Porque você deve substituir seu portal de investimentos por um novo, mais completo

Bruno Zago

24 janeiro 2019 - 08:30 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:40

Homem com camisa social utilizando computador

A transformação digital exige uma nova postura das instituições financeiras. Com todas as mudanças que a tecnologia trouxe para o cotidiano das pessoas, a forma de realizar investimentos também mudou. Corretoras devem oferecer um portal de investimentos para que seus clientes façam suas transações e adquiram títulos de maneira rápida e fácil. Isso é o que os seus concorrentes estão fazendo. Para se destacar, é preciso oferecer diferenciais.

No mercado, diversas plataformas diferentes são oferecidas pelas instituições financeiras, mas seus recursos podem estar defasados, pouco otimizados, com aparência antiquada, limitando as possibilidades de seus clientes.

É preciso considerar, então, uma reestruturação da oferta. Uma plataforma de investimentos precisa ser desenhada totalmente na experiência do usuário e oferecer recursos como workplaces dinâmicos e personalizados, além de oferecer outras facilidades para o investidor agilizar seu tempo.

Qual é a situação do portal de investimentos que a sua instituição financeira oferece para seus clientes? Quais são as suas limitações? Para que você possa perceber a necessidade de uma reformulação, elencamos alguns tópicos fundamentais para oferecer uma solução mais completa. Confira!

Experiência do Usuário

User Experience (UX) é uma área muito importante e atual, que preza por oferecer uma melhor experiência de uso para o cliente, agregando valor à sua marca.

Sua instituição financeira já parou para analisar a usabilidade do portal de investimentos oferecido aos clientes? Qual o feedback que sua empresa recebe? Quais são os problemas que mais aparecem no Service Desk? Muitas plataformas disponíveis no mercado têm problemas de navegação, são pouco intuitivas, com uma aparência datada e, portanto, não muito coerentes com as demandas do usuário.

É necessário que seu novo portal possua um trabalho extensivo de UX Design, especialmente com uma equipe que tenha know-how e experiência com o mercado financeiro.

Além disso, oferecer a possibilidade de configuração e definição de planos por usuário, de acordo com recursos e utilização, denota mais autonomia para usuário, com opções customizáveis, de acordo com seus interesses e preferências.

Essa tendência ainda não chegou na grande maioria das plataformas disponíveis no mercado. Por isso, além de um diferencial competitivo, também demonstra uma dedicação extra ao seu cliente.

Perfil de Investidor

Nem todas plataformas oferecem um mecanismo para definir o perfil do usuário. O portal da sua empresa consegue essas informações? A partir de um questionário é possível definir qual o Perfil de Investidor (Suitability) do seu cliente e, assim, habilitar apenas as opções de investimentos que fazem sentido caso seja Conservador, Moderado ou Arrojado. Normalmente, essas informações são coletadas a partir do cadastro do cliente.

Sua plataforma faz essa integração? Caso não, seu negócio está perdendo uma excelente chance de conhecer melhor o seu cliente, na prática. Os dados são utilizados para definir funcionalidades específicas para cada usuário? Essas informações são importantes para entregar uma experiência personalizada na utilização do portal de investimentos.

Com o tempo de uso da plataforma, o usuário pode sentir a necessidade e confiança para ser um pouco mais ousado nos seus investimentos. O questionário pode ser refeito para englobar essas novas características e liberar outras opções de aplicações de investimentos.

Integração de APIs

Uma plataforma de investimentos deve fazer a integração com serviços de terceiros com facilidade, flexibilidade e rapidez, sem perder o que já existe.

Essa integração pode ser feita com serviços existentes de forma altamente flexível, através de APIs de padrões abertos, por meio de um API Gateway e API Management, de forma segura e simples. O legado da sua instituição também deve ser facilmente alinhado com a plataforma.

A solução que sua empresa oferece hoje faz isso? Se não, está na hora de procurar uma alternativa que centralize sua gestão e facilite o seu trabalho.

Multi-ativos

Em um portal de investimentos, de acordo com suas características, o cliente pode fazer seus investimentos de acordo com o seus interesses. No entanto, dificilmente é possível realizar investimentos em ativos diversos a partir do mesmo ambiente. Além disso, muitas plataformas disponíveis não oferecem acessos para investir em diferentes mercados.

Com o desenvolvimento de uma nova plataforma de investimentos, sua instituição financeira poderá oferecer mais opções para seu clientes: renda fixa, fundos, tesouro direto e, até mesmo, renda variável.

Normalmente, renda variável não é um dos focos das plataformas diferentes no mercado. Quando oferecem, o acesso é levado para outra página, outra plataforma, com outra experiência. É um diferencial enorme oferecer essa possibilidade dentro da mesma, inclusive com o home broker integrado, acessado a partir da mesma tela. Com o mesmo ambiente e a mesma usabilidade, o cliente poderá explorar muito mais e gerar experiências positivas na utilização do portal de investimentos.

Acompanhamento da carteira de investimentos pelos assessores

Nem sempre o assessor acompanha a carteira de investimentos de clientes através da mesma interface. Se sua empresa ainda não possui essa funcionalidade, está na hora de aplicá-la ao seu negócio.

Se cliente e assessor acessam o mesmo portal, fica mais fácil acompanhar as movimentações e sanar rapidamente as dúvidas, passando orientações com a mesma tela.

Cedro Technologies oferece uma plataforma de investimentos completa

A Cedro Technologies é provedora de soluções em consultoria, serviços de tecnologia e software, especializada no mercado financeiro, desde o início de suas operações, em 2005. Com 14 anos de atuação, conta um portfólio completo e expertise para negócios digitais, focado na criação de produtos e serviços customizados, envolvendo todo o ciclo de negócios voltado a investimentos, mercado de capitais, renda fixa e variável, internet banking e mobile banking.

Conheça a plataforma de investimentos mais completa do mercado, de rápida implementação e fácil customização, solução completa para sua equipe e seus clientes. Entre em contato com nossos especialistas!

Recomendados para você

Pessoas em mesa de escritório tendo uma reunião
7 habilidades essenciais do gestor de projetos ...
Pessoa sentada em uma mesa tomando café e mexendo no celular
A necessidade de reinvenção digital ...
API Socket e WebSocket: entenda essas tecnologias do setor financeiro! ...