Tecnologia no setor de seguros: mais engajamento e assertividade

Vitor Precioso

17 agosto 2016 - 17:52 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:43

Pessoa usando tablet

O seguro de veículos no Brasil varia muito entre as seguradoras que atuam no segmento. Anos atrás fiz a cotação de uma Pick-Up Saveiro e recebi cotações que iam de dois a sete mil reais.

Claro que cada seguradora tem sua avaliação de risco, levando em consideração não só a experiência recente com cada veículo, mas, principalmente, o perfil do segurado, que é o que analisaremos neste artigo.

Perfil do usuário

Quando as seguradoras analisam o perfil do usuário levando em conta variáveis como: idade, sexo, endereço, filhos morando na mesma residência e várias outras questões, na verdade estão querendo saber quantos quilômetros o segurado dirige por mês. Pois quanto mais o veículo circula, mais exposto ao risco ele está. Correto?

Então, pedi para meu corretor fazer uma comparação de preço do seguro do meu carro, alterando somente essa variável da menor quilometragem sugerida no questionário para a maior. Minha surpresa com o resultado foi enorme, mas a variação de preço foi muito pequena, somente de 330 reais ao ano.

Hoje, com a tecnologia disponível, já é possível acompanhar a quilometragem rodada de cada veículo segurado, se o proprietário permitir. O conceito PAYD (pay as you drive) e PHYD (pay how you drive), ou seja, pagar pelo que roda e como dirige já é oferecido pela Metromile em algumas localidades nos Estados Unidos.

Eles divulgam no site que o segurado pode economizar até 500 dólares ao ano optando pelo seguro por milha rodada. Se o segurado dirigir nas velocidades máximas permitidas e não realizar infrações a economia pode aumentar.

Outro exemplo vem da Inglaterra, onde a corretora de seguros Cuvva oferece proteção compreensiva para aluguel de carros por hora. Em Londres, estacionar o carro custa em torno de 30 libras (120 reais) ao dia, o que incentiva o aluguel de veículos por hora. A contratação é feita pelo app no smartphone em poucos passos que começa com a digitação da placa do carro, segue para escolha do período do seguro (horas), foto do veículo e termina com o pagamento para o condutor dirigir protegido.

Insurtech: a tecnologia no setor de seguros

Esse é um dos exemplos da Insurtech: onda da tecnologia nos seguros que começou a surgir e está transformando a relação das seguradoras com os clientes e a maneira que são precificados e distribuídos.

No Brasil o surgimento de iniciativas de uso da tecnologia estão permitindo redução de custos nas operações. A HDI Seguros, por exemplo, permite ao segurado tirar uma foto da sua residência e enviar para seguradora analisar a aceitação do seguro residencial, criando uma experiência inovadora para o consumidor e reduzindo as despesas com inspeção.

Outro exemplo é a Alfa Seguradora que conseguiu reduzir seu custo com call center disponibilizando no app a solicitação de serviços, como chaveiro, pane elétrica e vários outros.

O aplicativo MyPush, com a funcionalidade de push geolocalizado, já é utilizado pela corretora bemseguro.com.vc para oferecer seguro viagem quando o usuário chega ao aeroporto. É a oferta sendo oferecida onde há maior propensão de consumo.

Novas modalidades de seguros estão chegando e é importante os órgãos reguladores acompanharem a evolução tecnológica para que a legislação e a regulamentação não sejam um entrave para a disponibilização de novas opções de produtos no mercado de seguros no Brasil.

baixe ebook insurtech

Utilize esta tecnologia no seu aplicativo

A plataforma Anywhere provê dezenas de serviços de base tecnológica em APIs (Application Programming Interfaces) e dentre eles o Push Notifcation Geolocation. Por meio de APIs e serviços embarcados em seu aplicativo, você pode publicar conteúdos (texto, imagem, vídeo, áudio, documentos etc), notificações e serviços por geolocalização.

A plataforma ainda oferece uma interface CMS (Content Management System) que permite o envio manual de conteúdos e notificações por geolocalização, por usuário, grupos e diversas outras segmentações. Leia aqui e entenda mais.

Plataforma gratuita entrega dados e notificações por geolocalização

O MyPush é uma plataforma desenhada para a entrega de serviços, conteúdos e notificações em dispositivos móveis. Há diversos serviços nativos disponíveis no app (dentre eles o push notification geolocation) que provê o envio de dados e notificações por geolocalização.

As notificações podem ser enviadas instantaneamente para quem estiver em determinada região ou ser previamente programadas para todos os usuários que chegarem a um determinado local.

Centenas de organizações, cidades, empresas e usuários já adotaram a plataforma para comunicação, serviços e notificações geolocalizadas. Comece você também gratuitamente.

Recomendados para você

Pessoa utilizando celular em aplicativo de conversa
Conheça os impactos da Inteligência Artificial no Help Desk ...
Pessoa segurando jornal com símbolo de mundo projetado sobre ele
Análise de polaridades de mídias: como ela funciona para ativos financeiros? ...
Banner de Insurtech com ícones diversos
O que as insurtechs têm a ensinar quanto à transformação digital? ...