home Sem categoria Soft Skills: as qualidades mais buscadas no mercado de trabalho hoje

Soft Skills: as qualidades mais buscadas no mercado de trabalho hoje

Para a área de Recursos Humanos (RH) das empresas, o processo de contratação é uma etapa muito séria e complexa, tanto pela necessidade de pessoal para o negócio, quanto pelo trato com os candidatos.

Por isso, a atenção às habilidades dos candidatos é fundamental para entender como será o desempenho do profissional e como é feito esse equilíbrio.

Nesse artigo, vamos mostrar para você o que são as soft skills, como percebê-las durante o processo de seleção e quais são as mais procuradas no mercado de trabalho. Confira!

Hard Skills e Soft Skills

Para efeito de comparação, é importante entender com clareza o que são as hard skills e o que são as soft skills.

Hard skills são aquelas habilidades “clássicas”, relacionadas ao exercício da profissão – o domínio de uma técnica específica, de uma linguagem de programação e de desenvolvimento considerando parâmetros específicos, por exemplo. Essas capacidades são, de fato, muito importantes no processo de seleção e ligadas às funções diárias exercidas no trabalho.

Já as soft skills estão mais ligadas ao comportamento, suas competências e qualidades no relacionamento com outros indivíduos e com a equipe. Elas são muito mais difíceis de mensurar, mas fazem a diferença para quem está em busca de recolocação profissional.

A empresa também se beneficia das soft skills pois trazem uma melhora significativa para o ambiente trabalho, para a retenção de talentos e para o clima organizacional como um todo.

Segundo o relatório The Digital Talent Gap – Are Companies Doing Enough?, feito pela Capegmini em parceria com o LinkedIn, ainda que para 51% dos empregadores percebam a falta de profissionais com hard skills, a ausência das softs skills é maior, percebida por 59% deles.

Soft Skills mais procuradas pelo mercado

Muitas vezes, além das hard skills, as soft skills também pode estar atreladas ao cargo. Mais existem algumas delas que são muito importantes a todos os profissionais, para gerar um bom clima na empresa. Confira alguma delas:

Empatia

A empatia é uma característica muito importante no ambiente profissional. Conseguindo se colocar no lugar do outro, o profissional consegue entender melhor seus colegas de trabalho e também as necessidades do seu cliente. Com isso, pode atuar de maneira mais assertiva para vencer desafios.

Boa comunicação

Diante de um cenário cada vez mais conectado, com contato constante por aplicativos e redes sociais, uma boa comunicação é fundamental para se destacar em todos os aspectos da vida, principalmente profissional.

Além de evitar “mal-entendidos” e comprometimento às relações de trabalho, se comunicar bem é importante para entender o momento certo de tomar determinada ação, seja em relação a sua equipe de trabalho, seja no trato com o cliente.

Criatividade

Para que um profissional mais engajado com o negócio, criatividade é essencial. Essa característica é importante para “pensar fora da caixinha”, apresentar soluções diferentes, propor novos métodos – e não apenas para a resolução de problemas.

Relacionamento interpessoal

Em diversas áreas da empresa, é preciso manter um bom diálogo e conseguir se relacionar bem com as equipes e com os clientes. Em setores como RH, Marketing e Comercial, essa característica é importante para alinhar as demandas e conseguir se comunicar fácil e rapidamente com pessoas novas, constantemente.

Equilíbrio emocional e resiliência

Diversas funções demandam que o profissional atue sob grande pressão, prazos cursos e a necessidade de ser multitarefa. É preciso que os colaboradores tenham equilíbrio emocional e que consigam se adaptar às mudanças e desafios do trabalho.

Foco no cliente

Essa soft skills é importante para funções que lidam diretamente com o cliente – como o setor Comercial. No entanto, essa característica está sendo requisitada até mesmo em funções mais técnicas. Equipes de desenvolvimento em TI, por exemplo, precisam lidar melhor com as demandas do cliente, adaptando seus projetos a nova realidade da necessidade do cliente e não apenas ficar preso às definições feitas no planejamento inicial.

Paixão por aprender

As empresas estão sentindo a necessidade que contar com colaboradores que tenham conhecimento técnico especializado em determinadas funções, mas que tenham facilidade e gostem de lidar com novas demandas, em que precisem adquirir novos conhecimentos. Essa abertura a novos aprendizados têm sido um diferencial que está destacando profissionais no mercado.

Gostou? Compartilhe:

Patrícia Mourão Bahia de Sousa

Patrícia Mourão Bahia de Sousa

Coordenadora de Talentos Humanos na Cedro Technologies.