Problemas com compliance? Veja como o Data Engine pode te ajudar

empresa com problemas em compliance

O papel do compliance é tornar as condutas éticas de atuação no mercado mais transparentes, por isso é importante que as empresas se adequem.

Dessa forma, é importante que parte do orçamento seja direcionado para a segurança dos dados e em serviços que possam ajudar com o compliance. 

Quer saber quais são os problemas que a falta de atenção nesta área podem gerar para sua empresa? Leia este texto e descubra. Boa leitura!

Exposição de dados 


A violação à privacidade dos dados é uma grande preocupação das empresas e esse problema pode vir de diferentes frentes: Ataques externos, espionagem e até mesmo na ação de funcionários mal intencionados. 

Para solucionar o problema, o governo brasileiro chegou a criar a Lei Geral de Proteção e Dados, que impõe a readequação das empresas em relação aos dados dos usuários. 

Nesse sentido, as tecnologias de segurança de dados podem ajudar a aplicar o compliance, mas a empresa também precisa criar políticas internas, além de manter os funcionários treinados e instruídos sobre o uso consciente das tecnologias e dos dados. 


Fraudes e Corrupção 

Problemas com fraudes e corrupção, como lavagens e desvios de dinheiro, entram nos riscos de compliance. Esses problemas costumam ser mais comuns nas grandes empresas com a falta de visão de processos, já que o volume de informações torna esse trabalho mais difícil. 

Desse modo, as regras de compliance pedem que seja realizado um controle da execução desses processos para barrar as ações mal intencionadas. Um ecossistema com maior rastreabilidade permite que as atividades suspeitas sejam percebidas. 

Sem essa visão, a sua empresa pode estar passível de se envolver em investigações causadas por parceiros que negligenciam essa questão.

Evasão Fiscal 

O controle dos processos dificulta a ocorrência de evasão fiscal nas empresas. Embora possa ser um ato premeditado, essa falha pode acontecer também por falta de conhecimento ou por erros que passam despercebidos. 

Os investidores precisam ter acesso aos dados completos de tributação para verificar a efetividade dos cálculos e ter mais visibilidade sobre eles. 

Para isso, a transparência dos processos é fundamental. 

 

Falta de foco nas estratégias

Outro problema relacionado à falta de visão de processos é que as estratégias fiquem desorganizadas. 

Dessa forma, é necessário que a empresa e seus colaboradores estejam trabalhando de forma coesa, assim essa desordem não prejudica os resultados.

 

Conheça o Data Engine e saiba como ele pode te ajudar

Para que o trabalho de compliance esteja em consonância com a legislação, normas reguladoras, com a cultura da organização e para que incorpore novas tecnologias e garantir melhor desempenho, a Cedro Technologies desenvolveu o Data Engine

Além do trabalho com compliance, o Data Engine é uma plataforma que automatiza todo o processo de Validação Cadastral, Antifraude e Background Check. Além de oferecer funcionalidades como: Face Match, Criação de Dossiê Reputacional, Consultas Hierárquicas, Teia Societária e verificação de dados OCR. Saiba mais sobre cada uma delas clicando aqui. 

 

Como o Data Engine auxilia na gestão de compliance?

A ferramenta otimizar as seguintes práticas: 

  • Know Your Customer ou Know Your Client (KYC) – Conheça seu cliente,
  • Know Your Employee (KYE) – Conheça seu colaborador,
  • Know Your Partner (KYP) – Conheça seu parceiro comercial,
  • Know Your Supplier (KYS) – Conheça seu fornecedor,
  • Background Check,
  • Due Diligence,
  • Anti-Money Laundering (AML) ou Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD),
  • Pessoa Politicamente Exposta (PEP).

Ou seja, permite que você conheça o seu público a fundo, sejam clientes, fornecedores ou colaboradores. Além de garantir que a sua empresa esteja menos exposta a fraudes com o Background Check, OCR e Face Match. 

A plataforma permite também adequação às normativas do mercado, atuando com maior assertividade e foco nas atividades desempenhadas pelos regulados, principalmente em relação a lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo. 

Por fim, tenha também uma visão gráfica da Teia de Relacionamentos entre sócios, administradores e correlacionados. Com um dossiê completo em mãos, deixe os processos de tomada de decisão mais assertivos e confiáveis. 

Agora você já conseguiu ter dimensão dos principais problemas de compliance, e quais são as suas consequências. E, sabe como o Data Engine pode ajudar sua empresa, clique aqui e fale com nosso time comercial!

Deixe uma resposta