Securitizadora: veja 6 vantagens de uma plataforma de consultas e validação cadastral para o seu negócio

Vitor Precioso

18 julho 2019 - 11:10 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:36

Pessoas trabalhando em um tablet no escritório

As securitizadoras são instituições que atuam com a compra de valores recebíveis de empresas e as transformam, dentro das devidas regras, em ativos negociáveis no mercado financeiro. Transformam vendas a prazo em dinheiro à vista.

Essas dívidas transformam os créditos recebíveis futuros em valores reais. As securitizadoras negociam cheques, duplicatas e parcelamentos com investidores, que receberão o retorno enquanto ainda estiver sendo quitado.

Essa é uma excelente alternativa para empresas que buscam financiamentos para alavancar determinados projetos, por exemplo. Os principais títulos trabalhados pelas securitizadoras são os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI).

No entanto, por serem negociações financeiras, as securitizadoras trabalham com uma gama enorme de variáveis e precisam contar com um grande número de dados para basear suas decisões no mercado e, assim, garantir a viabilidade dos seus negócios.

Uma plataforma de validação cadastral faz toda a diferença nesse processo, fornecendo de maneira rápida, informações úteis para fechar novos negócios. Neste artigo, listamos 6 vantagens que uma solução como esta pode auxiliar o trabalho da sua securitizadora. Confira:

1. Automatize o processo de validação cadastral

Com uma plataforma de validação cadastral, seu negócio pode automatizar esse processo, poupando tempo e mão de obra. É possível programar regras para a aprovação como a similaridade de informações.

Se a securitizadora está analisando um negócio com uma construtora, por exemplo, e o CRI será sobre os apartamentos vendidos de um prédio, são muitas pessoas envolvidas em todos os contratos para validação. Com uma plataforma, você pode receber a avaliação de todas essas informações de maneira automatizada, sem que sua equipe tenha que consultar e validar cada informação separada. 

2. Centralize suas fontes de validação e consulta

Com a automatização desses processos, seus clientes receberão respostas muito mais rápidas. Sua securitizadora terá as informações necessárias para avaliar o negócio e, assim, mostrar celeridade na resposta. 

Em vez de acessar e validar informações em diversos provedores diferentes, sua empresa irá contar com uma única plataforma que acessa a todas essas informações simultaneamente.

Seu cliente e a sua empresa se beneficiarão dessa agilidade. É uma excelente maneira de levar uma experiência do usuário positiva para o seu público.

3. Tenha maior controle sobre riscos e identificação de fraudes

Sua securitizadora terá mais controle sobre as diversas variáveis envolvidas em um negócio complexo como esse. Assim, será possível identificar qualquer risco para a empresa antecipadamente e evitar maiores problemas.

Uma plataforma de validação cadastral possui diversas fontes de compliance para identificar qualquer envolvimento com corrupção, lavagem de dinheiro, crimes internacionais, ações judiciais, pessoa politicamente exposta, entre diversos outros fatores. 

4. Otimize gastos e tenha um melhor custo-benefício

Os gastos que a sua securitizadora possui com a validação de dados é otimizado com a utilização de uma plataforma. Você pode selecionar as fontes que você quer consultar para cada perfil de cliente. Assim, sua equipe tem maior controle do valor pago por cada consulta. 

O trabalho da sua equipe será otimizado! Com isso, a produtividade dos seus colaboradores aumentará e sua empresa poderá reduzir custos considerados invisíveis. Gastos com impressões e arquivamento também não serão necessários. Os relatórios gerados ficam armazenados na nuvem.

5. Avalie negócios com consultas de dados

Antes mesmo de validar um grande volume de dados, sua securitizadora pode consultar previamente um CPF ou CNPJ para conhecer melhor seu potencial cliente. Com uma plataforma de consulta e validação, você consegue gerar um dossiê com todas as informações necessárias para conhecer melhor o seu cliente e, assim, ter mais embasamento para decidir pela continuidade ou não das negociações. 

6. Utilize a API integrada ao sistemas que você já utiliza

No mercado, existem plataformas que podem ser integradas aos softwares de gestão utilizados pela empresa. Desta forma, sua securitizadora pode validar informações já dentro da interface utilizada no cotidiano, oferecendo muito mais autonomia e facilidade no trabalho com essas informações.

Conheça a plataforma de consulta e validação cadastral da Cedro Technologies

A Cedro Technologies, uma empresa de TI com foco no mercado financeiro e negócios digitais, desenvolveu o Data Engine para atender a demanda de seus clientes. Essa plataforma de validação cadastral e consulta de dados centraliza, numa única interface, o acesso a diversas fontes.

Sua securitizadora pode montar um pacote de acordo com as informações relevantes para o seu negócio. O Data Engine é a plataforma com o melhor custo-benefício do mercado e tem atendido um grande número de securitizadoras com esta solução.

Quer conhecer mais sobre o Data EngineEntre em contato com nossa equipe para tirar suas dúvidas e/ou conhecer o produto:

Contatos: (34) 3239-0056 / (34) 99153-9999 

Email: jaqueline.santos@cedrotech.com

Recomendados para você

homem sorrindo com tablet em mãos
Abertura de contas digital: menos burocracia e menor custo operacional ...
Homem vestido de terno analisando gráficos com uma lupa
Trabalho escravo e compliance: como isso afeta a sua empresa ...
GAFI: O que é e como ele atua no mercado financeiro ...