home Sem categoria Tecnologia de reconhecimento facial simplifica Prova de Vida

Tecnologia de reconhecimento facial simplifica Prova de Vida

A tecnologia permite que a Prova possa ser feita apenas com o uso de um smartphone

 Anualmente, todos os aposentados, seja do INSS ou de um fundo de pensão público ou privado, precisam provar que estão vivos para continuar recebendo seus rendimentos de aposentadoria.

O aposentado do INSS precisa se deslocar até uma agência bancária ou do próprio INSS para comprovar que está vivo. Se tiver mais de 80 anos, deve agendar um atendimento em casa através de um atestado médico ou declaração emitida por hospital que demonstre a sua dificuldade de locomoção.

Alguns bancos já possuem sistema de biometria digital nos seus caixas eletrônicos onde a comprovação de vida também pode ser realizada, mas de qualquer forma o aposentado normalmente idoso precisa se deslocar para garantir o recebimento da sua renda de aposentadoria.

Nos planos de previdência privada é necessário enviar um documento de recadastramento assinado e com reconhecimento de firma por autenticidade ou então ir até o escritório do fundo de pensão. Nos Regimes Próprios de Previdência Social dos estados e municípios, o mesmo acontece.

Agora, com a evolução tecnológica, já é possível facilitar a vida dos aposentados. A realização do reconhecimento facial e das digitais unificadas podem ser feitas através de um smartphone e com um elevado grau de exatidão permitem comprovar que o usuário está vivo.

A mesma tecnologia que já é usada por bancos digitais que abrem a conta do cliente através do celular pode ser também utilizada para comprovação de vida dos aposentados, pelo menos para aqueles que possuem CNH.

Consultando base de dados públicas através de APIs é possível receber como retorno um índice de similaridade tanto facial como da digital. Dessa forma, basta parametrizar o sistema com o percentual que é aceito como comprovação de que aquele indivíduo está vivo.

O sistema, quando implantado, permite que o idoso aposentado realize a sua prova de vida de qualquer lugar, simplesmente fazendo uma selfie e tirando uma foto de uma ou mais digitais.

É a tecnologia facilitando a vida das pessoas.

Gostou? Compartilhe:

Paulo Ribas

Paulo Ribas

Head de soluções de mobilidade, seguros e previdência na Cedro Technologies. Possui larga experiência em áreas relacionadas à tecnologia e às instituições financeiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *