Plataforma de investimentos: terceirizar ou fazer internamente?

Bruno Zago

09 janeiro 2019 - 09:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:39

Pessoas em uma reunião apontando para gráficos impressos em papel

O desenvolvimento de software para o mercado financeiro é um desafio para as instituições do setor e também para os seus parceiros e fornecedores de tecnologia. Por lidar cotidianamente com patrimônio e dinheiro de pessoas físicas e jurídicas, é uma necessidade para as empresas financeiras estar na vanguarda da transformação digital.

DTVMs, assets, bancos e corretoras buscam oferecer uma plataforma de investimentos para que seus clientes possam fazer suas aplicações, mas também precisam acompanhar essas atividades internamente.

Por isso, o desenvolvimento de soluções para a gestão de investimentos pode ser um desafio para as instituições financeiras. Muitas questões estão envolvidas: “será que nossa equipe de TI interna consegue produzir?”, “é melhor terceirizar o trabalho de desenvolvimento?”… Para ajudar sua empresa a encontrar a melhor alternativa para o seu negócio, elencamos uma série de tópicos que devem ser levados em consideração na hora de escolher a terceirização ou contar com sua equipe para absorver internamente essa demanda.

Expertise de mercado

Empresas de TI, geralmente, são focadas em desenvolver tecnologias e podem atender a uma gama enorme de empresas dos mais diversos setores. Mesmo sendo experts no mercado da tecnologia da informação, podem não ter um conhecimento profundo do mercado financeiro. Já a equipe da sua empresa está mergulhada nesse cotidiano e consegue lidar melhor com os problemas, diretrizes e desafios desse setor.

No entanto, é possível encontrar no mercado empresas de TI especializadas em determinada área, incluindo o setor financeiro. Procure encontrar uma empresa com esse perfil, conheça seu trabalho, os clientes atendido e reconheça sua expertise. Pode ser uma excelente alternativa para o desenvolvimento do seu projeto.

Redução de custos

Conseguir reduzir seus gastos sem prejudicar o bom funcionamento do negócio é o objetivo de qualquer gestor. Investir em equipes internas para desenvolvimento de software pode sair bem mais caro.

Além disso, pode ser que seus profissionais sejam especialistas em determinada tecnologia ou linguagem, no entanto, não possuem conhecimento tão aprofundado em alguma mais necessária ao projeto em questão. Isso pode gerar mais gastos, retrabalho e demandar muito mais tempo.

Empresas de TI conta com equipes multidisciplinares formada por profissionais de diversos níveis, capazes de construir softwares de diversas linguagens e tecnologias, com processos mais bem definidos e encontrando boas soluções para as dificuldades encontradas no percurso.

Volume de demandas

Qual a quantidades de demandas cotidianas sua equipe interna de TI já está administrando? Conseguem absorver o desenvolvimento de uma plataforma de investimentos? Esses questionamentos são importantes para lidar com essa necessidade de uma maneira mais realista. Como dissemos anteriormente, a contratação direta pode elevar seus custos trabalhistas e pode ser uma demanda mais sazonal (sua equipe pode conseguir absorver a manutenção, por exemplo). Por outro ângulo, a terceirização pode atender a essas demandas mais esporádicas.

Agilidade para implementação e customização

O trabalho de desenvolvimento de softwares pode ser demorado e exigir muitos processos para implementação. No entanto, existem empresas no mercado de TI que trabalham com a arquitetura de desenvolvimento de funcionalidades independentes — chamada de arquitetura de microservices.

A arquitetura de microservices consiste em desenhar os serviços autônomos gradativamente, com grande capacidade de adaptação às mudanças e que permite o crescimento rápido de um sistema. Com a combinação desses microsserviços de acordo com a necessidade do software sendo desenvolvido, facilita a customização e a entrega do produto pode ser acelerada.

Sua equipe consegue lidar com essa demanda? Se a resposta for não, considerar uma empresa de TI que trabalhe desta maneira pode ser uma melhor alternativa no desenvolvimento da sua plataforma de investimentos.

Foco no core business

No cotidiano da sua empresa, principalmente nos dias mais corridos, o importante é focar no seu negócio para conseguir trilhar o caminho do sucesso. Fazer a gestão de desenvolvimento de software demanda muito tempo e exige a atenção de um profissional de nível gerencial para estar a par de todo o processo.

Sua empresa tem esse profissional que centralize a gestão dessa atividade sem prejudicar um melhor desempenho do core business? Se não, pode ser um sinal de alerta para a tentativa de absorver essa demanda internamente.

A terceirização ajuda na otimização do tempo da sua empresa, no aumento de ganhos e na entrega de uma solução tecnologicamente completa.

Como vimos, tudo depende do porte de sua empresa, da disponibilidade de uma equipe interna e do capital disponível para investimento. Porém, na maioria das vezes, focar no negócio é a melhor opção.

Conheça a Cedro Technologies

A Cedro Technologies é uma empresa de TI especializada no mercado financeiro, desde o início de suas operações, em 2005. Aqui, desenvolvemos uma plataforma de investimentos completa, de rápida implementação e fácil customização.

Entre em contato com nossa equipe para esclarecer suas dúvidas e conhecer nossa solução.

Recomendados para você

API Socket e WebSocket: entenda essas tecnologias do setor financeiro! ...
Ranking de Corretoras da Bovespa e BMF – Grátis ...
Mapa mundi com diversos pins em algumas localidades
Taxas de Câmbio e Cotações do Banco Central (BACEN) no Fast Trade ...