Tecnologia pós-vendas: vantagens no seu negócio

Vitor Precioso

20 abril 2021 - 09:23 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:37

Homem e mulher analisando dados em prancheta

Por que as empresas deveriam aliar pós-vendas e tecnologia? Essa relação da tecnologia pós-vendas pode ser muito benéfica para os negócios, principalmente por fortalecer o relacionamento com o cliente e garantir a credibilidade da marca no mercado. 

No post de hoje, vamos mostrar quais são as vantagens de investir em estratégias de pós-vendas. Na segunda parte do artigo, vamos apresentar os benefícios de utilizar a tecnologia para otimizar essas ações e garantir o suporte ao cliente mesmo depois que ele realizar a compra. Quer saber mais sobre tecnologia pós-vendas? Então, continue lendo! 

 

Benefícios do pós-vendas para a sua empresa

A seguir, separamos uma lista com 3 benefícios de adotar estratégias de pós-vendas na sua empresa. Confira!

Fidelização de clientes

Uma das grandes vantagens (e um dos principais objetivos) do pós-venda é a fidelização de clientes. Isso acontece porque as ações de pós-vendas focam em oferecer uma experiência de excelência aos consumidores, mesmo depois de finalizada a compra. 

Nem todas as empresas apostam nessa estratégia. Por isso, se o seu negócio entregar esse diferencial, há uma grande chance de agradar os clientes e se destacar da concorrência. Assim, o processo de fidelização se torna orgânico, já que você cria ações para suprir as necessidades dos clientes no momento da venda. 

Aumento de vendas

O aumento das vendas é uma consequência da fidelização de clientes. Afinal, consumidores fidelizados são aqueles que voltam a comprar de sua empresa ou a acompanhar as ações da sua marca nas redes sociais, por exemplo. 

Além disso, estratégias de pós-vendas envolvem apostar em cross e up-sell, ações para estimular o cliente a complementar os produtos que já têm ou adquirir versões melhores dos itens que possuem. 

Assim, ao oferecer um atendimento pós-venda aos seus consumidores, eles acabam entrando em contato com o seu catálogo de produtos com mais frequência e se sentem mais estimulados a comprar de você. 

Nesse sentido, você também vai refinando o seu entendimento sobre o público e consegue oferecer soluções mais personalizadas para ele, de acordo com as necessidades dele.

Melhora na satisfação dos consumidores

Uma vez que a sua empresa oferece um atendimento excelente no pós-venda e personaliza ofertas para os clientes, a satisfação deles com o seu negócio tende a aumentar. Isso favorece ainda mais a fidelização do público. 

A satisfação é um elemento importante, inclusive, para você atrair novos clientes para a sua empresa. Afinal, quando o seu público está satisfeito com os seus produtos e serviços, ele indica o seu negócio para familiares, amigos e conhecidos, podendo também compartilhar as boas experiências nas próprias redes sociais. Com isso, você cria uma base forte de consumidores satisfeitos, que se tornam promotores da sua marca. 

Agora que você já entendeu os benefícios do pós-venda, sabia que há formas de otimizar o seu atendimento nessa frente? Um desses elementos é a tecnologia. A seguir, veja qual a relação entre pós-vendas e tecnologia!

 

Tecnologia pós-vendas: qual a relação entre eles?

Você sabe por que é importante aliar pós-vendas e tecnologia nas suas estratégias de atendimento ao cliente? As inovações do mercado podem ajudar significativamente nos desafios atuais para construir um relacionamento duradouro com o seu público. 

Nesse cenário, o uso de plataformas de atendimento trazem uma comunicação mais efetiva para o seu negócio, um atendimento mais ágil, humanizado e próximo.  Vamos ver cada um desses pontos a seguir. Descubra agora como a tecnologia pós-vendas pode contribuir para a sua empresa! 

Comunicação mais clara

A tecnologia pós-vendas utiliza notificações automáticas para garantir uma comunicação mais clara e objetiva entre os membros da equipe e também com os seus consumidores. 

Para o atendimento ao cliente, a comunicação é fundamental. Nesse caso, as plataformas especializadas são ótimas aliadas para oferecer um serviço melhor. Elas permitem integrar canais de contato com o cliente, facilitando a troca de mensagens e a resolução de problemas. Isso permite também que o cliente tenha uma experiência homogênea em todos os canais, garantindo um pós-venda de sucesso.

Rapidez no atendimento

As automações oferecidas pelos sistemas de tecnologia pós-vendas tornam o seu atendimento muito mais rápido, economizando o tempo da equipe e dos clientes. Com as plataformas, é possível enviar respostas automáticas para perguntas frequentes e programar mensagens.

Outra forma de agilizar o atendimento para os consumidores é disponibilizar uma base de conhecimento com dúvidas comuns para que os clientes resolvam os próprios problemas com autonomia.

Atendimento humanizado

Como a tecnologia pós-vendas melhora a produtividade do time e automatiza tarefas manuais, liberando tempo da equipe, é possível oferecer um atendimento mais humanizado para os clientes. Com a otimização de tarefas pelo sistema, o time pode se dedicar a atividades mais estratégicas e focadas na experiência dos consumidores na etapa de pós-vendas.

Fortalecimento do relacionamento com o cliente

Todos os benefícios que listamos acima fazem com que o relacionamento com o cliente fique fortalecido e a tecnologia pós-vendas tem um importante papel nesse sentido.

Os sistemas de atendimento permitem manter um canal de comunicação sempre aberto com o seu cliente, oferecendo respostas rápidas às suas questões e buscando as melhores soluções com a dedicação da sua equipe.

Quer ter todos os bons resultados que a relação entre pós-vendas e tecnologia pode trazer para o seu negócio? Então, conheça a plataforma de comunicação PEOPLE e eleve a qualidade do seu atendimento ao cliente em todas as etapas da jornada do consumidor.

Recomendados para você

Retrato de dois jovens engenheiros criativos, uma mulher e um homem, usando um tablet para analisar e discutir como proceder com o software de inteligência artificial. Eles estão em pé em um escritório de pesquisa de alta tecnologia.
Feature Driven Development (FDD): conheça essa metodologia ...
Ilustração com pessoa tocando ícone de foguete simbolizando startups scale ups
O papel promissor das scale-ups no Brasil ...
Homem utilizando computador exibindo gráficos em uma reunião
Banking as a service: o que é como se adaptar? ...