6 práticas para obter melhores resultados em testes de qualidade

Rogério Marques

29 abril 2020 - 15:40 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:47

Pessoas sentadas em um escritório trabalhando no notebook

A crescente transformação digital tem exigido que empresas façam cada vez mais entregas de produtos com melhor qualidade e em menor tempo. E é nesse cenário que entra a importância de testes de qualidade. 

Eles devem ser adotados de modo estratégico, levando em conta práticas que podem fazer grande diferença. Para auxiliar, elencamos as principais ações a serem consideradas.

1.Garantia de qualidade levada a sério

O principal para obter os melhores resultados em testes de qualidade é fazer da garantia de qualidade, chamado também de Quality Assurance ou apenas QA, algo prioritário. Essa etapa não pode ser considerada algo menos relevante no dia a dia de uma empresa. 

Em tempo, é válido fazer uma explicação: não confunda a Quality Assurance – QA com o controle de qualidade, conhecido como Quality Control ou QC. A primeira envolve a avaliação e busca por prevenir falhas durante o processo de trabalho, enquanto que a QC está mais focada no produto em si e na procura por bugs nele.

Para facilitar essa mudança de perspectiva rumo à garantia de qualidade, é válido procurar formas de fazer com que ela participe da geração de receita em vez de ser apenas um custo.

2.Práticas em testes de qualidade

O controle de qualidade convencional costuma envolver muito trabalho de desenvolvimento antes mesmo da realização de qualquer teste. O resultado é a localização de bugs perto da data de finalização do projeto. 

Por isso, é interessante que a empresa privilegie práticas contínuas de qualidade que possam ser realizadas de modo integrado a todo o desenvolvimento de uma aplicação.

Além de testar a experiência do usuário e a existência de bugs, há outros detalhes a serem pensados de modo a contribuir com o bom desempenho de projetos, como:

3.Automatizar o necessário

A automatização muitas vezes é uma aliada na hora de entender quando uma aplicação está pronta para os clientes e deixa mais prática a rotina de empresas que fazem muitos lançamentos. E essa prática é uma tendência para 2020.

Bons resultados em testes de qualidade automatizados são um reforço ao aval de que o lançamento pode acontecer imediatamente, se assim for interessante comercialmente.

Por isso, vale a pena encontrar formas de automatizar testes repetitivos. E isso não quer dizer que esse procedimento deva ser adotado para tudo, o que geraria investimentos e ainda demandaria muito monitoramento.

Uma solução é buscar a orientação de testadores mais preparados a fim de traçar uma estratégia que aproveite todos os seus recursos do modo ideal.

4.Uso de crowd testing

O uso de testadores em modelo de crowdsourcing é uma excelente opção para a expansão de possibilidades de testes de qualidade em condições reais de funcionamento nos mais variados dispositivos. 

Com essa alternativa, empresas têm acesso a profissionais de diferentes visões sem que sejam necessárias novas contratações de longo prazo.

O crowd testing é uma atividade complementar aos procedimentos convencionais e ajuda a potencializar a qualidade dos produtos ofertados. 

Aos testadores, essa possibilidade é interessante porque permite que o trabalho seja desenvolvido a partir de qualquer lugar e na hora que for mais conveniente.

5.Equipe interna x terceirizada

Terceirizar ou ter uma equipe interna de qualidade é algo que empresa devem levar em consideração. Contar com um time dentro da empresa torna mais fácil destacar seus produtos em meio a tantos disponíveis no mercado. 

Por outro lado, a terceirização da equipe permite que o foco esteja em outros aspectos que demandam a atenção do administrador de modo mais atento no dia a dia e simplifica a estrutura interna que é necessário ter sob contratação direta. 

Caso uma empresa opte por um serviço externo, é essencial haver confiança em relação ao trabalho da organização contratada para os testes de qualidade.

6.Além da mera importância de testes

A importância de testes é inegável. Só que apenas admitir isso não é suficiente. Uma empresa que almeja alcançar uma posição de destaque precisa priorizar testes ao longo do processo de desenvolvimento de seus produtos e investir nas estratégias corretas para que essas ações sejam implementadas com sucesso. 

A boa notícia é que há soluções variadas para quem busca obter melhores resultados em testes, como automatização e terceirização de testes, que inclusive pode agregar know how a projetos. 

Compreender quais estratégias adotar em sua empresa e como elas devem ser aplicadas poderá ter grande influência em como a empresa vai se posicionar em um mercado acirrado. 

Gostou desse post? Aqui no blog da Cedro Technologies tem muitos outros conteúdos que podem ser interessantes para a sua empresa. Confira!

Recomendados para você

Homem em mesa de escritório utilizando computador
Como o correto gerenciamento de Big Data pode ajudar seu negócio ...
Homem sorrindo em sala de escritório
Business Intelligence: inovando a tomada de decisões nas empresas ...
Pessoa utilizando um chatbot no smartphone
O que um vendedor virtual pode fazer pelo seu ecommerce ...