Por que investir no mercado financeiro?

27 / 10 / 2022

por-que-investir-no-mercado-financeiro

Existem muitos motivos para investir no mercado financeiro, mas é também importante refletir sobre os motivos pelos quais aplicar seu dinheiro no mercado financeiro. Mesmo escolhas como optar por investir em ativos no lugar de poupança podem repercutir nos resultados do investimento.

Para evitar que se caia em crenças do senso comum, pesquisar e estudar sobre o mercado financeiro é o caminho ideal para que as decisões de investimento sejam assertivas e cada vez menos amadoras.

Um objetivo em mente é determinante para fazer escolhas profissionais e assumir cada vez menos riscos ao gerir as próprias rendas e despesas, e conseguir construir um patrimônio sólido.

Se você quer aprender mais sobre o assunto, continue a leitura abaixo. Falaremos tudo o que você precisa saber sobre os motivos de porque investir no mercado financeiro!

Como funciona o mercado financeiro?

Antes de investir em qualquer produto, é necessário saber para onde vai o seu dinheiro, certo? Com isso, vale a pena entender como funciona o mercado financeiro.

De forma simples, tem tudo a ver com o alinhamento de interesses. Todos os produtos financeiros são pensados para criar um ponto de encontro entre indivíduos com dinheiro sobrando (o investidor) e está em busca de rendimentos e aquelas pessoas que precisam de dinheiro.

Até por isso, você encontra produtos diversificados e focados em setores específicos, como o Tesouro Direto (em que o investimento funciona como um empréstimo para o governo), a LCI e LCA (leis de crédito para o setor imobiliário e do agronegócio, especificamente) ou mesmo as ações (que são títulos de empresas com capital aberto), para citar apenas alguns exemplos.

Por isso é tão necessário saber onde você deseja investir. Pois isso impacta o destino do seu investimento, o percentual de rendimentos, o prazo para resgate do dinheiro investido, caso deseje, e o risco de cada aplicação.

Primeiros passos para investir

Qualquer pessoa consegue investir no mercado financeiro atualmente. Mesmo com poucos recursos, é possível adaptar os produtos do mercado às suas necessidades e objetivos.

Mas você pode dar um primeiro passo nessa direção analisando o seu próprio perfil e momento. Confira, a seguir, algumas reflexões importantes antes de investir qualquer centavo em ativos do mercado financeiro:

  • Analise a sua situação financeira atual. Não adianta investir se você ainda não encontrou equilíbrio entre sua renda e despesas mensais;
  • Defina objetivos de curto, médio e longo prazo. Eles ajudam a manter sua motivação elevada enquanto poupa e investe em ativos que vão gerar frutos futuramente;
  • Envolva a família na decisão. Mostre a todos os benefícios de poupar, os objetivos desenhados e como todos podem se beneficiar, futuramente, dessa decisão tomada hoje;
  • Defina o seu perfil de investidor. Esse é um passo determinante para avaliar quais riscos você pode (ou deseja) assumir ao escolher uma modalidade e ativo do mercado financeiro para investir.

>> Confira: Como entrar no mercado financeiro: Saiba os primeiros passos

Como definir os objetivos antes de investir no mercado financeiro?

Você já se perguntou o que você pretende ao investir no mercado financeiro? Esse é um questionamento fundamental para pensar o que você deseja construir, a partir dessa decisão, e por qual caminho ela vai te guiar.

Isso acontece porque tem pessoas que desejam apenas manter uma reserva financeira de emergência em local seguro e sem risco de desvalorização ‒ o que acontece, por exemplo, ao deixar o dinheiro sem movimentação por muito tempo na conta corrente.

Há, também, quem queira aumentar o patrimônio sem (ou com) riscos no processo, a fim de montar uma base gradativamente maior de rendimentos para viver desse dinheiro no futuro.

E tem, é claro, quem faz do mercado financeiro a sua carreira, tornando-se investidores profissionais que exploram analítica e estrategicamente todo viés de oportunidade por meio das operações na Bolsa de Valores, entre outros perfis.

O importante é que você identifique e considere os motivos que levaram você a chegar até aqui para, então, ponderar investir no mercado financeiro.

Como saber o quanto investir e por que poupar?

Investir no mercado financeiro é uma atividade diferente de poupar dinheiro. O primeiro, como vimos, constrói um patrimônio, permite direcionar seus recursos em ativos que rendem juros ou algum outro tipo de remuneração e costuma gerar resultados em médio e longo prazo.

Por sua vez, poupar é um hábito imediato e com frutos que podem ser colhidos já em curto prazo. É, também, o que vai gerar disciplina financeira, evitar que você gaste mais do que recebe e consiga, inclusive, ter um dinheirinho no final do mês que permita investir no mercado financeiro.

Portanto, se o seu objetivo é apenas poupar, volte ao tópico anterior para entender a importância em saber quais são os seus objetivos para investir. Do contrário, você pode tomar decisões erradas e que não funcionam, necessariamente, para o que você tem planejado para o futuro.

Mas vale reforçar: independentemente de você investir ou não, poupar é um hábito saudável e que vai servir como a base para você ter solidez financeira hoje e amanhã.

>> Leia também: 6 dicas para ganhar mais com os seus investimentos

Confira os principais motivos para investir na bolsa de valores

Poupar é importante e investir pode ser uma ação estratégica visando fortalecer a conquista dos seus objetivos para o futuro. Vem descobrir, então, quais são os motivos para investir na bolsa de valores!

1. Reserva financeira

Imprevistos acontecem e, muitas vezes, eles podem colocar nossa saúde financeira a perder em instantes. Um reparo no automóvel, uma reforma que não pode mais ser adiada, um problema de saúde, entre outras emergências.

Essas situações aparecem sem aviso prévio e é importante, ao menos, contar com uma reserva financeira para que você consiga lidar com a situação sem criar outro problema — agora, de origem financeira — para o futuro.

Então, você pode avaliar as melhores opções de investimento para construir essa reserva. Algo que confere estabilidade financeira para os momentos difíceis e ainda pode aumentar, lenta e gradativamente, o seu patrimônio por meio dos juros dessas aplicações.

2. Construção de um patrimônio

Aumentar o patrimônio pessoal é uma decisão pensada para o futuro. Pois, ao investir, você deixa os juros acumularem gradualmente sobre o valor aplicado. Em alguns anos, esse valor vai ser superior ao investido inicialmente, o que serve para trazer segurança financeira.

Algo que muita gente faz para complementar a aposentadoria no futuro, por exemplo. Ou para comprar a casa própria e qualquer outro objetivo financeiro. Independente do motivo, essa realização começa por meio da decisão de construir o seu patrimônio ao investir no mercado financeiro.

E mais: protegendo o seu dinheiro da inflação, como já havíamos mencionado. Afinal de contas, esses juros acumulados ajudam a manter o dinheiro investido com o poder de compra atualizado.

3. Alcançar a independência financeira

Por fim, vale a pena investir no mercado financeiro se você tem o objetivo de, um dia, alcançar a sua independência financeira.

E o que isso significa: ter um patrimônio financeiro que permite bancar o seu atual custo de vida apenas com os rendimentos de suas aplicações investidas. Mais uma boa forma, por exemplo, de mirar uma aposentadoria mais tranquila, mas também para ir atrás de outros sonhos (sejam eles pessoais ou profissionais) uma vez que a necessidade financeira não vai ser mais um problema.

Com essas informações em mente, você consegue fazer análises mais eficientes sobre os ativos do mercado e dar os passos certos na direção dos seus objetivos.

E se estiver à procura de mais dados para começar a investir, confira nosso post completíssimo sobre tudo o que você precisa saber a respeito do mercado financeiro!

Ferramenta de integração com o mercado financeiro

Mais importante do que saber simplesmente quais as melhores movimentações para se fazer no mercado de ações, é saber com quais ferramentas contar para automatizar o dia a dia das negociações. Para que isso fosse possível, ferramentas de integração de dados do mercado financeiro e da bolsa de valores surgiram para oferecer acessibilidade e centralização de dados em um único lugar.

Foi considerando essa necessidade que a Cedro Technologies desenvolveu o Market Data Cloud, uma ferramenta com inúmeras APIs de integração da bolsa de valores para implementar em sites, aplicativos e outras interfaces conectáveis.

Essa solução, ideal para empresas e profissionais de investimento, permite acessar dados privilegiados da bolsa de valores para basear tomadas de decisão relacionadas aos ativos financeiros em que o negócio investe, ou acompanhar em uma única plataforma as movimentações da bolsa em tempo real.

Se você tem interesse em integrar suas plataformas com dados do mercado de ações, entre em contato com nossa equipe e saiba como o Market Data Cloud pode ser benéfico para a estratégia de negócio da sua empresa!

Deixe uma resposta