home Sem categoria Por que ter um profissional de TI dedicado no seu negócio?

Por que ter um profissional de TI dedicado no seu negócio?

Já imaginou ter um profissional de TI dedicado exclusivamente ao desenvolvimento do seu produto? Adotar essa estratégia pode ser até mais lucrativa do que contratar profissionais fixos para a equipe. Hoje, muitas empresas já contam com especialistas temporários alocados para projetos e obtêm ótimos resultados com essa ação. 

Neste artigo, vamos ver a fundo 4 vantagens que a alocação de profissionais de TI dedicados trazem para o seu negócio: otimização de processos, melhor custo-benefício, aumento da produtividade da sua equipe e economia de tempo. Quer saber tudo sobre o assunto? Então, continue lendo!

Otimização de processos

A especialização na área de software é algo essencial porque otimiza o processo de desenvolvimento das soluções tecnológicas. Quando você conta com um profissional de TI dedicado, as operações ficam ainda melhores e mais rápidas. Afinal, ele acaba se especializando naquele produto para o qual seu serviço foi contratado e adapta a estratégia de desenvolvimento para a empresa. 

O resultado é um software robusto e um processo ágil, feitos por alguém que ficou imerso nas necessidades e no modelo do negócio. Ter um especialista em TI alocado na sua empresa, portanto, pode impactar positivamente na otimização dos seus processos

Melhor custo-benefício

Terceirizar serviços de TI significa poder contratar profissionais especialistas para projetos pontuais e que demandam um alto nível de conhecimento sobre determinado assunto. 

E, quando o profissional finalizar o período de trabalho para o qual foi chamado, nada impede de chamar o mesmo especialista uma próxima vez quando for necessário. Com isso, você conta com o conhecimento que precisa, na hora que quiser. E, claro, sem o mesmo custo todos os meses, como ocorre com colaboradores fixos na empresa. 

Para se ter uma ideia da economia propiciada, a revista Exame realizou um levantamento neste ano de 2020 sobre remuneração de profissionais da área. E mesmo especialistas com remuneração mais baixa chegam a ganhar aproximadamente R$ 4 mil por mês. É um resultado semelhante ao verificado pela empresa de recrutamento Robert Half no fim de 2019.

Além disso, se o desenvolvimento de serviços de TI não é parte do dia a dia do seu negócio, contratar um profissional especializado pode ser bastante vantajoso. Afinal, ele fica disponível apenas durante o tempo que durar o projeto para o qual foi chamado. 

O contrato de trabalho, nesse caso, é bem mais flexível se comparado ao de um trabalhador fixo, que gera muitos custos ao seu negócio. Da mesma forma, se você precisa alocar alguns profissionais de TI e montar um time de terceirizados, ainda assim, o custo é menor. O ideal é deixar 80% da equipe alocada, como você pode ver no artigo que escrevemos sobre o assunto aqui

Aumento da produtividade da equipe

Quando é alocado um profissional especializado de TI, ele fica focado em serviços específicos para os quais possui alta capacidade de resolução. Tal estratégia libera o tempo da sua equipe, que poderia demorar muito para resolver um tipo de problema que o terceirizado solucionaria rapidamente. 

Isso porque o time pode não ter o mesmo conhecimento sobre esse assunto específico em comparação com o profissional especialista. Assim, os colaboradores conseguem se dedicar a resolver outras atividades importantes e que não demandem alguém de fora que seja especializado.

Isso significa um aumento da produtividade da equipe, já que ela não gasta tempo e esforço com processos que não domina tanto. Assim, o time entrega melhores resultados em relação ao que se dedica.  

Economia de tempo

Ter um consultor de TI dedicado a determinados projetos economiza o tempo gasto com a contratação de um novo colaborador fixo. O processo seletivo de um bom profissional envolve diversas etapas que demandam bastante tempo para serem elaboradas e postas em prática. O mesmo não acontece no caso de chamar um especialista para projetos específicos.

Além disso, confiando essa estratégia a uma empresa que já tem um banco de especialistas em TI, você ganha mais tranquilidade. Isso acontece porque, se a credibilidade dessa empresa for boa, o nível dos profissionais para alocação tende a ser alto, o que garante melhores resultados para o seu negócio. 

Tenha um profissional de TI dedicado na sua empresa

Agora que você já sabe alguns benefícios de contar com um profissional de TI dedicado ao seu produto, que tal adotar essa solução? A Cedro Technologies conta com uma solução focada na alocação de consultores para projetos específicos. Com isso, é possível manter o suporte, o desenvolvimento e a sustentação das suas soluções in-house. Entre em contato com a Cedro e saiba mais!

Gostou? Compartilhe:

Equipe Cedro

Equipe Cedro

Empresa focada em tecnologia e referência em inovação para o mercado financeiro e em soluções de TI e mobile.