Tape Reading: entenda como utilizar e fazer Análise de Fluxo de Ordens

Bruno Zago

06 junho 2018 - 20:29 | Atualizado em 12 abril 2023 - 19:04

Tela exibindo dados de ações de diferentes países

Se você é um investidor assíduo da Bolsa de Valores, aqui vai um pouco de história: o Tape Reading teve origem na época em que as negociações aconteciam por meio do pregão viva voz. Entretanto, mesmo após um longo período de evoluções tecnológicas no modo de operar, ele ainda pode ser muito útil aos traders que conhecem a maneira correta de usá-lo.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe a leitura! Neste artigo, você vai entender os conceitos do Tape Reading e como utilizá-los para alcançar o sucesso nos seus investimentos. Vamos lá!

O que é Tape Reading?

Assim como a metodologia de análise gráfica de ações oferece a você uma perspectiva para encontrar boas oportunidades de negócio por meio dos movimentos dos preços, o Tape Reading faz uso de outras análises como forma de maximizar seus lucros em um mercado volátil.

O objetivo do Tape Reading — também é conhecido por Análise de Fluxo de Ordens — é estudar as tendências existentes na construção dos preços e quais são os efeitos provocados pelas negociações de grandes volumes.

Essa metodologia pode ser dividida na análise de três tipos principais de informações presentes em um fluxo de ordens.

  1. Livro de ofertas: o book demonstra as intenções dos traders para compra e venda de ações. Por meio dele, você pode ver as ordens que esperam para serem executadas e seus respectivos volumes.
  2. Volume de profile: o volume profile especifica regiões de concentração de preços das ações. Dessa forma, você consegue identificar os pontos de resistência e de rompimento das cotações.
  3. Histórico de negociações: o histórico revela os papéis escolhidos pelos “grandes players” do mercado. Ele permite a visualização das negociações realizadas no período do seu interesse.

Ao analisar essas informações por meio do Tape Reading, é possível entender as razões por trás das atuais cotações e, assim, garantir o aumento da sua percepção de mercado para poder seguir a direção certa naquele determinado momento.

Quais são as vantagens do Tape Reading?

Por possibilitar a leitura dos fluxos em tempo real — e não se tratar de uma análise meramente subjetiva —, o Tape Reading auxilia os traders a encontrarem o ponto de entrada exato. Isso porque ele mostra os números reais de tudo que acontece no mercado.

O fato de trazer um grande volume de informações relevantes também permite que o Tape Reading ajude o trader a aumentar a sua taxa de acerto nas operações. Entretanto, vale frisar que, para se beneficiar das vantagens do Análise do Fluxo de Ordens, você precisará investir algum tempo estudando a técnica.

Essa metodologia se diferencia das demais porque demanda mais prática, haja vista que a teoria propriamente dita é simples.

Como utilizar o Tape Reading para ter sucesso nos investimentos?

Para ser uma técnica eficaz, o Tape Reading depende de alguns fatores operacionais, tais como: ter uma internet rápida, operar em uma plataforma estável e ter um computador com boa capacidade de processamento.

Se você não tiver essas ferramentas operando perfeitamente, provavelmente será afetado com problemas de estabilidade e isso pode fazer com que você perca as informações de mercado.

A boa notícia é que esse é um problema simples de ser resolvido. Por exemplo, basta escolher uma plataforma de qualidade, como o Fast Trade, ou trocar de computador.

Ao acessar a sua plataforma de operação e buscar a ação que deseja, você vai ver o livro de ofertas daquele papel. Ao analisá-lo, você poderá notar que ele mostra os preços das intenções de negócios tanto para a compra quanto para a venda da ação. Além disso, poderá perceber quais são as instituições responsáveis por enviar as ordens.

Quando identificar a localização dos fluxos maiores, você pode perceber quem são os formadores de preços daquela ação durante o pregão. Por outro lado, ao acompanhar o histórico de negociações, você saberá, de fato, o que aconteceu — ou seja, as operações que foram executadas.

Ao fazer o uso dessas ferramentas, você vai ter uma visão mais apurada sobre qualquer ação do seu interesse e terá se beneficiado do Tape Reading de forma completa.

E você? O que pensa sobre o Tape Reading? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião!

Recomendados para você

Pessoas entusiasmadas em cafeteria assistindo vídeo em celular
A influência dos millennials nos serviços financeiros ...
Pessoa segurando tablet exibindo calendário enquanto utiliza computador exibindo gráficos
Como acessar Dólar, Euro e Libra comercial em tempo real no Fast Trade ...
o que é análise fundamentalista
Análise fundamentalista: o que é e como investir com inteligência! ...