Tecnologia em processamento de dados: veja os engenhosos sistemas

23 / 06 / 2022

processamento de dados

Para quem gosta de estar por dentro das tendências de mercado, saber mais sobre tecnologia em processamento de dados é fundamental para preparar seu negócio para o futuro. Entretanto, quem não estiver muito familiarizado com o termo, o assunto pode acabar se tornando uma pedra no sapato. 

Pensando nisso, nós desenvolvemos um conteúdo completo sobre o tema, explicando de maneira clara e objetiva o que compõe a tecnologia em processamento de dados e como é sua aplicação na prática. Veja a seguir! 

 

O que é processamento de dados? 

O processamento de dados é o termo utilizado para se referir a busca, coleta, armazenamento, organização e categorização de informações de maneira sistematizada em prol de um objetivo específico. Ou seja, qualquer rotina que envolva um fluxo de informações trata-se de uma manipulação de consulta de bases. 

O processamento de dados está presente integralmente na nossa rotina diária, como ao utilizar um celular para executar alguma função, um caixa eletrônico para retirar dinheiro, sistemas de pagamento com aproximação, dentre tantas outras. Nas empresas, são essenciais para processos realizados entre colaboradores, clientes e fornecedores. 

Os responsáveis pelo processamento de dados nos negócios são os profissionais da antiga Tecnologia da Informação, atual Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A procura por esses colaboradores está cada vez mais concorrida devido a necessidade de adaptação com as novas tecnologias. 

 

Tecnologia em processamento de dados 

Quando se usa o termo “tecnologia em processamento de dados”, refere-se propriamente aos sistemas tecnológicos que viabilizam a realização do processo e otimização para que ele ocorra de maneira mais inteligente. 

Em geral, podemos resumir as tecnologias em processamento de dados em 3 grandes categorias básicas para que ocorra o processo:  

  • Hardware - se refere a todos os dispositivos físicos; 
  • Software - se refere a toda a parte lógica por trás (orientações, sistemas, plataformas);  
  • Peopleware – quem realiza o manuseio dos dados, diretamente ou não (usuários ou programadores).

Tipos de processamento de dados 

Ainda, pensando no que compõe o nicho de tecnologias em processamento de dados, há os tipos disponíveis para serem escolhidos conforme o objetivo do negócio. 

  1. Processamento online

O processamento online é aquele que ocorre com registro imediato à transação. Operações de cartão de crédito e débito, saques em caixas eletrônicos e pix, são alguns exemplos cotidianos. Em resumo, são todas as operações que tem atualização instantânea ao usuário. 

  1. Processamento offline

Ao contrário do online, a tecnologia de processamento de dados offline não possui atualização imediata. Ela só é feita quando o dispositivo que está sem acesso à internet e que armazena as informações (o terminal) se conecta com a base de dados (servidor). Alguns exemplos são smartphones, cartão de memória, pendrives, etc.   

  1. Processamento em tempo real

O processamento de dados em tempo real consiste na atualização sequenciada e imediata das informações. Por exemplo, o GPS é uma tecnologia de processamento de dados em tempo real, onde conforme o trajeto que a pessoa percorre, o sistema vai dando informações ao usuário sobre trânsito, radares, trajetos e velocidade. 

Para que o GPS consiga fornecer essa usabilidade, ele vai realizando a troca de informações entre servidor e terminal constantemente. 

  1. Batch

A tecnologia de processamento Batch consiste em dados que são transportados de forma direta do servidor central da instituição, porém, sua forma de organização é em lotes e com armazenamento com horário programado para realizar o processamento dessas informações.  

Em geral, as empresas utilizam esse sistemas com backups pós-expediente para não perder dados importantes caso ocorra algum incidente. Também, algumas companhias específicas, como de água e luz, utilizam isso para fazer a leitura do consumo de seus clientes. 

>>  Confira “O potencial da inteligência artificial para a segurança de dados” 

 

Por que a  tecnologia em processamento de dados é importante? 

Além de garantir uma organização de informações eficiente e estratégica, a tecnologia em processamento de dados fornece maior segurança aos negócios, já que tudo é feito de maneira sistematizada.  

Ter uma rotina assim de armazenamento e processamento de dados, diminui as possibilidades de fraudes e golpes vindos tanto de ameaças internas, quanto externas. Junto disso, decisões de expansão podem ser feitas com maior assertividade, com números que podem embasar projeções. 

>> Leia também: “Análise de fornecedores: conheça quais dados analisar” 

 

Atenção a LGPD 

É importante destacar também que as tecnologias em processamento de dados devem estar de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, principalmente no que diz respeito a informações pessoais. 

Para isso, o processo de recolhimento de qualquer dado pessoal de colaboradores ou terceiros deve possuir uma autorização prévia do titular. Além disso, a explicação de para que os dados serão utilizados, o que se objetiva a partir deles e a garantia de que serão tratados com máxima segurança,Só há a exceção de dispensa do consentimento de coleta dos dados do titular quando está relacionado a meios legais, como:  

  1. Evitar fraudes; 
  2. Proteção de crédito; 
  3. Preservação da vida; 
  4. Estudos por meio de órgãos de pesquisa; 
  5. Defesa de algum direito em processo judicial; 
  6. Gestão de dados realizada por profissionais da saúde; 
  7. Atender interesses legítimos da empresa ou terceiros sem ferir os direitos do titular; 

Com a LGPD em vigor, empresas e órgãos públicos podem ser punidos desde agosto de 2021. Então, é fundamental que as instituições trabalhem com sistemas que estejam adequados à legislação para evitar qualquer implicação legal.   

Uma dica de como garantir isso é contratar um profissional de compliance voltado especificamente para averiguar o processamento de dados corporativos e trabalhar com sistemas de consulta de informações seguros. 

>>“Entenda o que faz e como contratar um cientista de dados” 

Viu só como se informar sobre tecnologia em processamento de dados é fundamental? Por meio do conhecimento sobre o assunto você consegue identificar as principais necessidades da sua empresa e adquirir o serviço adequado para a sua realidade. 

O Data Engine é uma solução em tecnologia que tem por objetivo automatizar o processo de consulta de dados, deixando as informações do seu negócio mais organizadas e de rápida acessibilidade. Conheça o sistema de consultas de dados Data Engine e venha conversar com um de nossos especialistas!  

Deixe uma resposta