Robô de investimento: como eles ajudam a montar a sua carteira de ativos?

Bruno Zago

28 outubro 2020 - 09:27 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:37

Pessoa analisando gráficos em um home broker no celular

Montar uma carteira de investimentos com potencial para ganhos expressivos já não demanda mais de um consultor financeiro. Isso mesmo! Agora, é possível recorrer a robô de investimento. No entanto, por ser uma novidade no mercado de capitais, ainda existem muitas dúvidas por parte de traders acerca dessa opção.

E este artigo procura sanar as principais questões a respeito dessa oportunidade. 

O que é um robô de investimento?

É considerado um robô de investimento todo tipo de tecnologia de automação de investimentos. Ou seja, que faz o trabalho de um consultor ou gestor humano que cria e gerencia carteiras. 

A proposta da nova tecnologia é aproveitar esses recursos trazidos pela transformação digital no mercado de capitais para criar uma carteira de investimentos diversificada e ideal para cada situação. Considerando o perfil e os objetivos do investidor, são descobertas as opções mais interessantes para ele. 

Dessa forma, como é algo automatizado, segue constantemente procurando as melhores opções de rentabilidade. 

Basicamente, os robôs fazem o cadastro, identificam o perfil do investidor e sugerem aplicações. Já os profissionais das empresas desenvolvedoras desse recurso realizam escolhas dos ativos que farão parte dos fundos e carteiras, além de ficarem responsáveis pelos algoritmos da ferramenta. 

Como os robôs funcionam na prática?

Através de inteligência artificial (IA), os robôs analisam aspectos do investidor como tolerância ao risco, objetivos e outras variáveis para traçar as melhores estratégias de investimento. Detalhes como o mercado financeiro e a conjuntura do país também são avaliados. 

E isso vale não apenas para os primeiros aportes, mas inclui também o rebalanceamento do portfólio.

Considerando todos esses aspectos, a tecnologia automatiza os investimentos. Os cálculos são feitos em tempo real, em busca das melhores oportunidades. E os robôs continuam permanentemente aprendendo, o que é ótimo para a obtenção de análises sempre completas.

É possível até mesmo o resgate de aplicações quando condições estabelecidas são alcançadas.

Cada etapa é programada por profissionais, mas o uso de robôs agiliza muito todo o processo e diminui o risco de falhas humanas.

Vantagens e riscos do uso de robô de investimento

Por ser algo novo, o uso de robôs de investimento na gestão de carteira de investimentos é algo que ainda causa dúvida. No entanto, avaliando prós e contras, é simples entender o motivo pelo qual essa tecnologia tem conquistado espaço.

Vantagens do uso de robôs de investimento

Recorrer a robôs é um modo inteligente de investir porque simplifica a busca por rendimentos mais atrativos, tanto no caso de investidores iniciantes quanto experientes. 

Estima-se que o patrimônio gerido por robôs atualmente no Brasil já ultrapasse R$ 1 bilhão. E especialistas apontam que há oportunidades para que essa ferramenta seja melhor aproveitada. Ou seja, é um campo vasto para participação de novos players, aprimoramento da concorrência e conquista de novos clientes.

Outro aspecto interessante é o baixo custo propiciado na gestão de recursos, já que esses robôs não demandam ambientes físicos. 

Tem mais atrativos. Por meio de sites e aplicativos, o investidor consegue acessar informações de modo transparente, prático e cômodo. 

Também é fácil fazer alterações em investimentos, caso o cliente assim decida. Acompanhar as decisões tomadas por meio dos robôs inclusive ajuda o investidor iniciante a aprender mais sobre o mercado de capitais, por exemplo.

E esses são apenas alguns dos benefícios que a tecnologia oferece atualmente para este setor. 

Riscos do uso de robôs de investimento

Um dos riscos a ser considerado é o do próprio investimento. Se a aplicação for em CDB (Certificado de Depósito Bancário), por exemplo, ele é coberto pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). 

No entanto, mesmo que o robô faça avaliações em tempo real, oscilações rápidas de mercado fazem parte do próprio cenário de alguns investimentos. Os robôs farão movimentações sem considerar emoções na gestão de recursos, o que pode levar o investidor a uma percepção de que a ação não foi a ideal e eventualmente reduzir a possibilidade de ganhos.

Gostou deste conteúdo? Conheça mais sobre o mercado financeiro aqui no nosso blog!

Recomendados para você

Saiba o que é o Monitoramento conjunto contínuo de dados da BSM ...
Homem em traje social na frente de prédio com mulher analisando folha em segundo plano
13 dicas para profissionais de finanças se diferenciarem ...
Banner de blog de Tape Reading
Tape Reading na Mirae Corretora ...