Quiz: otimize o processo de validação cadastral

Vitor Precioso

08 outubro 2019 - 16:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:37

Pessoa encaixando duas peças de um quebra cabeça

No processo de abertura de contas ou de renovação cadastral, a validação de dados é muito importante para confirmar informações, garantir a veracidade e prevenir fraudes. Por isso, quando uma empresa recebe um novo cadastro, é preciso consultar e validar diversos campos.

Para acelerar este processo e auxiliar nas práticas de prevenção de fraudes, a tecnologia torna-se grande aliada. Além de automatizar a validação cadastral, um novo recurso que faz toda a diferença é o Quiz.

Com o quiz, sua empresa pode comparar dados e validá-los de maneira mais segura, rápida e precisa. 

Uma forma de fazer essa validação ocorre por meio da aplicação de um quiz, um compilado de perguntas que ajuda a identificar se o que um cliente ou fornecedor diz é verdade. E se as informações fornecidas por eles batem com os elementos salvos na base de dados da empresa.

A sua empresa aplica um quiz para validação cadastral?

Veja nesse post quais são os benefícios de utilizar esse questionário, e como a sua empresa pode desenvolver um quiz dinâmico com a ajuda do Data Engine, solução desenvolvida pela Cedro Technologies para  facilitar e dar segurança para a consulta e validação de dados.

 

Quiz para validação cadastral: o que é?

O quiz para validação cadastral nada mais é que uma espécie de questionário contendo perguntas personalizadas para validar as informações fornecidas por clientes e fornecedores.

É um documento on-line aplicado unicamente por empresas, que se integra à base de dados da instituição e faz a validação automática das informações.

O principal objetivo do quiz para validação cadastral é assegurar que os dados fornecidos pelo cliente ou fornecedor são íntegros. Isso impede que a empresa sofra qualquer tipo de fraude. 

Alguns exemplos de perguntas que podem compor esse questionário são: logradouro, nome completo da mãe, data de nascimento, endereço de e-mail, entre outros.

 

A funcionalidade de questionário – Quiz

A partir da integração com uma API, a funcionalidade Quiz permite gerar questionários a partir das informações básicas, como o CPF ou nome completo, e a sua empresa pode confirmar a veracidade dos dados fornecidos por um usuário. Com a validação em fontes externas ou sistemas internos, é possível munir o negócio com mais registros para evitar fraudes e garantir a integridade.

Para tornar a experiência de uso mais dinâmica, rápida e intuitiva, tanto para o usuário como para a equipe do negócio, a funcionalidade quiz permite definir diversas perguntas e aplicar um conjunto aleatório delas para acelerar a confirmação de dados e evitar a utilização de identidade falsa. Também é possível dar prioridade para determinadas questões que são mais importantes para o Core Business.

O quiz pode ser vinculado também a um tempo mínimo específico para preenchimento das informações, garantindo mais celeridade ao processo.

Seu negócio irá se beneficiar com mais confiabilidade para as operações e agilidade na confirmação e aprovação de um conta, por exemplo.

A partir do CPF, é possível questionar diversas informações para validação, como o endereço de email, data de nascimento, nome completo da mãe e muito mais. É só analisar quais informações são importantes para o negócio e necessárias para a confirmação da identidade.

 

Benefícios do quiz para validação cadastral

O grande benefício do quiz para validação cadastral é que a empresa consegue cruzar dados e validar todas as informações de forma automática. Porém, existem outras vantagens importantes que também precisam ser mencionadas neste tópico. Abaixo, veja quais são:

  • Confiabilidade das operações: a empresa consegue realizar operações de compra e venda com mais tranquilidade e segurança, uma vez que pode utilizar o quiz para confirmar se as informações sobre seus clientes e fornecedores são íntegras. 

  • Melhor experiência ao público: como todas as informações são avaliadas automaticamente, a empresa consegue reduzir o tempo de resposta e atendimento ao cliente e ao fornecedor. Assim, melhora a experiência deles com a marca. 

  • Redução de fraudes: ao validar todas as informações, a empresa consegue também reduzir o índice de fraudes de identidade e outros problemas envolvendo dados. E, consequentemente, evitar prejuízos financeiros ou até a perda de credibilidade. 

  • Armazenamento limpo de informações: com o quiz para validação cadastral, a empresa também consegue manter uma base de dados limpa. Contendo, apenas, informações verídicas e confiáveis sobre o cliente e fornecedor.

Dicas para criar um quiz para validação cadastral

Agora que você já viu o que é quiz para validação cadastral, como funciona e quais seus benefícios, que tal conferir 3 dicas simples para criar um questionário personalizado e melhorar a experiência do seu público

 1- Defina as perguntas certas

Para tornar a experiência de uso dinâmica, a empresa deve elaborar um quiz objetivo que contenha as perguntas certas. Do contrário, o questionário pode se tornar maçante e levar muito tempo para ser respondido. 

Assim sendo, o ideal aqui é que você comece a fazer uma análise de quais informações são importantes para o seu negócio. E quais desses dados são realmente necessários para confirmar a identidade do seu cliente ou fornecedor. 

2- Estabeleça um tempo mínimo para preenchimento das informações

As pessoas gostam de agilidade, certo? E no quesito validação cadastral isso não seria diferente. 

Para melhorar a experiência de uso e assegurar um atendimento rápido, a empresa deve buscar formas inteligentes de agilizar todo o processo de preenchimento. E uma das alternativas, nesse caso, é estabelecer um tempo mínimo para realização do quiz.

3- Investir em uma solução que facilita a consulta e validação de dados

Hoje existem ferramentas 100% on-line que podem ajudar a empresa a consultar informações e validar dados. Soluções como, por exemplo, o Data Engine, que se integra aos softwares de gestão que as suas equipes já utilizam internamente.

Além de facilitar a consulta e validação de dados, a plataforma on-line também auxilia no processo de abertura de contas, gestão de cadastro digital e, inclusive, elaboração do quiz para validação cadastral.  

Conheça o Data Engine!

A Cedro Technologies desenvolveu uma plataforma de consulta de dados e validação cadastral para oferecer suporte às práticas de compliance e de KYC: o Data Engine. Também auxilia no processo de abertura de contas e gestão de cadastro digital.

Com o CPF ou CNPJ, por exemplo, é possível consultar ou validar dezenas de informações, como nome, score, endereços, telefones, relacionamentos pessoais, quadro societário, mídia negativa, ações judiciais, listas restritivas e muito mais. 

A funcionalidade de Quiz permite acelerar o processo de validação de dados de uma forma mais dinâmica e objetiva. Outros recursos extras que o Data Engine agora possui são o OCR (identificação óptica de caracteres) e o Face Match (reconhecimento facial). Isso agiliza o trabalho da sua equipe e foca no que realmente importa: a análise e a tomada de decisões.

Seu negócio possui um grande volume de consultas diárias? A API do Data Engine é a solução mais adequada para as necessidades do seu negócio e se integra aos software de gestão que as suas equipes utilizam internamente.

Fale com nosso time de especialistas e veja como o Data Engine pode oferecer muito para o seu negócio.

Recomendados para você

Novas regras favorecem abertura de conta digital e inclusão bancária ...
Fachada do prédio da Receita Federal
Consulta CPF JSON/XML – Com Data Engine ...
Pessoas em escritório analisando códigos de programação exibidos em tela de computador
Análise de fraude: seu processo é realmente eficiente? ...