Protótipo ideal: entenda a sua importância

Rogério Marques

07 fevereiro 2017 - 13:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:43

Pessoas utilizando aparelhos tecnológicos em reunião

O mercado está competitivo em praticamente todas as áreas de atuação e os clientes estão cada vez mais exigentes na hora de consumir qualquer produto. Por isso, é fundamental testar com maestria qualquer lançamento e, dentro desse contexto, produzir o protótipo ideal é indispensável.

No entanto, muitos profissionais não sabem seguir os passos básicos para fazer isso do jeito certo. Se você não deseja cometer esse erro, leia o conteúdo que preparamos a seguir.

O que é um protótipo ideal?

O primeiro passo para entender a importância de um protótipo ideal é saber muito bem o seu conceito. Em linhas gerais, podemos dizer que se trata de uma espécie de amostra ou modelo fabricado com a intenção de testar um novo produto. É, também, o resultado do desenvolvimento de pesquisas que servem como base antes de lançar o item para o público.

Vale lembrar que o protótipo é um exemplo, que não precisa conter necessariamente todas as funcionalidades e detalhes do projeto final. Ele pode usar configuração mais básica, voltada para detectar se a proposta ou as mudanças feitas terão o desempenho e o resultado esperado.

Qual é sua importância?

Como é de se imaginar, o protótipo ideal tem uma importância substancial, pois permite que o produto seja melhor finalizado e contribui para a correção de eventuais falhas antes do lançamento, impedindo que algum problema afete a credibilidade da marca diante dos consumidores.

A prototipagem também é primordial do ponto de vista da própria concepção da ideia, pois demonstra como um projeto funcionará na prática pela primeira vez, facilitando o entendimento e o feedback dos usuários escolhidos.

Além da vantagem técnica, o protótipo também permite que você idealize o modelo de negócio necessário para garantir que a invenção tenha sucesso, como a estrutura de custos, a aquisição de materiais, a logística e sua proposta de valor, reduzindo os riscos e favorecendo o planejamento.

Quais são as etapas do protótipo ideal?

Concepção

A primeira etapa da criação de um protótipo ideal é a concepção, ou seja, a ideia que gera a demanda de um novo produto ou até mesmo da evolução de algum modelo antigo. Ela pode surgir espontaneamente, por meio da observação e inspiração dos colaboradores, como também pode ser estimulada em reuniões ou brainstorms.

Desenvolvimento

Nessa fase, os profissionais devem desenvolver o protótipo ideal, o que ocorre por meio da troca de ideias, pesquisas de mercado e estudos específicos sobre o tema. É uma etapa crucial, pois é a partir desses resultados que sua equipe poderá criar diferenciais que atendam ou mesmo superem as necessidades, expectativas e demandas do público-alvo.

Execução

É a etapa na qual é produzido efetivamente o protótipo. É preciso considerar se ele disponibilizará todas as funcionalidades do produto final ou, o que é mais comum, apenas os requisitos básicos para a testagem. Podem ser utilizadas ferramentas de prototipagem disponíveis no mercado, que permitem a criação de modelos de forma rápida e eficiente.

toocoolforyou

Teste e mensuração

Por fim, é hora de testar e medir os resultados. É ideal ter uma amostra razoável, que permite uma reprodução fidedigna do público que consumirá o produto.

Geralmente, as empresas escolhem alguns clientes e permitem que eles utilizem as versões desenvolvidas, fornecendo feedbacks que poderão ser usados para acabar com falhas e aprimorar o funcionamento.

Gostou do conteúdo? Aprendeu os principais passos para montar um protótipo ideal? Então, assine nossa newsletter e confira outros artigos como esse em primeira mão.

Recomendados para você

Pessoa utilizando computador ilustrando um hacker invadindo dados
Como CIOs podem se preparar para combater ciberataques? ...
Foto de entrevista com Steve Jobs e Bill Gates
As opiniões e previsões de tecnologia que fracassaram na história ...
Homem de terno usando celular enquanto caminha
Você já pensou em investir em aplicativos mobile? ...