Profissionais já estão sendo capacitados para trabalhar com inteligência artificial

Rogério Marques

14 junho 2019 - 09:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:47

Pessoas sorrindo e analisando números em um tablet

A inteligência artificial (IA) é uma das principais forças da transformação digital e está alavancando grandes mudanças no mercado de trabalho. Grandes empresas já sabendo desse poder, já estão investindo pesado na capacitação dos seus colaboradores.

Uma dessas empresa é a Microsoft, que planeja capacitar cerca de 15 mil profissionais em inteligência artificial, machine learning e engenharia de dados nos próximos três anos – até 2022. A iniciativa é uma parceria com a instituição de ensino General Assembly com foco principal em três pilares:

  • estabelecer os padrões para as habilidades de inteligência artificial,
  • desenvolver soluções de treinamento de IA para empresas escaláveis,
  • ​​e criar um conjunto de talentos sustentáveis ​​de trabalhadores com habilidades de IA.

Substituindo o homem pela tecnologia

No senso comum, ainda existe a ideia de que a tecnologia passará a realizar as funções do ser humano. Isso significaria que nossa força de trabalho iria ser deixada de lado e teríamos uma legião de desempregados.

No entanto, a realidade é que as empresas precisarão de uma mão de obra cada vez mais especializada, para trabalhar com essa tecnologia. Muitas atividades repetitivas serão automatizadas, mas será preciso trabalhadores que criar, treinar e operar as aplicações da inteligência artificial.

Como a sua empresa pode se preparar para trabalhar com inteligência artificial?

Para sua empresa explorar os potenciais tecnológicos da inteligência artificial, é preciso que seus funcionários embarquem nessa ideia. É importante deixá-los tranquilizados de que essas aplicações não substituirão seus postos de trabalho, mas sim trarão novas possibilidades de atuação.

A cultura organizacional é muito importante para que mudanças efetivas se concretizem na empresa. Com um novo mindset, sua empresa poderá alcançar novos resultados. Para isso, é preciso planejamento.

Antes de utilizar novas tecnologias, é preciso ter muito bem definido o que deve ser feito e quais os resultados esperados. A partir daí, o trabalho será executado para alcançar esses objetivos.

A escalabilidade também é importante para acelerar a capacidade da empresa. É preciso prever e criar ambientes adequados para novas demandas. O negócio consegue ganhar ainda mais espaço já considerando essa previsibilidade.

A mão de obra especializada deve implementar essas novas tecnologias de IA no seu negócio. Tão importante quanto a contratação de novos colaboradores, é a capacitação dos que sua empresa já possui. Por isso, a realização de treinamentos e cursos de atualização podem trazer excelentes resultados para o trabalho da sua equipe.

Conheça os serviços de inteligência artificial da Cedro Technologies

A Cedro Technologies é uma empresa de TI com forte atuação no mercado financeiro e em negócios digitais. Atuando desde 2005 no apoio a diversas empresas rumo à transformação digita, conta com um time de especialistas em inteligência artificial. Seu negócio pode contar com a consultoria e o parceiro ideal para crescer com IA.

Além disso, a Cedro Technologies desenvolveu uma plataforma de atendimento omnichannel, o PEOPLE, em que a sua equipe pode iniciar o trabalho com inteligência artificial e treinamento de chatbots, sem a necessidade de conhecimento técnico.

Entre em contato com nossos consultores e cresça com IA na sua empresa!

 

Recomendados para você

Homem falando ao celular e analisando gráficos financeiros em uma folha de papel
Internet das Coisas: tendências atuais e futuras para o mercado financeiro ...
Atendente conversando usando headset
Os chatbots vão eliminar a mão de obra humana? ...
Pessoa segurando tablet com holograma de cidade projetado sobre ele
Transformação digital: as 10 tendências em IoT até 2023 ...