Score de crédito: a ferramenta certa para avaliar crédito

19 / 04 / 2022

score de crédito

Se alguém perguntar a você quais são as chances de um determinado cliente pagar suas contas ou não, qualquer resposta poderia ser arriscada, pois, muitas variáveis influenciam nessa previsão.

Quantas vezes você ouviu a brincadeira de que quando uma pessoa vai pedir um empréstimo no banco, ela vai usar a melhor roupa para causar uma boa impressão no gerente e conseguir o crédito?

Alguns gestores ainda acreditam que uma análise ocular e dados superficiais bastariam para tomar a melhor decisão entre conceder ou não. Será mesmo que isso é possível?

Em tempos atuais, onde a tecnologia já se faz presente no cotidiano das pessoas e muitas negociações são realizadas virtualmente através de e-commerces, como fazer a tal análise ocular?

Qual a real probabilidade de você receber dos seus clientes? É possível calcular uma estimativa para saber se o consumidor vai realmente pagar? Existe mágica?

Não é mágica.

O que existe é uma tecnologia usada por bancos, construtoras, lojas físicas e serviços de e-commerce, que estão se beneficiando de um sistema capaz de entregar um resultado mais confiável.

Durante esse artigo você vai saber como uma solução que agrega informações de diferentes bancos de dados pode demonstrar quais as chances de o cliente pagar ou não.

Uma ferramenta automatizada que, ao gerar uma pontuação média com base no histórico financeiro do cliente, torna a concessão de crédito mais justa e segura.

Descubra agora o que é o score de crédito e como ele é importante para o seu negócio.

Boa leitura!


Score de crédito: o que é e por que as empresas estão usando


O score de crédito é muito simples de entender. Basicamente, ele é uma pontuação média que demonstra quais são as chances de um cliente, seja pessoa física ou jurídica, honrar seus compromissos financeiros com uma empresa ou instituição financeira, por exemplo.

Com pontuação que varia entre 0 e 1.000, para cada cadastro consultado, esse escore serve como um indicador para lojistas, financeiras e bancos terem maior clareza no momento de conceder o crédito solicitado por uma pessoa ou empresa.

Na contagem de extremos, quanto mais próxima à pontuação chegar a 1.000 pontos, maiores as chances de a organização receber seu devido pagamento. E, ao contrário, quanto mais perto estiver do zero, as possibilidades vão diminuindo.

Diferente da negativação, quando a análise é baseada apenas nos rastros deixados pela não quitação das contas, o score de crédito é o número encontrado após uma combinação de informações obtidas por meio do cadastro positivo.

Uma solução que busca automaticamente informações em bancos de dados de fontes distintas. O cruzamento dessas informações é que vai gerar o resultado final com os pontos do consumidor. Assim uma loja ou banco decide se libera, ou não, o crédito.

Lembrando que a decisão final é sempre da empresa, pois cada uma tem seus próprios critérios e um valor que poderia ser aprovado em uma empresa, em outra talvez não seja.
Redução da inadimplência no comércio

O score de crédito é uma ferramenta útil para as empresas, pois evidencia com mais precisão o nível de risco que elas terão ao negociar. Com informações mais precisas, as organizações diminuem consideravelmente seus índices de inadimplência, em um país que teve, em fevereiro de 2022, 76,6% da população brasileira com dívidas a vencer.

Por meio da pontuação, uma loja sabe qual é o cliente que só poderá comprar à vista, no caso de score baixo, e quais são as melhores condições de pagamento que pode oferecer a prazo, quando o freguês tem o maior score.

Mesmo nos casos em que um cliente não consiga apresentar comprovação de renda, o score de crédito pode traduzir em pontos todo o seu comportamento financeiro ao longo dos anos.

Dessa forma, uma empresa não precisa deixar de vender a prazo quando o consumidor estiver com um score alto, inclusive quando não comprovar renda.

Talvez agora você esteja se perguntando: como esse índice é calculado? É o que você vai saber a seguir.


Como o score de crédito é calculado


As negociações de pessoas e empresas no mercado ficam registradas em bancos de dados. Tudo aquilo que for comprado, financiado, ou emprestado, datas de pagamentos e vencimentos, tudo isso vai ser registrado e armazenado em um birô de informações.

Diferente do que muitos pensam, não é apenas o “nome limpo” na praça que determinará um score de crédito maior ou menor. Mas sim o conjunto de todas as ações realizadas por uma empresa, instituição ou pessoa física. Esse é o chamado: histórico financeiro.

Muitos fatores são consultados durante o processo para calcular o score de crédito. Confira logo abaixo os principais:

  • Tempo de uso de cartões de crédito
  • Histórico de dívidas
  • Financiamentos
  • Empréstimos
  • Pagamentos de dívidas após prazo de vencimento
  • Pagamentos dentro do prazo de vencimento
  • Cadastro Positivo aberto e com informações atualizadas
  • Volume de negociações (quanto mais usar, mais crédito terá)


Essas informações vindas de fontes distintas, agregadas, vão formar o modelo estatístico que definirá a pontuação.


Cálculo automatizado deixa sua equipe livre para focar no crescimento da empresa

Para que complicar, se foi feito para simplificar? Pouco adianta ter uma gama variada de informações disponíveis e que foram feitas para facilitar suas tomadas de decisões, se na hora de analisar todas elas, sua equipe tenha que realizar tudo manualmente.

A cada dia, os processos de uma empresa estão mais digitalizados e automatizados e um sistema que utiliza a inteligência artificial irá proporcionar mais agilidade na realização das tarefas de sua equipe, pois serão gerenciadas em uma única plataforma.

Processos de avaliação de crédito realizados em sistemas automatizados se tornam padronizados e otimizados, além de mitigar riscos de erro durante as operações.

Programas automatizados são capazes de integrar sistemas ou aplicativos já utilizados por sua empresa para avaliar a concessão de crédito.

Em conjunto com eles, pode-se estabelecer critérios de acordo com o perfil dos seus clientes, para obter a melhor escolha dentro dos parâmetros de sua organização.

Saiba como uma ferramenta é capaz de fornecer dados e relatórios de maneira rápida e automática, deixando você e seu time com mais flexibilidade para focar em pontos importantes. Conheça o Data Engine.

Deixe uma resposta