Security User Experience: proporcione a melhor experiência ao consumidor

Rogério Marques

13 setembro 2022 - 12:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:47

Pessoa utilizando computador com ícones de segurança projetados sobre o teclado

À medida que as organizações continuam a utilizar as plataformas digitais como sua principal interface para interagir com os clientes, segurança, qualidade e facilidade de uso precisam andar de mãos dadas.

Na verdade, colocar em primeiro lugar a Security User Experience (SUX) é a melhor maneira de atender a padrões de segurança e tornar a experiência do usuário muito melhor. O usuário conscientemente poderá usar o produto ou serviço sem se preocupar com possíveis riscos às suas informações pessoais.

Conheça mais neste post sobre a Security User Experience.

A arte de equilibrar experiência do usuário e segurança

Quando se trata da maioria das iniciativas digitais, a experiência do usuário é o foco principal. A UX não é apenas um elemento crítico no processo de design, mas também permanece pertinente à medida que a evolução do produto acompanha a escala dos negócios.

Enquanto as interações online cresceram exponencialmente durante a pandemia, tornou-se surpreendentemente claro que as experiências de usuário perfeitas e seguras são necessárias para o sucesso.

Imagine um cenário em que você não precise de uma senha para fazer login para verificar seu e-mail. E outro onde você precisa autenticar suas credenciais a cada 10 minutos usando códigos CAPTCHA.

Sem dúvida, o primeiro cenário é muito cômodo do ponto de vista da experiência do usuário, mas necessita de mais segurança. Por outro lado, o segundo é extremamente seguro, mas é muito irritante do ponto de vista da experiência do usuário – e ninguém gostaria de usá-lo.

É aqui que as organizações precisam aprender a equilibrar a experiência do usuário e a segurança.

O que é a Security User Experience?

A questão da privacidade e segurança on-line parece atrair atenção apenas quando ocorre uma grande ameaça à segurança cibernética.

Um ataque de ransomware ocorre a cada 11 segundos: muito acima de um a cada 40 segundos, apenas cinco anos atrás. Dito isto, está claro que é preciso repensar a maneira como se protege os dados de clientes e consumidores.

A Security User Experience é a preocupação de acrescentar mais segurança à experiência do usuário (UX). Quando se trata da maioria das iniciativas digitais, essa UX precisa ser o foco principal.

E a user experience não é apenas um elemento crítico no processo de design, mas também permanece pertinente à medida que a evolução do produto ou serviço acompanha a escala dos negócios.

À medida que as interações on-line cresceram exponencialmente durante a pandemia, tornou-se surpreendentemente claro que uma experiência de usuário perfeita e segura é fundamental para o sucesso.

A importância da Security User Experience no cadastro do cliente

Ao melhorar consistentemente a usabilidade, as organizações podem impactar diretamente a satisfação do cliente e aumentar a probabilidade de uso da aplicação em um mercado competitivo.

A necessidade de uma Security User Experience de alta qualidade permanece verdadeira quando, momento do cadastro do cliente, onde ocorre a validação cadastral.

Com a tecnologia certa é possível oferecer a oportunidade de equilibrar conveniência, privacidade e segurança.

Embora esse equilíbrio tenha sido historicamente desafiador, com as empresas muitas vezes forçadas a priorizar uma sobre a outra, o papel em constante evolução da SUX demonstra que a experiência perfeita para o usuário não precisa ser uma troca por uma segurança forte ou vice-versa.

Há um debate de longa data sobre as compensações entre experiência do usuário (UX) e segurança. Com a abordagem certa, as organizações podem projetar a experiência do usuário e a segurança de maneiras complementares.

É vital que as empresas se preocupem com a segurança e a experiência do usuário de forma holística. Um não deve ser à custa do outro.

Data Engine: Security User Experience na prática

O Data Engine é o apoio que seu negócio precisa para tomar decisões mais embasadas em dados. Registre todas as análises, acompanhe relatórios e aplique auditorias. Proporcione para o seu cliente onboarding digital e validação cadastral com agilidade, segurança e redução de fraudes.

Alcance menos riscos para o seu negócio. E o melhor: tudo em uma única plataforma.

A partir da utilização do Data Engine, você conquista segurança ao utilizar um sistema confiável para o registro de informações. Garanta mais assertividade para a tomada de decisões do seu negócio, com aderência às exigências legais como a LGPD.

Trabalhar pela prevenção de fraudes é uma necessidade cada vez maior para as empresas brasileiras. Nos últimos anos, com os escândalos de corrupção envolvendo agentes públicos, essa questão ficou mais evidente para setores de compliance.

5 benefícios da utilização do Data Engine

Com o Data Engine, você consegue ter acesso a diversas informações, seja de uma pessoa física ou jurídica. A solução acessa rapidamente diversas fontes diferentes unificando o processamento de informações de um Dossiê Reputacional, não sendo necessário que você faça esse trabalho manualmente em múltiplas plataformas.

Conheça algumas das facilidades do Data Engine:

1- Redução de custos

Com o Data Engine, seus investimentos para consulta e validação de dados são otimizados, melhor alocados e garantem muito mais celeridade para suas estratégias de compliance.

2- Menos Risco e Mais Segurança

Por meio de uma automatização da classificação de risco do seu cliente, garanta um processo muito mais seguro e com menos risco para seu negócio. Saiba qual o risco seu cliente representa para sua empresa, por meio de fontes e critérios definidos por você.

3- Otimização

Automatize seus processos, aproveite melhor o tempo da sua equipe e evite erros humanos, como digitação e dados incompletos.

4- Agilidade

Consulte e valide dados em tempo real, com respostas rápidas para o seu negócio e para o cliente final.

5- Acesso Mobile

Experiência otimizada e responsiva em dispositivos móveis. Utilize o Data Engine na palma da sua mão.

A busca por uma experiência de usuário sem atritos está impulsionando o desenvolvimento e a evolução dos produtos. É importante pensar sobre o que você está protegendo e como é a jornada do usuário final.

Independente do setor, o objetivo final de cada projeto é claro: oferecer proteção avançada aos clientes, mantendo uma experiência de usuário positiva e contínua.

Conheça o potencial do Data Engine para a sua empresa!

Recomendados para você

Homem marcando seu nível de humor em projeção
Total Experience: o que é e como ela contribui para o seu negócio? ...
Computador e celular ao fundo com os dizeres vamos falar sobre UX ao centro
6 exemplos de sites e apps que fazem ótimo uso de User Experience ...
designer desenvolvendo telas de aplicativos em um computador
Diferenças entre UX, UI e Visual Design ...