home Sem categoria Qual é o papel do RH na transformação digital da empresa?

Qual é o papel do RH na transformação digital da empresa?

A cada dia, os colaboradores das empresas tornam-se mais digitais, passando mais tempo em ambientes online, como redes sociais, e-commerces, realizando transações financeiras, entre outros. E esse hábito, quase universal, se trata de uma grande oportunidade que não pode passar despercebida pelas empresas e deve ser aproveitada para que se inicie a transformação digital.

Transformação digital no RH é um tema em ascensão e muito comentado entre profissionais do RH, e por boas razões, já que a tecnologia digital tem a capacidade de transformar a área de recursos humanos como o conhecemos. Mas falar sobre a transformação digital no RH, é bem diferente de fazer isso acontecer. Então vamos nos aprofundar neste assunto e entender o que é, a importância disso e como fazer.

O que é Transformação Digital?

Transformação digital é o processo de mudar a organização, pensar usando e integrando tecnologias digitais, sociais, móveis e emergentes em todas as áreas da empresa, ocasionando mudanças significativas na forma de trabalho da companhia, na forma de liderar e na geração de valor aos clientes, é importante saber que esta transformação resultará em uma mudança cultural na empresa, pois exige que a todo tempo a companhia, assim como seus colaboradores pensem em melhorias de processos, experimentando novas ideias.

Deixar de lado alguns processos preestabelecidos, cedendo espaço para o novo. Com o intuito de melhorar a experiência dos funcionários, clientes, fornecedores, parceiros e partes interessadas da sua organização.

O porquê da transformação digital no RH

A área de recursos humanos tornou-se corresponsável pelo crescimento das organizações e diretrizes de expansão das companhias, exercendo grande influência na condução e realização dos negócios, sendo assim é crucial que as funções burocráticas e operacionais sejam realizadas de formas mais ágeis e digitais, desta forma os profissionais passam a desempenhar papéis mais estratégicos, desenvolvendo olhares mais analíticos nas tomadas de decisões, e as empresas estão se preparando para extrair o máximo de resultados da área.

Segundo o estudo da Delloite:

  • 56% das empresas pesquisadas estão redesenhando seus programas de RH para alavancar ferramentas digitais e móveis.
  • 51% das empresas atualmente estão no processo de redesenhar suas organizações para modelos de negócios digitais.
  • 33% das equipes de RH pesquisadas estão usando alguma tecnologia de inteligência artificial (AI) para fornecer soluções de RH e 41% estão criando ativamente aplicativos para oferecer serviços de RH.

É importante ressaltar que qualquer transformação seja ela digital ou não, tem que fazer sentido aos negócios da companhia, pois caso essa transformação não esteja alinhada aos negócios corre-se o risco de implementar tecnologias caras que não atendem às necessidades reais da empresa, o que foge totalmente do conceito de transformação digital.

Os estágios da transformação no RH

Para que qualquer transformação é importante analisar o cenário real da empresa e mapear os processos para gerar etapas bem definidas.

Segundo o relatório 2017 State of Digital Transformation da Altimeter, existem seis principais etapas padrão que formam uma base sólida para a transformação digital:

Business as usual – Negócios como de costume.

Presente e engajado – A cultura da transformação digital deve estar presente, engajando cada vez mais os colaboradores, contribuindo para a alfabetização digital e criatividade.

Formalizado – Nesta etapa revela-se a importância do alinhamento da transformação com os negócios, pois, caso não faça, fica mais difícil conseguir o apoio da liderança.

Estratégico – Indivíduos percebem o poder da colaboração e trabalho em equipe. Seus esforços e insights compartilhados levam a novos roteiros estratégicos.

Convergido – É onde uma equipe de transformação digital formada com o intuito de orientar as estratégias e operações da empresa.

Inovadora e adaptável – A transformação digital tornou-se o novo “business as usual” e um novo ecossistema é estabelecido.

No momento em que a companhia ao sexto e último estágio da transformação digital, a mentalidade da organização e de seus colaboradores mudou completamente, dando espaço para a tecnologia aceitando que a mudança é necessária para a evolução dos negócios.

Como começar com a transformação digital no RH

Para que a transformação digital na área de recursos humanos seja bem sucedida e seja um exemplo para influenciar a companhia como um todo, é necessário seguir alguns passos importantes.

1. Estabeleça objetivos

Antes de realizar qualquer transformação é necessário acima de tudo estabelecer uma meta claramente definida que faça sentido com os negócios. O processo de transformação no RH, deve estar focado sempre no funcionário como usuário final,permitindo que os colaboradores testem qualquer nova tecnologia antes de implementá-la.

2. Envolva pessoas nos processos

Isso significa envolver todas as partes interessadas, desde funcionários até a diretoria executiva. Quando falamos de transformação digital no RH, estamos falando de um conjunto de ações que afetará toda a organização, sendo assim é necessário todo apoio para que ela se torne um sucesso.

3. Não complique demais as coisas

Comece sempre pelo simples e pequeno, olhe para os processos que podem ser realizados de forma digital.

Ex.: seleção e recrutamento, integração, treinamentos, folha de pagamento entre outros.

4. Priorize ideias

Priorize-as se baseando no impacto que terá na companhia e no esforço da equipe, analisando quanto tempo e dinheiro serão necessários para que certos processos se tornem digitais.

Comece com os processos de alto impacto e baixo esforço. Eles ajudarão a criar um case de sucesso para o RH digital e otimizar o trabalho.

5. Avalie o desempenho

Experimentar e implementar tecnologias digitais é importante, mas não faz sentido não houver análises dos resultado, por isso é necessário mensurar o que funciona e não funciona.

6. Redefina a missão

O departamento de RH deve se posicionar como a área responsável pela mudança cultural da empresa, ajudando os colaboradores a se adaptarem ao modo de pensar e agir digitalmente. Familiarizando-se com a rede organizacional e modelo de liderança digital

7. Tenha a inovação como estratégia central do RH

Pensar em melhoria de processos e novos métodos de atuação é crucial para o sucesso na transformação digital, sendo assim, procure inovar nos métodos de gestão de pessoas, tendo sempre em mente que o capital humano é o ativo mais valioso de qualquer corporação. Inove no recrutamento, utilizando dados para localizar candidatos que correspondam aos perfis de alto desempenho da empresa.

Vamos inovar?

Sabemos que o desafio é grande e o processo de transformação digital depende de muitas variáveis, no entanto é uma grande oportunidade para fazer a diferença e desenvolver grandes profissionais. Você não precisa percorrer esta jornada sozinho, a Cedro Technologies tem feito a diferença em grandes empresas, auxiliando-as a se tornarem digitais com grandes soluções tecnológicas.

Gostou? Compartilhe:

Gabriel Januário

Publicitário, Analista de Marketing de serviços cognitivos na Cedro Technologies.