5 vantagens na correta alocação de recursos em TI

Rogério Marques

11 fevereiro 2016 - 21:20 | Atualizado em 29 maio 2023 - 17:36

Pessoas fazendo sistema de engrenagens rodar

As empresas de sucesso estão encontrando maneiras de melhorar sua rentabilidade e racionalizar custos. Nesse cenário, uma correta alocação de recursos em TI surge como uma oportunidade de aumentar a produtividade e gerar melhores resultados. Veja abaixo algumas das vantagens de recorrer a essa opção e otimizar a utilização dos seus recursos em um projeto de tecnologia.

Redução de custos

Você precisa de um profissional de TI ou uma equipe especializada para atender determinado projeto ou demanda. Com a alocação de recursos, a empresa contratada fica responsável pela gestão do desenvolvimento do sistema, permitindo, assim, a redução de custos diversos em seus processos, como:

Recursos humanos

É comum enfrentarmos vários problemas durante um processo seletivo. Dificuldades em atrair bons candidatos e entraves nos trâmites de contratação são alguns dos obstáculos eliminados com a alocação de recursos.

Com ela, conseguimos reduzir o tempo gasto em processos de seleção de Recursos Humanos, tornando as contratações menos custosas e mais objetivas. Além disso, é possível diminuir os riscos de envolvimento com ações trabalhistas e processos, pois as responsabilidades desses ficam por canta da empresa prestadora do serviço. Assim, mitigamos os riscos envolvidos com ações trabalhistas e reduzimos custos, transformando alguns gastos que antes eram fixos em variáveis.

Treinamentos internos

Uma das grandes vantagens de se alocar recursos é utilizar da expertise da empresa contratada. Com isso, eliminam-se os custos com treinamento de força de trabalho interna, ao admitir alguém que já possui as habilidades e experiências necessárias para o trabalho.

Manter o foco no negócio e nas atividades estratégicas

A alocação de recursos também colabora para não comprometer a atividade fim da empresa, sobrecarregando seus empregados.

Com toda a redução de gastos com tempo e recursos financeiros que ela proporciona, é possível manter o foco no nicho de mercado da empresa, dando mais atenção ao seu core business, que são as atividades principais e estratégicas do negócio. Dessa forma, isso aumenta a receita da organização.

Garantir o alto nível de especialidade e experiência

Quando contratamos um profissional adequado para uma determinada necessidade, viabilizamos a obtenção de novos conhecimentos para a equipe. Isso acontece quando o empregado alocado carrega uma especialidade que traz valor aos processos e práticas internas vigentes. Assim, geramos mais trocas de experiências e conhecimentos entre o time, aumentando a qualidade do trabalho e atingindo resultados melhores.

O número de empresas optando pela alocação de recursos para TI vem aumentando, já que essa alternativa garante melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, reduzindo custos e tempo do serviço. Assim, é possível ter um alto nível técnico para as atividades sem, necessariamente, dispor de algum tipo de investimento extra.

Porém, para que esses objetivos sejam atingidos, é preciso planejamento para que a correta alocação de recursos seja feita. Visto que um erro nesse processo pode gerar entre outros problemas, riscos à segurança da informação da empresa. Por isso, pesquise e procure sempre uma boa prestadora de serviços, que garanta seriedade e competência com trabalho.

Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar sua experiência sobre o assunto? Deixe seu comentário.

Recomendados para você

Pessoa utilizando um computador
O que é People First e por que sua empresa deve adotar essa tecnologia? ...
Pessoa digitando em comptuador
Usar framework Adobe PhoneGap ou desenvolver app de forma nativa? ...
Banner de kit gratuito sobre materiais para criar um app
Como criar um app? ...