Alocar ou contratar: o que é melhor para sua empresa?

Patrícia Mourão

24 fevereiro 2016 - 17:35 | Atualizado em 29 maio 2023 - 18:36

Imagem de uma mão selecionando uma figura de pessoa feminina

Neste período de economia com baixo crescimento, a redução de custos passa a ser perseguida com mais afinco pelas empresas. A produtividade, neste sentido, também precisa ser potencializada. E é aí que surge a dúvida: contratação ou alocação de profissionais? Qual é a melhor opção para atender aos projetos da minha empresa?

Neste artigo, vamos conversar sobre isso. Você entenderá o que é a alocação de profissionais para decidir se ela é uma boa opção para o seu negócio.

Leia também: Entenda a importância do planejamento estratégico para sua empresa.

Alocação de profissionais: o que é e quais são os benefícios

Contratações erradas são sempre graves, mas se tornam ainda mais num momento em que há baixo crescimento da economia do país. É hora de produzir mais e melhor com menos recursos. Por isso, ter pessoal altamente qualificado nos projetos da empresa é fundamental.

Uma excelente alternativa é, portanto, a alocação de profissionais, que nada mais é do que a distribuição dos colaboradores que já fazem parte do time nos diversos projetos da empresa. Ao invés de contratar equipes para cada projeto, os colaboradores já contratados são alocados nos projetos e respondem por múltiplas tarefas conforme suas habilidades e experiências.

Conheça os principais benefícios dessa prática:

  • Gera redução de custos (folha de pagamentos)

Equilibrando as horas trabalhadas e fazendo um bom gerenciamento dos projetos, é possível fazer com que os colaboradores participem de múltiplos projetos. Isso faz com que a empresa não precise fazer novas contratações, o que reduz muito os custos.

  • Traz melhor aproveitamento dos talentos

Muitas vezes, a equipe interna é mal aproveitada porque as pessoas passam muito tempo desenvolvendo as mesmas atividades. Elas não têm oportunidades de mostrar que também podem contribuir com outros projetos, o que pode ser frustrante.

Ao alocar um profissional para mais de um projeto, além de aproveitar melhor a força de trabalho, a empresa também está mostrando que reconhece os múltiplos talentos e está disposta a avaliar seu desempenho em outras atuações.

  • Evita desgastes e gastos com contratações de última hora

Com a equipe totalmente alocada nos vários projetos (o ideal é que o time esteja 80% alocado), os gestores conseguem visualizar melhor as reais necessidades de novas contratações. Assim, em vez de sair correndo para fazer novos processos seletivos para “tapar buracos”, é mais fácil planejar e executar a contratação de profissionais para completar as equipes que por ventura estão defasadas.

Contratações de última hora podem custar mais caro e também são passíveis de erros (escolhas erradas de profissionais).

  • Otimiza o tempo de treinamento e adaptação da equipe

Conforme os escopos dos projetos, o tempo de aprendizagem de novos profissionais pode ser longo. Há o período de entendimento do core business, além das especificações dos projetos em si.

Ao alocar os colaboradores que já fazem parte do time, a empresa diminui significativamente esta curva de aprendizado, pois os profissionais já estão melhor integrados, já conhecem o negócio e podem colaborar entre si de uma forma mais coesa e fluida.

E você, já faz alocação de profissionais nos diversos projetos da sua empresa? Deixe um comentário!

Recomendados para você

Celular com uma tela de login
Como criar uma tela de login ...
Pessoas olhando uma tela de computador
Computação quântica: conceito e aplicação no setor financeiro ...
Pessoas em um escritório gerindo projetos
A importância de prezar pela qualidade em gestão de projetos ...