Saiba o que é NFT em 8 passos

Rogério Marques

29 março 2022 - 12:00 | Atualizado em 12 abril 2023 - 18:48

Homem com óculos VR clicando em ícone de "NFT"

Se você ainda não sabe o que é NFT, está na hora de se atualizar. Afinal, ao que tudo indica, essa tendência que chegou dando o que falar, promete ficar ainda por muito tempo. Só para você ter uma ideia, a NFT já está sendo utilizada até para lembrancinhas de casamento no metaverso.

Para te auxiliar nessa missão, preparamos um conteúdo onde em 8 passos você irá aprender de maneira simples, rápida e dinâmica o que é NFT e como funciona este mercado. Veja a seguir:

 

8 passos para você entender o que é NFT

Para começar a entender as NFTs, devemos compreender o mercado de colecionadores. Você provavelmente já ouviu falar sobre quadros famosos como a “Monalisa” de Leonardo da Vinci ou “A Criação” de Michelangelo Buonarotti, que hoje seus exemplares físicos e originais valem bilhões de dólares. 

Não podemos negar que, apesar de não estarem à venda, há quem possa estar interessado em adquirir os quadros para um acervo pessoal de colecionador, por conta do significado e originalidade que aquela obra tem.

Aqui usamos o exemplo de obras de arte por ser um dos nichos do mercado de colecionadores mais caro que existe por conta da exclusividade das peças, onde só uma é original. Entretanto, carros, moedas, artefatos, discos de vinil, dentre tantos outros objetos, também fazem parte desse mercado tendo cada um seu preço.

Agora, imagine se pudéssemos transformar artes digitais em obras de artes exclusivas. Ainda que seja mais difícil por conta da replicação em massa que arquivos digitais têm na internet, a NFT criou essa possibilidade de se manter a exclusividade do arquivo original dos mesmos. 

Esse conceito de propriedade de bem que pode ser aplicado a itens que antes podiam ser facilmente replicados por conta da tecnologia, elevou o mercado de artes digitais, colocando-as como destaque em renomadas casas de leilões de arte do mundo. 

Como isso se tornou possível? Veja os itens a seguir. 

 

1. O que é token não fungível?

Você já sabe que a NFT permite que possamos transformar um arquivo digital em uma propriedade, deixando-o exclusivo e original. Mas, o que é NFT propriamente dizendo, ou melhor, o que significa essas palavras? 

NFT é uma sigla para “non-fungible token”, o que traduzindo para o português significa token não-fungível.  Na prática, trata-se de um código de computador capaz de autenticar um arquivo e torná-lo único.

Inclusive, é por conta dessa exclusividade do arquivo que chamamos de token não-fungível, ou popularmente conhecido NFT. Basicamente, um token não fungível tem propriedades únicas o que deixa seu valor único também. Diferente de um token fungível, onde, por exemplo, R$ 100,00 ou 5 notas de R$ 20,00 tem o mesmo valor no mercado. 

Ou seja, é por meio da NFT que se garante que o arquivo que está sendo vendido como propriedade é autenticado como original. Entretanto, destaca-se aqui que você não recebe nenhum elemento físico que comprove isto, somente o token ou chave da NFT.

 

2. Compreendendo a blockchain

E quem garante a validade deste código, token ou chave nos sítios digitais? A blockchain. Trata-se de um sistema que tem a capacidade de rastrear algumas informações específicas trocadas na internet. Dentre essas informações, transações realizadas com criptomoedas e NFTs estão inclusas com todo seu histórico registrado em blocos, o que dificulta a realização de fraudes e golpes.

Essa computação de dados compartilhados só é possível graças a uma espécie de documento oficial mantido por milhares de computadores em todo o mundo. Para usar a blockchain, você precisa realizar um cadastro. 

>> Confira aqui “Qual é o futuro do blockchain?

3. Como comprar NFT

Assim como qualquer compra na internet, você pode também navegar pela blockchain como se fosse uma espécie de marketplace. Entretanto, o que difere a blockchain dessas plataformas é que, em geral, a compra de NFTs é feita por meio de uma carteira com criptomoedas.

4. Como vender NFT

Assim como em um marketplace comum, você também pode anunciar para venda suas NFTs. Atente-se apenas ao fato de ter uma carteira digital para que, caso a compra seja realizada, o valor do item seja encaminhado a você.

Para vender seu ativo digital mais rapidamente, vale uma boa divulgação dentro da plataforma de modo a atrair mais potenciais clientes.

>> Veja “TI para o mercado financeiro: confira 5 tendências de blockchain”

5. O que é NFT art?

Ao saber que é uma NFT, você automaticamente pode relacionar-se com a NFT art. As palavras são quase que sinônimos, pois, se uma NFT trata-se de um ativo digital de propriedade única, uma NFT art nada mais é do que esse mesmo ativo. O que muda, ou melhor, acrescenta, é que a NFT art é um ativo digital voltado para o meio artístico, ou seja, obras de arte digitais que colecionadores gostariam de adquirir.

 

6. O que é NFT games?

Já a NFT games trata-se de itens exclusivos do universo gamer como skins, skills, personagens, mapas e artefatos únicos que jogadores podem adquirir para seu usuário em jogos. Por meio da blockchain, os jogadores podem negociar a compra e venda dessas NFTs, garantindo sua propriedade sobre a mesma.

 

7. NFTs e criptomoedas

Como já dissemos anteriormente, a relação entre NFTs e criptomoedas é que a compra e venda de tokens não fungíveis só é possível, na maioria das vezes, por meio de quem possui uma carteira digital com criptomoedas. A criptomoedas é o “dinheiro” utilizado para a negociação de NFTs.

Ressaltando que as criptomoedas são tokens fungíveis ou intercambiáveis, ou seja, há a possibilidade de negociação de diferentes quantias que no final tenham o mesmo montante, o que não acontece com a NFT que tem um valor único. 

>> Descubra “7 Criptomoedas que serão tendência em 2022”

8. NFT e o metaverso

O metaverso é um mundo virtual que possibilita a vivência de experiências em realidades aumentadas. Você pode interagir no metaverso por meio de avatares e mapas específicos, conforme o objetivo de cada plataforma.

A customização desses avatares e mapas onde você estará interagindo podem ser customizáveis. Se você busca itens exclusivos, por meio de NFTs voltadas para esses mundos virtuais, você pode ter propriedade sobre os mesmos. Ainda, há também a possibilidade de criar NTFs para o metaverso e leiloá-las posteriormente. Casamentos digitais já estão seguindo essa lógica.

O caso das NFTs no casamento do metaverso

Hoje em dia já está disponível no mercado o serviço de casamento no metaverso. Por meio dele você pode escolher em qual cenário deseja casar (desde o fundo do oceano até os pés da torre eiffel), os trajes que os noivos e convidados podem usar, quem irá celebrar a cerimônia e até mesmo onde será a festa de comemoração (onde você poderá interagir com os convidados). 

Toda a cerimônia poderá ser vivenciada de casa, sem precisar gastar com buffets, locação de decorações, aluguéis de espaços, dentre tantos outros custos que envolvem o casamento físico. E, se tudo isso não é inovador pra você o suficiente, as lembrancinhas do casamento no metaverso podem ser NFTs.

Isso mesmo, o vestido da noiva, o buquê, fotos de momentos exclusivos, dentre outros itens importantes da cerimônia podem ser leiloados entre os convidados, de modo que eles possam ter como recordação a propriedade sobre aquele ativo digital por meio de uma NFT.

E aí, ficou mais fácil de entender o que é NFT? Com certeza com esses exemplos e aplicações práticas você ficou mais por dentro do assunto. Não deixe de conferir os demais conteúdos aqui no blog da Cedro Tech sobre o tema para ficar expert no assunto.

Recomendados para você

Pessoa utilizando computador em ambiente de trabalho com uma caneca de café
Animações em CSS ...
Tela de computador cheia de linhas de código fonte
Tecnologia REDIS: saiba tudo sobre ela ...
Homem em mesa de escritório utilizando computador
Como o correto gerenciamento de Big Data pode ajudar seu negócio ...