SD-WAN: a tecnologia inovadora para garantir melhor utilização de recursos

Rogério Marques

01 fevereiro 2022 - 12:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:27

Pessoa segurando desenho de mundo sobre uma folha com símbolos de dados e redes em primeiro plano

O SD-WAN é um serviço de rede totalmente gerenciado e seguro que fornece serviços de alta qualidade para conectar diversos recursos de redes, com suporte para implantação zero-touch é projetado para gerenciar links de diversos tipos utilizando software para determinar parâmetros de qualidade e escolher a forma mais eficiente de conexão dos diversos locais.

Ela é, hoje, a melhor solução para corporações que geram um grande volume de dados, como o setor financeiro, no qual a troca de informações e dados sigilosos é constante.

Nesse artigo, vamos entender como essa tecnologia funciona e quais as vantagens de implementar na sua empresa.

O que é SD-WAN?

A SD-WAN é uma das maiores inovações em conectividade de rede nos últimos anos. E com uma taxa de crescimento muito alta. E não é à toa que as empresas estão gerando cada vez mais dados e utilizando softwares baseados em cloud, o que aumenta o tráfego e demanda uma conexão de alto desempenho, estável e segura.

A SD-WAN é um controle de links por software (software-defined ou SD) para gerenciar uma rede de longa distância (wide-area network ou WAN). Esta inovação consiste em uma camada de software que controla o uso da rede de forma automatizada e inteligente. Assim, distribui o tráfego por diferentes percursos de roteamento, respeitando critérios de segurança, qualidade e custos.

Se antes era necessário adquirir mais de um link dedicado, a fim de evitar falhas de comunicação e quedas de conexão, com a SD-WAN é possível utilizar links redundantes, gerenciados automaticamente pelo software. Inteligente, a solução reconhece o tipo de fluxo de dados e se adapta a ele, demandando mais ou menos recursos de acordo com o que é pedido no momento. Desta maneira, potencializa os serviços que utilizam grande fluxo de acesso formando redes flexíveis que se configuram de acordo com as necessidades de cada empresa.

A seguir, vamos ver quais são as principais vantagens da SD-WAN.

Vantagens de adotar SD-WAN na sua empresa

Simplificação e agilidade

A SD-WAN fornece uma arquitetura centralizada, baseada em software, que facilita a implantação e gerenciamento da rede em diferentes endpoints.

Integração

A tecnologia SD-WAN possibilita a criação de uma WAN híbrida, que integra redes diversas  como MPLS, banda larga, serviços wireless, 3G ou 4G, LTE etc. O software faz um monitoramento automático dos links e conhece a necessidade de cada aplicação de acordo com sua programação, e realiza o tráfego de roteamento dinâmico. Esse direcionamento é realizado de forma inteligente, levando em conta métricas de qualidade dos links, como o tempo de resposta, por exemplo. Isso permite utilizar os caminhos da forma mais conveniente para o momento.

Maior controle

Possui um painel de gerenciamento e controle centralizado, que facilita a visibilidade e o controle da rede, permitindo a configuração personalizada de cada ambiente, e fornece informações completas sobre o desempenho dos links.

Melhor performance das aplicações

A SD-WAN reconhece e prioriza automaticamente as aplicações no tráfego, de acordo com a criticidade já programada para acontecer, direcionando pelos acessos mais adequados.  Por exemplo: se uma transferência de arquivos está sendo realizada, mas ocorre uma falha no link utilizado, ela é automaticamente redirecionada a um link adequado, sem qualquer interrupção na transmissão. Para isso, são considerados critérios de segurança, qualidade de tráfego e custos. Desta forma, a disponibilidade e desempenho de aplicações essenciais para o negócio é garantida.

Redução de custos

Por conta do roteamento dinâmico, a SD-WAN entrega uma alta disponibilidade, conexão de qualidade e segurança com um custo menor do que o MLPS, por exemplo. Não é necessário contratar links reserva para garantir a conexão visto que é possível programar para utilizar 1 ou mais links dividindo o tráfego por critérios, largura de banda, melhor tempo de resposta entra vários outros métodos programados.

Em resumo…

A SD-WAN é uma inovação indispensável para as empresas. Como vimos, são muitas as vantagens e é apenas uma questão de tempo para que todos adotem esse tipo de abordagem. No setor financeiro, ter essa segurança e agilidade é essencial e representa um diferencial no mercado

Recomendados para você

Telas de computador com códigos fonte em uma mesa
Teste de Software: Investimento ou Custo? ...
Pessoa utilizando computador com símbolo de rede projetado no teclado
7 erros de automação de TI para nunca cometer ...
DevOps nem sempre é indicado: saiba quando adotá-lo na sua empresa ...