Primeiros passos com o framework Vue.Js

Rogério Marques

07 agosto 2018 - 15:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:41

Pessoas trabalhando em uma tela de computador

Vue é um framework acessível, versátil e performático que ajuda a criar um código mais manutenível e simples de testar. Ele também é progressivo, o que significa que, se tiver uma aplicação server-side, pode plugar Vue apenas em uma parte da aplicação que precisar de uma experiência mais rica e interativa. Ou se quiser construir mais lógica de negócio no front-end desde o início, o Vue tem as bibliotecas oficiais, que são: Vuex, Core e Vue-Router, tudo isso para gerar o ecossistema que você precisa escalar.

Assim como outros frameworks, Vue permite que você pegue uma página e a separe em componentes reusáveis, cada um com seu próprio HTML, CSS e JavaScript para renderizar aquela porção da página. A seguir, mostraremos como é simples usar o Vue.Js.

Primeiros Passos com Vue.Js

Primeiro certifique-se de estar com o NodeJs instalado em sua máquina. Você pode encontrar o download aqui, pois usaremos o NPM, que é um método de instalação recomendado para construção de aplicações em larga escala com o Vue. Após a instalação do NodeJs abra o terminal e digite o comando abaixo para instalar o Vue na máquina:

Imagem de um código de instalação do VUE via NPM

Logo em seguida o Vue.js oferece a versão CLI que pode ser encontrada aqui. Basicamente, serve para construir Single Page Aplication. O vue-cli possui uma série de funcionalidades e configurações prontas para o uso de aplicações front-end modernas. Entendido isso iremos digitar o comando abaixo:

Imagem com código NPM install vue-cli

Agora vamos iniciar um projeto. Para isso usaremos o vue-cli. Execute o comando:

Tela com código vue init webpack cedro

Você irá se deparar com algumas perguntas de configurações. Neste artigo, usaremos configurações básicas, como:

 

  • Vue build: Runtime + Compiler recommended for most users
  • Install vue-router? (Y/N):  N
  • Use Eslint to lint your code ?(Y/N): N
  • Set up unit tests (Y/N): N
  • Setup e2e tests with Nightwatch ? (Y/N): N
  • Should we run npm install for you after the project has been created?: Yes, use NPM

Após a criação do projeto entre na pasta onde ele está e digite o comando:

 

Tela com o código npm run dev

Neste momento, se você ir em seu navegador  e digitar “http://localhost:8080” irá se deparar com o projeto criado.

Tela de aplicativo em vue.js sendo desenvolvido

Codificando com Vue.Js

Agora iremos entender um pouco mais sobre o Vue.js a nível de código. Com o projeto rodando em seu terminal, Navegue até seu projeto -> src -> components -> HelloWorld.vue .

Neste arquivo você pode verificar que contém praticamente todo o conteúdo mostrado na imagem anterior mas a grande pergunta é: “O que fazer?”. Bom, vamos começar apagando todo o código que está neste arquivo. Em seguida digite o seguinte código:

Tela de código fonte em html

Se você for até o navegador, irá perceber que já houve alterações. Mas ainda contém uma imagem no navegador como mostra a figura abaixo:

Tela de ambiente de desenvolvimento localhost com VUE JS

Navegue até seu repositório -> src ->  App.vue. Lá você irá encontrar um código com várias informações como mostra a imagem abaixo:

Tela com código fonte em html e css

O importante é que o arquivo é dividido em 3 partes, HTML, CSS, JAVASCRIPT. No HTML podemos ver a tag de imagem e a tag “<HelloWorld/>”. Logo em seguida temos o JAVASCRIPT; nele podemos perceber que ele faz a importação do arquivo HelloWorld.vue que modificamos agora a pouco. Isso se chama componentização onde temos um arquivo principal que neste exemplo é o App.vue e dentro dele pode conter vários arquivos, como neste caso o HelloWorld.vue.

Mas como ele é chamado? É simples: vamos a prática. Primeiro apague todo o código do arquivo App.vue. Em seguida adicione o seguinte HTML.

Código fonte em html

Se você verificar no navegador, irá perceber que tem apenas o “OLÁ”. Agora iremos importar o HelloWorld.vue para dentro do App.vue para isso digite o código abaixo.

Tela de código fonte em html e JS

Novamente vá até seu navegador e verifique. Agora contêm “OLÁ” e após importarmos o HelloWorld.vue contêm também o “HelloWorld”.

Mas por que fazer a componentização? Simples vamos pensar em uma barra de navegação que deve estar presente em várias páginas. Para não haver repetição de código utiliza-se a componentização, sendo assim apenas importamos o componente para dentro da página sem haver repetição de código desnecessária. Vamos até o HelloWorld.vue e digite o seguinte código:

Tela com código fonte em html e css

Agora podemos perceber que temos uma barra de navegação. Vamos deixar as coisas mais interessantes a partir de agora. Crie um arquivo “.vue” dentro da pasta componentes e importe ele dentro de App.vue como a imagem abaixo.

Tela com código fonte em php

Vamos até o arquivo importado e vamos colocar o seguinte código.

Tela de código fonte em html e js

Aqui podemos ver uma novidade, onde dentro do método data() temos o retorno de uma variável com o valor “TESTE PARA CALCULAR” basicamente os dados podem ser transitados do JAVASCRIPT para qualquer lugar incluindo o HTML do próprio arquivo. Isto é um sistema que nos permite declarativamente renderizar dados usando uma sintaxe de template simples. Se você for ao seu navegador, pode perceber que temos a frase “TESTE PARA CALCULAR” na página. Como mostra a figura a seguir.

Tela de desenvolvimento em localhost

Vamos aumentar a complexidade. Iremos criar um array de produtos no arquivo Calculator.vue e adicioná-los dentro de uma lista, vamos ver a imagem abaixo.

Tela de um código fonte do app People

Basicamente, podemos utilizar a diretiva v-forpara renderizar uma lista de elementos com base nos dados de um array. A diretiva requer uma sintaxe especial na forma de produto in produtos onde produtos é o array e produto é um apelido para o elemento que estiver sendo iterado. Caso você estiver usando uma API ou array dinâmico e precise pegar um elemento específico do array, a ordem pode ter mudado e, para não perder o valor do item selecionado, o vue precisa de uma dica e neste caso usamos o “:key que pode ser o index do produto ou até mesmo um conteúdo no caso de um array de objetos Ex.:   :key=”produto.id”.

Imagem de um ambiente de desenvolvimento em localhost

Vamos agora aplicar um array de objetos com mais uma novidade, uma condição: se o produto tiver o valor igual a 1000 vamos escrever na frente “PROMOÇÃO” vamos ver o código abaixo, logo em seguida vá até o navegador e veja como ficou.

Tela de cpodigo fonte em CSS, html e js

Tela de um web app em desenvolvimento no localhost

Vamos para o último passo: transitar dados entre componentes dinamicamente. Primeiro, vamos criar botões para aumentar e diminuir o valor do produto. Para realizar esta ação vamos colocar um símbolo de MENOS e outro de MAIS como mostra a figura abaixo e vamos criar uma regra para quando ele for clicado diminuir 500 no valor do produto ou aumentar 500 no valor do produto.

tela de código fonte em html

Agora que temos o valor do produto dinâmico, vamos criar o componente na mesma pasta com o nome de Total.vue e importar para dentro do Calculator.vue. Mas como passaremos valores entre eles? É simples para isso vamos usar a funcionalidade do props.

Primeiro, vamos adquirir o valor total de todos os produtos. No arquivo Calculator.vue, logo após do “data(){…}”, adicione uma vírgula e coloque o código abaixo. Para realizar a soma do valor dos produtos usaremos o reduce() você pode encontrar mais sobre ele aqui. Em seguida, no HTML, passaremos no bind “message” o método que está dentro de computed valorTotal.Código fonte efetuando alguns cálculostela de código fonte em html

E agora, basta criar o código do componente Total.vue que irá receber o valorTotal através do props:[‘message’] responsável por transitar dados entre componentes.

Tela de código fonte em html e js

O resultado final deste artigo podemos ver na imagem abaixo:

Tela de um aplicativo em localhost

O código completo deste artigo, você encontra aqui.

Para saber mais, acesse o site do Vue.Js.

Recomendados para você

Homens analisando requisitos em uma tela de computador
Como realizar o Levantamento de Requisitos no desenvolvimento de software ...
Ilustração de um computador com um código fonte e bonecos trabalhando em volta
Inovações em TI: 9 dicas para acelerar seu negócio ...
Mulher trabalhando em uma mesa com várias paletas de cores
O que é a psicologia das cores? ...