Progressive Web App: o que é e quando implementar?

Rogério Marques

20 janeiro 2017 - 16:19 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:46

Mulher sorrindo e utilizando o celular e o computador

Os smartphones e dispositivos móveis revolucionaram em uma velocidade espantosa a forma como nos relacionamos com a internet. Mas versões mobile de website não acompanharam essa curva evolutiva; muitas vezes, mais parecem uma “gambiarra” do que uma solução que ofereça boa experiência de navegação.

A maioria deles é lento e pesado – e quantas não são as vezes em que eles simplesmente travam o navegador enquanto carregam uma página? Basta comparar a rapidez de performance deles com a de apps nativos que temos instalados nos celulares.

A solução, então, é migrarmos a operação mobile exclusivamente para aplicativos? Talvez, mas não se esqueça de que a dependência da instalação de um aplicativo para interagir com o seu produto gera muitas barreiras aos usuários — da obrigação de visitar à loja de apps para instalar até a necessidade de espaço na memória do aparelho.

Não é à toa que mesmo com uma experiência de navegação pior, os usuários ainda utilizem com mais frequência a opção do website mobile em relação a aplicativos.

O que fazer? Uma solução é a adoção de um progressive web app. Ele garante boa experiência de usuário nos sites mobiles, similar à oferecida em um aplicativo. Começa como uma aba no navegador, mas conforme o usuário interage, esses sites se tornam apps “progressivamente”.

As principais vantagens do progressive web app

Confiável

O progressive web app é carregado instantaneamente quando iniciado a partir da tela inicial do usuário, independentemente das condições de conexão com a internet. Ele funciona como um proxy escrito em JavaScript, no dispositivo do cliente, e coloca você no controle do cache e das respostas às solicitações de recursos.

Com o pre-caching de recursos-chave é possível eliminar a dependência da rede, garantindo experiência instantânea e confiável para os usuários.

Rápido

Responde rapidamente às interações do usuário, com animações suaves e com uma barra de rolagem que realmente funciona.

Aproximadamente 53% dos usuários abandonam um site que demore mais de 3 segundos para carregar – e uma vez carregado, eles esperam que a navegação seja rápida e eficiente.

Engajamento

O progressive web app conta com uma experiência de usuário imersiva, em tela cheia, e roda como um aplicativo nativo no dispositivo. Podem ser acessados na tela inicial dos usuários, sem a necessidade de ir até a loja de aplicativos do celular. É possível até mesmo reativar usuários inativos por meio notificações enviadas via web.

Controle Total

Você é o “senhor” do seu progressive web app, saiba usar isso a seu favor. Especifique os ícones para a tela inicial que é exibida enquanto o aplicativo está sendo carregado e qual página é carregada quando o aplicativo é lançado, a orientação da tela, etc.

O “muro” que divide uma experiência em um website mobile e em um app está cada vez menor, e sem dúvidas o progressive web app é a marreta que derrubará de vez essa divisão.

Hoje, existem algumas barreiras tecnológicas que impedem que um aplicativo web progressivo funcione com força total em todos os navegadores. Mas no atual ritmo da evolução da tecnologia mobile, é questão de tempo para que os progressive web apps rodem tranquilamente em todos os dispositivos.

Recomendados para você

Homem sorrindo utilizando computador
Estratégia e foco em vendas: o novo papel do CIO ...
Mulher desenvolvedora de Java trabalhando
Como será a carreira de TI nos próximos 5 anos e em que apostar? ...
Pedaço de papel cortado com símbolos monetários
Redução de custos: focando no core business com a ajuda do TI ...