Conheça abaixo, alguns dos benefícios da análise da teia societária:

1. Contribuição no compliance

Para que o seu negócio esteja em conformidade com a lei, é necessário que os seus fornecedores e parceiros também estejam. Afinal, havendo algum envolvimento em esquemas antiéticos, sua empresa poderá ter a credibilidade  e reputação prejudicadas. 

A análise da teia societária contribui grandemente no compliance do seu negócio. Com ela, seus riscos de envolvimento com empresas suspeitas serão drasticamente reduzidos, pois, você conhecerá todos os sócios da empresa com a qual você fará negócio e as suas associações.

2. Redução de fraudes

Outro ponto bastante importante para o qual a teia societária contribui é na redução de fraudes. Muitas organizações estão investindo em formas de mitigar os riscos de realizar negócios com empresas envolvidas em fraudes.

Neste sentido, a análise da teia societária vem como uma grande aliada no processo. Afinal, é por meio dela que você conhecerá todos os sócios e também as empresas às quais eles estão coligados.

Por isso, analisar a teia societária de um fornecedor, por exemplo, é fundamental para que você tenha uma maior certeza de que ele possui um histórico idôneo e de que irá honrar com os compromissos assumidos com você e seu negócio.

Sabemos que uma análise dessa pode consumir muito tempo dos seus colaboradores, pois deve ser feita de forma minuciosa. Para otimizar esse processo, existem várias ferramentas que executam essas tarefas. Continue a leitura para saber mais!


Análise automatizada da teia societária

O avanço da tecnologia vem permitindo cada vez mais um aumento de soluções que tornam nosso dia a dia mais eficaz. Uma destas soluções é o Data Engine. Com ele, você pode realizar a análise automatizada da teia societária de qualquer empresa com a qual você está realizando algum negócio. A solução apresenta graficamente todas as ligações entre sócios e outras empresas coligadas.

Além disso, essa análise proporciona um melhor entendimento de todas as ligações entre os sócios ou outras empresas. De forma visual, você terá acesso às informações dos sócios sempre que for necessário e entenderá todos os vínculos existentes.

TEIA

A teia societária ainda poderá auxiliar no processo de compliance e análise de risco, pois algum sócio de uma empresa parceira pode ter algum envolvimento que coloque a reputação do seu negócio em risco. Por isso, é preciso um monitoramento próximo e constante.

Conheça o Data Engine, e veja como podemos auxiliar na proteção da sua empresa.

Deixe uma resposta