Tecnologia REDIS: saiba tudo sobre ela

26 / 04 / 2022

tecnologia redis

Você conhece a tecnologia REDIS?

Os dados são a base de todas as iniciativas de transformação digital no setor financeiro, do qual os consumidores esperam alto desempenho em tempo real. Afinal, as oportunidades desaparecem tão rapidamente quanto aparecem.

E uma ferramenta completa hoje, precisa não apenas contar com um banco de dados de alto desempenho, como também fornecer tempos de resposta abaixo de milissegundos, armazenar dados de dezenas de fontes, entregar alta disponibilidade e segurança em várias camadas.

Nesse sentido, o Redis é a ferramenta perfeita para resolver esses problemas e ajudar a aumentar a competitividade no setor financeiro.

Quer saber como essa tecnologia funciona e qual seu impacto no mercado de ações? Então continue neste artigo para saber mais!


O que é REDIS?


O Redis (Remote Dictionary Server) é um tipo de banco de dados que armazena as informações em código aberto, altamente replicado, de alto desempenho e não relacional. Como armazena os dados na memória, a tecnologia é mais usada como cache.
Algumas grandes organizações que usam Redis são Twitter, GitHub, Instagram, Pinterest e Snapchat.

O Redis oferece suporte a strings, baseadas em valores-chave e que são mapeados para armazenar e recuperar informações. No entanto, também consegue suportar outras estruturas de dados complexas como, por exemplo, listas e conjuntos.

Esse suporte amplo a diferentes tipos de dados aproxima o Redis das estruturas de dados nativas que os programadores mais comumente usam.

Essa facilidade de uso torna o Redis excelente para o desenvolvimento de aplicativos, isso porque as principais estruturas de dados são compartilhadas de forma descomplicada entre processos e serviços.


Quais os benefícios de usar a tecnologia REDIS?


Uma das principais vantagens de utilizar a tecnologia Redis é a sua velocidade. Como o seu armazenamento é feito na memória, ele pode executar 110.000 SETs e 81.000 GETs por segundo.

Mas, além desse benefício, existem outras vantagens que merecem ser destacadas, como:

  1. Estruturas de dados flexíveis: o Redis oferece suporte a diversos tipos de dados avançados, sendo os principais: strings, listas, conjuntos, conjuntos ordenados, hashes, bitmaps, hyperloglogs, lists, dentre outros;
  2. Alta performance: a tecnologia possui baixa latência e alta taxa de transferência ao acessar os dados;
  3. Fácil configuração: o Redis possui uma estrutura de comando simples o que torna a configuração mais fácil;
  4. Maior performance na leitura: a tecnologia consegue distribuir as solicitações entre vários servidores ao mesmo tempo, o que melhora a leitura das informações ;
  5. Suporte a backups: os dados do Redis, por padrão, são salvos em um único arquivo compacto point-in-time (chamado de RDB - Redis Database) em intervalos especificados. Isso permite restaurar facilmente diferentes versões do conjunto de dados em caso de desastres.
  6. Versatilidade: a tecnologia pode ser usada em conjunto com outros bancos de dados, oferecendo suporte para reduzir a carga e melhorar o desempenho. Também pode ser usado como banco de dados primário;
  7. Maior alcance de transações: o Redis suporta diferentes tipos de transações (MULTI, EXEC, DISCARD e WATCH são as principais) para operações que envolvem vários comandos;
  8. Oferece conceitos de replicação para alta disponibilidade: em caso de falha do servidor primário, um banco de dados secundário garante o funcionamento do programa;
  9. Fragmentação para dimensionamento horizontal: os dados são divididos em buckets menores e independentes, para permitir a adição de novos conforme necessário.


Em resumo, o Redis possui as funcionalidades ideias para aplicações que necessitem de dinamismo em seu processo, com acesso frequente a dados essenciais.


Tecnologia REDIS no mercado financeiro


O mercado financeiro está constantemente investindo em tecnologia para melhorar a experiência dos clientes e otimizar a tomada de decisão.

O Redis, portanto, pode ajudar nesse sentido, já que fornece o necessário para a construção de plataformas mais responsivas e seguras. Sendo

Além de melhorar a experiência dos clientes e agilizar a tomada de decisão, o Redis é capaz de potencializar os serviços financeiros de outras formas, tais como:


1- Detecção e mitigação de fraudes

O Redis permite que as empresas examinem padrões em históricos de transações para buscar por comportamentos suspeitos ou fraudulentos.


2- Engajamento e personalização para o cliente

O Redis oferece vários modelos de dados necessários para manter os perfis dos clientes atualizados em tempo real, o que permite:

  • Análise de risco de crédito;
  • Publicidade direcionada;
  • Promoções de cartão de crédito e muito mais.


3- Cache Inteligente

A ferramenta permite uma série de padrões de armazenamento em cache inteligentes. Isso permite que você escolha:

  • Por quanto tempo deseja manter os dados;
  • Ordem de remoção de informações;
  • Definir os padrões de armazenamento.


4- Script Lua

O Redis possui uma funcionalidade que possibilita que scripts personalizados sejam escritos e executados na linguagem Lua. Isso possibilita que os usuários adicionem recursos à ferramenta na forma de scripts de execução rápida.


5- Replicação de banco de dados ativo

Como permite a replicação de banco de dados ativo, é possível lidar com atualizações simultâneas de várias localizações geográficas. Potencializando, assim, a detecção de fraude, limitação de taxa e personalização.


6- Segurança de nível empresarial

O Redis garante que os dados sejam isolados, o que oferece um tipo de segurança multicamadas para controle de acesso, autenticação e autorização.


7- Integrações de provedor de nuvem e plataforma

A tecnologia também pode ser integrada a diversas plataformas e provedores de nuvem. O que garante automação e suporte para realizar tarefas operacionais.

No mercado financeiro, segundos são suficientes para impactar os resultados positivamente ou negativamente. O Redis, portanto, pode otimizar o acesso à informação e cotações de ativos, em tempo real.

Além disso, o Redis reduz a complexidade de sua tecnologia, diminui os custos, melhora a capacidade de resposta ao cliente, e aumenta a segurança das transações financeiras.

Tudo isso em uma única plataforma. Invista em tecnologia e transforme seu negócio.Conheça as soluções da Cedro.

Deixe uma resposta